Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
urso_guh Novato
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 9:41 am Assunto: Desenvolvimento de sistema - Delphi 2009 |
|
|
Bom dia galera, tudo bem?
Sou novato em Delphi, e estou fazendo um sisteminha pra uma clínica.
Já fiz a modelagem do BD (estou utilizando Firebird).
Gostaria de saber como começar com o delphi.. por exemplo, qual tipo de projeto criar ?! baixei o jedi vcl e instalei, vai ser útil ?
Gostaria de umas orientações desse tipo, ou se alguém tiver um tutorial de como começar seria interessante também.
Vlw!
Abraços! |
|
|
|
juniormiranda Experiente
Registrado: Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 413
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 9:50 am Assunto: |
|
|
Corajoso!!!!!
Já se comprometeu com um cliente?
Compra um livro orientado a projeto e boa sorte.
[]'s _________________ Júnior Miranda
Analista de Sistemas. |
|
|
|
urso_guh Novato
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 10:20 am Assunto: |
|
|
ajudou mto hein..
vlw... |
|
|
|
Lehapan Experiente
Registrado: Quarta-Feira, 16 de Junho de 2004 Mensagens: 401 Localização: Caxias do Sul - RS
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 10:42 am Assunto: |
|
|
Seja um pouco mais específico.
Você entende alguma coisa de Delphi?
Se sim, já utilizou algum meio de comunicação entre o BD e o Delphi? Qual? _________________ Wilson Lehapan Junior, vulgo Paulista...!!! |
|
|
|
urso_guh Novato
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 11:18 am Assunto: |
|
|
de delphi nada pra ser sincero .. mas a experiencia com oracle/pl-sql/java ajuda no aprendizado de novas linguagens.
por exemplo, alguma dica do tipo: primeiro vc tem que ter um projeto mdi criado, depois vai criando forms delphi conforme a necessidade .. etc etc ..
só esse start que eu gostaria de saber .. o resto é uma questão de tempo .. a linguagem não é o problema ..
abrax |
|
|
|
DonOctavioDelFlores Colaborador
Registrado: Quarta-Feira, 12 de Setembro de 2007 Mensagens: 2630 Localização: Pra lá de Bagda
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 12:04 pm Assunto: |
|
|
urso_guh escreveu: | de delphi nada pra ser sincero .. mas a experiencia com oracle/pl-sql/java ajuda no aprendizado de novas linguagens.
por exemplo, alguma dica do tipo: primeiro vc tem que ter um projeto mdi criado, depois vai criando forms delphi conforme a necessidade .. etc etc ..
só esse start que eu gostaria de saber .. o resto é uma questão de tempo .. a linguagem não é o problema ..
abrax |
Quanto a MDI ou SDI ou TDI é questão de design, tanto faz.
Comece pelo projeto, já tem tudo pronto (além do banco)??? Com um projeto você vai ter noção de onde comecar.
Só tome cuidado pra não cair na "maldicao" do Delphi, fazer programacao orientada a evento e componentes dataware sem noção que ferram o banco. Separe a apresentacao (forms) da camada de negocio, o conhecimento em Java e Oracle deve ajudar nisso.
Alias, caso queria fazer 100% OO, cuidado, porque no Delphi você tem que cuidar de toda a memória. _________________ “The problem with the world is that everyone is a few drinks behind.” Humphrey Bogart |
|
|
|
urso_guh Novato
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 1:43 pm Assunto: |
|
|
opa..
entendi..a gte fica mal acostumado com essa questao de memória (java gerencia automaticamente isso...) .. mas valeu pelas dicas!
vou continuar procurando por tutoriais pra me interar mais no assunto.. afinal o sistema não é láá essas coisas .. cadastrinho só ..
vlw DonOctavioDelFlores!
Abraxx |
|
|
|
joemil Moderador
Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9099 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 2:24 pm Assunto: |
|
|
DonOctavioDelFlores escreveu: |
Só tome cuidado pra não cair na "maldicao" do Delphi, fazer programacao orientada a evento e componentes dataware sem noção que ferram o banco. |
isso quer dizer q vc nao usa nem DBGrid? e q mal ha em usar DBEdits, DBComboBox, DB.... ?????
uma coisa q detesto é usar um tal de CDS, dai o cara faz um select * from tabela e fala q ta lento. isso sim mata o banco _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
|
|
Registrado: Quarta-Feira, 12 de Setembro de 2007 Mensagens: 2630 Localização: Pra lá de Bagda
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 2:45 pm Assunto: |
|
|
joemil escreveu: | DonOctavioDelFlores escreveu: |
Só tome cuidado pra não cair na "maldicao" do Delphi, fazer programacao orientada a evento e componentes dataware sem noção que ferram o banco. |
isso quer dizer q vc nao usa nem DBGrid? e q mal ha em usar DBEdits, DBComboBox, DB.... ?????
uma coisa q detesto é usar um tal de CDS, dai o cara faz um select * from tabela e fala q ta lento. isso sim mata o banco |
uso sim
mas não abuso
LookUpCombos não cheiram bem...
mas a pior parte dos dbware é levam a gente a pensar no banco de dados como se fosse um DbNavigator, aí fica ruim, mesmo que não se use o dbNavigator. _________________ “The problem with the world is that everyone is a few drinks behind.” Humphrey Bogart |
|
|
|
neidl Profissional
Registrado: Segunda-Feira, 28 de Julho de 2008 Mensagens: 501 Localização: São Paulo
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 2:49 pm Assunto: |
|
|
Sinceramente não entendo essa crítica aos componentes data-aware. Só vejo opiniões contrárias mas não vejo argumentos. Vamos voltar ao command-line então... DOS... |
|
|
|
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 3:00 pm Assunto: |
|
|
neidl escreveu: | Sinceramente não entendo essa crítica aos componentes data-aware. Só vejo opiniões contrárias mas não vejo argumentos. Vamos voltar ao command-line então... DOS... |
Nao ve argumentos????? Olhe pro forum!
todo dia tem... _________________ “The problem with the world is that everyone is a few drinks behind.” Humphrey Bogart |
|
|
|
neidl Profissional
Registrado: Segunda-Feira, 28 de Julho de 2008 Mensagens: 501 Localização: São Paulo
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 3:17 pm Assunto: |
|
|
Sério mesmo, eu não vi, não é ironia. Se puder me mostrar algum link eu já agradeço, porque custumo utilizar os componentes data-aware e nunca tive problemas com isso. Caso haja algum argumento forte, seria interessante, poderia melhorar alguns sistemas aqui. |
|
|
|
|
|
|
|
neidl Profissional
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 4:08 pm Assunto: |
|
|
A princípio eu passei o olho cara, mas sinceramente... Só vi pessoas com dúvidas de como se usa o DBGrid (ou como utilizá-lo para alguns casos) e nada mais... E nos argumentos, vi alguns seus, algumas referências... Vou dar uma olhada com calma depois. Eu acho que o importante é saber usar as ferramentas. A questão não é fugir do SQL (já que a princípio não tenho problemas com a linguagem), e sim facilitar o trabalho. Eu acho que é ferramenta legal, porém deve saber ser usada, assim como os componentes data-aware. Mas vou ler com calma os argumentos. Obrigado por disponibilizá-los. |
|
|
|
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 4:24 pm Assunto: |
|
|
neidl escreveu: | Eu acho que é ferramenta legal, porém deve saber ser usada. |
essa é a questão principal, independente da situação.
DbWare teoricamente seria só pra apresentação dos dados. Mas aí querem embutir (abstrair) um sgbd inteiro no meio e a coisa complica. _________________ “The problem with the world is that everyone is a few drinks behind.” Humphrey Bogart |
|
|
|
|