|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
sergiohenriquen Novato
|
Enviada: Sex Mar 12, 2010 3:10 pm Assunto: Emitir cupom off line |
|
|
Olá Pessoal.
Outra questão que tenho já é referente a analise de sistema, mas gostaria que alguem me desse alguma luz, pois estou bem confuso.
A situação se refere ao fato que o PAF-ECF deve trabalhar na estação mesmo sem rede. Pois bem, a primeira ideia que me veio a cabeça seria
replicação, mas acho muito pesado para frente de caixa...outra opção seria trabalhar com txt para levar as informações de lá pra cá...ou ainda trabalhar
off line direto, fazendo uma integração no final do dia. Na realidade essas minhas 3 ideias não me agradam nenhum pouco, por isso recorro a que tem mais
experiência. |
|
|
|
joemil Moderador
Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9098 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Sex Mar 12, 2010 3:13 pm Assunto: |
|
|
aqui nao precisamos de PAF ainda (ufa), mas uso a 3 forma: integracao ao final do dia (ou qdo o caixa tiver um tempinho, tipo na hora do almoco, lanche, etc), ja q nao tenho pdvs q tem mtas informacoes a serem sincronizadas _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
|
|
sergiohenriquen Novato
|
Enviada: Sex Mar 12, 2010 3:54 pm Assunto: |
|
|
Pois é, fazer off line tem suas vantagens, mas como os teus clientes/usuarios reagem ao fato das informações não estarem disponiveis em tempo real? Essa é a minha maior preocupação, principalmente em caso de matriz/filial. |
|
|
|
spyhat Novato
|
Enviada: Sex Abr 09, 2010 10:27 am Assunto: Efetuando Vendas off line |
|
|
Olá a todos!
Bom, eu tenho trabalhado com método aparentemente simples, mas se bom ou não, depende da visão de cada um.
Primeiro, é necessário trabalhar off line, pois se o Servidor cair ou houver falha na rede o Terminal pode e deve continuar trabalhando (o duro é convencer as pessoas do uso de um bom nobreak no caso da falta de luz).
A cada venda efetuada, incluo na base local e gero um TXT estruturado com as informações das vendas, cujo Nome é formado pelo:
- Número do Caixa (0001);
- Hora da Emissão (HHMMSS);
- Número do Cupom (000123).
No Servidor, tenho um aplicativo que fica em execução premanente, o qual verifica de tempos em tempos, se um Terminal está ativo (controlado pela Tabela no Banco de Dados), estando ativo, este aplicativo verifica se tem algum TXT na Pasta definida, se sim, traz os arquivos para o Servidor, importa-os e depois de tudo correto, os apaga do Terminal do Caixa.
Se desejar, pode-se ainda importar um a um e excluir após a importação, mas isto pode prejudicar o trafego na rede.
Dessa forma, as informações estarão sempre em dia e em especial, sehouver uma queda de energia ou falha na rede, quando tudo estiver normalizado, o Aplicativo no Servidor sai fazendo a coleta normalmente.
Nota:
- A Tabela do Controle dos Terminais, eu uso a estrutura seguinte:
- Código do Registro (PK);
- Nome do Operador;
- IP do Terminal;
- Path onde serão postados os TXTs ("C:\TerminalNN");
- Último Acesso (TimeStamp ).
- Havendo erro ou perda de algum arquivo TXT, o mesmo poderá ser gerado novamente com as informações contidas na base do terminal.
Espero ter ajudado.
Arnaldo José
Florianópolis - SC |
|
|
|
spyhat Novato
|
Enviada: Sex Abr 09, 2010 10:32 am Assunto: Me esueci de um detalhe... |
|
|
Um detalhe, no Aplicativo que roda no Servidor, você configura o tempo de pesquisa, com base no campo "Último Acesso " da Tabela que controla a verificação.
Este tempo pode ser definido como a exemplo a cada 5 ou 10 minutos.
Qualquer coisa, só escrever.
Abraços a todos... |
|
|
|
sergiohenriquen Novato
|
Enviada: Sex Abr 09, 2010 2:32 pm Assunto: |
|
|
Pois é, mas se for para fazer off line estou pensando(tentando) em fazer sem usar banco de dados na estação. Não sei se chegarei a uma solução. Senão, provavelmente vou tentar trabalhar com replicação. |
|
|
|
sandra-baroni Novato
|
Enviada: Sex Jun 18, 2010 3:34 pm Assunto: Dúvida |
|
|
Olá spyhat!
Achei muito legal a sua solução, mas não entendi como você faz para saber se um terminal está ativo do servidor (você disse através do banco?!), outra coisa, ele gera um txt para cada venda? Ou todas as vendas em um único txt?
Quando e como que você faz o carregamento da tabela de produtos para o pdv no banco local?
Agradeço muito a atenção
Sandra |
|
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|