|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
Re.Principhia Novato

Registrado: Quinta-Feira, 17 de Abril de 2003 Mensagens: 46 Localização: Jundiaí - SP
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 4:12 pm Assunto: Dúvidas sistema de automação |
|
|
Boa tarde pessoal!
Sou novata no forum (quer dizer, na quantidade de msgs), mas não sou novata no nosso bom e velho Delphi. Acabei ficando novata no forum pq troquei de emprego, e mudei a linguagem de programação usada no dia a dia. Mas msm assim, ainda uso nosso Delphi, e agora estou meio enrolada com a automação comercial, creio que os amigos poderão me ajudar.
O fato é que independente do meu emprego atual, tenho meus clientinhos particulares, que tem um sisteminha meu simples, em delphi. Basicamente é venda no balcão, um controle de estoque, relatórios gerenciais, dados de clientes, produtos, etc. Sistemas pra comércios pequenos na verdade.
Como todos já sabem, agora existe a obrigatoriedade da NF Paulista, ou seja, mesmo comércios pequenos terão que usar ECF. Bem, meus clientes estão entre os que deverão usar ECF, mas meu software ainda não tem esse recurso.
Eu não sou totalmente leiga no assunto pq já trabalhei em lugares que tinham software com ECF. Mas isso faz algum tempo e tenho muitas dúvidas que preciso esclarecer.
Já pesquisei sobre o assunto, vi umas video-aulas aqui do forum, li posts de colegas. Mas ainda tenho dúvidas. Se os amigos puderem me ajudar eu agradeceria muito. A verdade é que estou na seguinte situação, preciso decidir (junto aos meus clientes), se eu vou desenvolver a parte do software que falta para ele poder usar ECF, ou se vou parar por aqui todo meu trabalho e simplesmente indicar pros meus clientes um concorrente pra que eles comecem a comprar outro software. Dose isso né?
Minhas dúvidas:
1) Estou no estado de SP e meus clientes tb. Sei que alguns estados exigem que o software seja homologado para poder rodar com ECF. Aqui em SP me disseram que isso não é necessário. Isso é verdade?
2) Me disseram que é permitido que o software rode usando ECF e o cliente continue tendo TEF num POS. Porém aqui no forum eu já li artigos dizendo que isso não será mais permitido. Que TEF só se for ligado ao software de ECF. Isso é verdade?
3) Se a resposta a pergunta 2) for afirmativa, ouvi dizer que para softwares que usam TEF é preciso homologar. Isso é verdade?
4) No que consiste essa homologação? Qual seria o passo a passo pra depois que meu software estiver desenvolvido e testado eu realizar essa tal homologação? Isso tem taxas? Toda vez que mudar a versão eu tenho que "re-homologar"?
5) Não tenho empresa, sou pessoa física pq como eu disse, faço esses sistemas como um "extra" de renda. Será que nesse caso me é permitido fazer a tal homologação?
6) Alguém teria um manual ou algo parecido que possa me dizer todas aquelas regrinhas pro software imprimir na ECF? Lembro que anos atrás eu usei algo assim pra fazer numa empresa que trabalhei, mas não sei onde encontrar. Queria algo que desse aquelas dicas de consistências, por ex, que só posso cancelar quando o cupom estiver aberto ou apenas o cupom imediatamente anterior, que não posso permitir vendas depois da Redução Z, etc.
Desculpem o texto grande, agradeço qq. resposta, qq. dica, inclusive de artigos, links e contatos.
[]'s
Renata |
|
|
 |
Tchock Colaborador

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 8:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Renata tudo bem espero que sim...
Olha eu sou do Espirito Santo e a lesgilação aqui é totalmente diferente da d SP e de todos os estados...
Olha tem algumas Cidades de SP que eles não obrigão o uso de sistema homologado porem isso ja esta acabando todos os estados estão sendo obrigado a usar ecf, mas isso tem um porem do tido de cadastro que a empresa é na receita federal pois ela pode ser optante do Super Simples e isso ela tem que ter uma renda anual que naum m lembro no momento a quantia que obriga a empresa a usar o ECF... muitas empresas não decrara a renda anual total para naum usar o ecf pois é um emposto amais para eles... tenho clientes que usam disso...
Quanto a sua pergunta 2;
Olha ainda pode usar o TEF no POS isso não influi a nada não saiu nem um artigo mudando essa lesgilação que eu saiba...
pergunta 3 e 4;
Realmente para vc ter o TEF funcionando tera que homologar o sistema junto as empresas de Cartão de credito...
a homologação do TEF é totalmente separada do ECF baixe aqui os artigos necessários para homologação de TEF www.atualsoft.com/downloads/TEF.rar nesse artigo tem tudo oq é preciso para regularizar o TEF
a uma taxa de protocolo que vc tera q pagar naum sei o valor para o tef mas para a ecf é um valor simbolico entorno de 30 a 40,00 a homologação não consiste em homologar o sistema e sim a empresa q desenvolveu o sistema para poder usar com ecf e tef então vc naum precisa re-homologar pois vc esta abilitando a empresa e não o sistema, se vc não tiver empresa vc podera usar uma de algum conecido ou colega que esteja no ramo de prestação de serviços, mas lembrando vc homologa a empresa então a mesma tera os direitos sobre o sistema....
Pergunta 5;
Bo trabalho na receita municipal da minha cidade... para vc trabalhar especificamente com ecf e tef tera q gerar um numero de inscrição de CNPJ pois a homologação é referente a empresa e não ao sistema claro q o nome do sistema vai aparecer mas é a empresa q é homologada então se vc é pessoa fisica provavelmente não consiguirá deixar os sistemas abilitados a não ser q gere um CNPJ...
pergunta 6;
vc pode encontrar muita coisa exemplos no site das empresa que fabricão as impressoras fiscal a Bematetch tem um exemplo bem completo e junto as dll vem um help muito bom explicando passo a passo e tambem existe os componentes no caso para o ecf existe o ACBR que é opensource para o TEF tmbem tem um componente mas o mesmo é pago...apezar de eu ter ele nunca o usei ainda ...
bom espero ter esclarecido algumas de suas duvidas...
qualquer coisa torne a postar...
abraçoss |
|
|
 |
Re.Principhia Novato

Registrado: Quinta-Feira, 17 de Abril de 2003 Mensagens: 46 Localização: Jundiaí - SP
|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 2:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Tchock!
Obrigada por responder e esclarecer boa parte das minhas dúvidas
De fato cada estado possue sua legislação, eu tenho me informado sobre isso e parece que aqui em SP não é obrigado homologar o software que vai usar a ECF, no entanto se for usar TEF junto com ECF é obrigado homologar. Eu achei que eu estaria tranquila então se simplesmente meu cliente continuasse usando TEF com POS, mas depois achei uma legislação (http://www.fazenda.sp.gov.br/legis/pcat882003.asp) que diz que não pode mais usar TEF com POS, tem que estar na ECF. To achando isso pra lá de estranho, como vc mesmo disse, e eu tb já tinha ouvido isso de outros na área, aparentemente não é obrigado usar TEF com ECF, mas essa legislação que eu passei fala o contrário, não é? Ao que parece apenas tem alguns ramos de atividade que eles permitem que seja de forma diferente. Será que existe alguma outra lei que não sabemos?
Obrigada pelo link da homologação de TEF! Depois vou analisar com calma ele.
Poxa, eu queria mesmo que fosse apenas valores simbólicos para homologar ECF como esses que vc mencionou! rs... já ouvi falar sobre valores bem mais altos. Tomara que vc tenha razão, aliás, tomara que aqui em SP seja assim tb as tarifas de homologação do que for preciso! rs
Entendi sobre o fato de homologar a empresa. É como se a empresa estivesse "credenciada" a desenvolver o software. Muito bom isso ai! Mas tb depende do estado viu. Aqui em SP parece que é assim como vc disse tb. Já em MG por ex, a cada mudança de versão do software tem que fazer nova intervenção e não sei mais o que lá... complicado.
É... todo lugar que me informo acabo chegando na mesma conclusão. Eu teria que abrir empresa pra poder prosseguir. Sem empresa não será possível por causa da homologação. Tem um tópico neste forum que estou acompanhando (esse: http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=37342). Estou de olho pq está falando sobre dúvidas minhas tb.
É complicado no meu caso que não terei essa empresa como minha fonte de renda pagar tarifas mensais pra um contador. Eu faço como um extra, tem mês que tem, tem mês que não tem nada. Então não quero me amarrar a uma mensalidade. Qto a pagar o imposto pro governo tudo bem, é pago em cima do que eu receber, se eu receber. Mas uma mensalidade paga ao contador independente do meu lucro e mais as cobranças pra abrir empresa pra mim se tornam inviáveis.
Eu baixei bastante coisa do site da Bematech. Me falaram até de um emulador que tem lá, preciso ver onde. Estou sabendo sobre esse componente tb, vamos ver. No momento, meu maior problema é a questão fiscal, não desenvolver. Desenvolver é um problema pro futuro ainda! hahahahha
Amigo, muito obrigada pela ajuda!
[]'s
Renata |
|
|
 |
Tchock Colaborador

|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 9:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Renata tudo bem!
Ola como eu ja diz no outro tópico vc não precisa d contador e o imposto q vc pagara so sera cobrado quando vc emitir uma NF... se vc não emitir nem uma NF no mes vc naum paga nada....
eu falei do valor simbólico pois eu liguei para o rapaz da sefaz aqui do meu estado e ele m diz q é protocolar o processo e o valor é simbolico tenho aqui oq todas as planilhas e leis q eles pedem... |
|
|
 |
marcelonunes Novato

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 8:22 pm Assunto: Re: Dúvidas sistema de automação |
|
|
1) Estou no estado de SP e meus clientes tb. Sei que alguns estados exigem que o software seja homologado para poder rodar com ECF. Aqui em SP me disseram que isso não é necessário. Isso é verdade?
R: Não. Existe a exigência de homologação de software de manipulação de ECF sim, segundo a Portaria CAT-108/3
2) Me disseram que é permitido que o software rode usando ECF e o cliente continue tendo TEF num POS. Porém aqui no forum eu já li artigos dizendo que isso não será mais permitido. Que TEF só se for ligado ao software de ECF. Isso é verdade?
r: Não. Atualmente há a obrigatoriedade de implantação de TEF para todos os estabelecimentos que tenham ECF e trabalhem com cartões de crédito.
3) Se a resposta a pergunta 2) for afirmativa, ouvi dizer que para softwares que usam TEF é preciso homologar. Isso é verdade?
R: Sim. É obrigado a homologação do TEF sim, que homologa tanto a empresa quanto o software, que só existem 2 empresas no Brasil, que estão em São Paulo, que fazem essa homologação, que é extremamente rígida e tem mais, tem que homologar todo ano.
4) No que consiste essa homologação? Qual seria o passo a passo pra depois que meu software estiver desenvolvido e testado eu realizar essa tal homologação? Isso tem taxas? Toda vez que mudar a versão eu tenho que "re-homologar"?
R: A homologação segue um roteiro complexo e exigente, até mesmo de se alterar o software ali, na hora, pra ver se foi vc mesmo quem fez. Esse roteiro tem nos sites dessas homologadoras, mas não me lembro o nome.
5) Não tenho empresa, sou pessoa física pq como eu disse, faço esses sistemas como um "extra" de renda. Será que nesse caso me é permitido fazer a tal homologação?
R: Pra ECF acredito que tb precise de empresa, mas não tenho certeza. Mas pra TEF é exigência.
6) Alguém teria um manual ou algo parecido que possa me dizer todas aquelas regrinhas pro software imprimir na ECF? Lembro que anos atrás eu usei algo assim pra fazer numa empresa que trabalhei, mas não sei onde encontrar. Queria algo que desse aquelas dicas de consistências, por ex, que só posso cancelar quando o cupom estiver aberto ou apenas o cupom imediatamente anterior, que não posso permitir vendas depois da Redução Z, etc.
R: Bem, aí tem que pesquisar mais.
[]s
Marcelo |
|
|
 |
Re.Principhia Novato

|
Enviada: Seg Jan 14, 2008 1:44 pm Assunto: |
|
|
Obrigada a todos pela ajuda.
As repostas foram muito boas, eu estava pesquisando enquanto aguardava contatos do forum e encontrei respostas similares. Falei com tanta gente sobre o assunto, desde desenvolvedores, até pessoas que possuem empresas, contadores e fiscais da receita.
No meu caso cheguei a conclusão que não valeria a pena, pelo menos não por enquanto. Fica aqui meu agradecimento pela força pessoal!  |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

Registrado: Segunda-Feira, 6 de Outubro de 2003 Mensagens: 4437
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 1:20 pm Assunto: |
|
|
Um alerta em relação ao TEF utilizando o POS. Voce pode utilizar essa forma de venda com cartão de crédito, mas se algum fiscal passar em seus clientes e eles utilizam POS, eles terão 5 dias para trocar por um TEF discado, via software e integrado a ECF. Caso eles não queiram trocar, o fiscal faz uma devassa na contabilidade da empresa, procurando por sonegação de impostos.
A multa mais barata que eu vi sendo aplicada em uma loja foi de 28 mil reais.....então, esse papo de que pode, poder pode....mas fiquem de olho... |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|