Clique para saber mais...
  Home     Download     Produtos / Cursos     Revista     Vídeo Aulas     Fórum     Contato   Clique aqui para logar | 14 de Novembro de 2018
  Login

Codinome
Senha
Salvar informações

 Esqueci minha senha
 Novo Cadastro

  Usuários
62 Usuários Online

  Revista ActiveDelphi
 Assine Já!
 Edições
 Renovar Assinatura
 Sobre a Revista
 Seja Colunista

  Conteúdo
 Apostilas
 Artigos
 Componentes
 Dicas
 News
 Programas / Exemplos
 Vídeo Aulas

  Serviços
 Active News
 Fórum
 Ofertas de Emprego
 Produtos / Cursos

  Outros
 Colunistas
 Contato
 FAQ
 Pesquisar
 Top 10
 Links

  Produtos

Conheça Nossos Produtos

  Redes Sociais

Siga-nos no Twitter    Facebook

  Publicidade

Curso de ClientDataSet com DBExpress e Firebird - Módulo I

O objetivo do curso é demonstrar o desenvolvimento de uma aplicação no modelo Cliente/Servidor com o banco de dados Firebird utilizando para isso o componente ClientDataSet e a engine de acesso DBExpress.
O público alvo são aqueles que hoje trabalham com BDE/Paradox e estão cansados dos problemas de corrupção de índices, tabelas, grande tráfego em rede gerado pelo BDE e querem começar a desenvolver aplicações no modelo Cliente/Servidor com um banco seguro e com uma engine de acesso leve.
Firebird é um SGDB gratuito, robusto, confiável e com excelente desempenho em aplicações pequenas, médias e de grande porte.
DBExpress é uma engine de acesso que surgiu apartir do Delphi 6, possui drivers para diversos bancos, sendo utilizada em grande escala com Firebird. Além da vantagem de sua performance, outro ponto positivo é o fato de não exigir tantos disquetes exigidos pelo BDE, com apenas uma DLL no cliente sua engine já funcionará, claro que, além desta, será necessário o 'client' do banco de dados.
ClientDataSet é um componente muito semelhante às famosas TTable's, mas possui inúmeras vantagens e nos possibilita trabalharmos no modelo Cliente/Servidor de forma simples.
Este componente permite também trabalharmos no modelo 3 camadas, conhecido como multi-camadas, que é um modelo de desenvolvimento interessante também, utilizado muito em softwares de grande porte onde há distribuições de regras de negócios em vários servidores ganhando vantagens em diversos aspectos.
O curso é focado no modelo 2 camadas (Cliente/Servidor), pois é um modelo mais simples de se aprender para quem vem do BDE/Paradox.

Contéudo:

O material possui 9 horas de vídeo-aula + 2 apostilas em formato eletrônico (PDF) sendo uma Teórica (78 páginas) e outra Prática (152 páginas).
Na apostila teórica temos uma Introdução ao Firebird (características e instalação), DBExpress (comparação com BDE, vantagens, distribuição, descrição dos componentes com seus métodos, eventos e propriedades) e ClientDataSet (funcionamento, recursos/vantagens, métodos, eventos e propriedades).
Já na segunda apostila temos a parte prática na qual explica passo-a-passo o desenvolvimento de um projeto completo no modelo Cliente/Servidor utilizando o ClientDataSet, DBExpress e Firebird. Neste projeto veremos muitas dicas sobre este modelo, fazendo diversas comparações com BDE/Paradox para ganharmos performance na aplicação e gerar menos tráfego em rede.

A ví