Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
juninhodg Experiente
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 10:50 am Assunto: Backup do DB ao fechar programa |
|
|
Quero fazer o seguinte:
1 - Ao fechar o programa o usuário é informado do Backup do Banco.
2 - Um SaveDialog é aberto para que o usuário escolha o diretório do backup.
3 - O arquivo é zipado e salvo no diretório indicado pelo usuário.
Notas:
* Uso o componente tsqZip para zipar o arquivo, caso achem melhor com outro, peço que recomendem _________________ Não faz vergonha perguntar, faz vergonha errar por orgulho. |
|
|
|
fitlbanger Aprendiz
Registrado: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 232 Localização: Cuiabá-MT
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 11:35 am Assunto: |
|
|
Olá Juninhodg, quando você fechar o programa antes você chama um form que pergunte a usuário se ele deseja realizar o backup do banco de dados sim ou não.
Se ele clicar em sim você chama o SaveDialog e salva o seu backup.
Agora eu não entendi bem qual a intenção de sua pergunta, você não sabe desenvolver estes recursos que você postou ou você não sabe qual componente para compactar é melhor para utilizar?
Aqui tem um exemplo de backup com winrar, mas este exemplo é para estudos, não fui eu quem fiz. Utilize ele para ver como funciona o savedialog, ai utilize sua criatividade para criar sua tela e rotina.
Att.
Carlos Fitl. _________________ Acredite em você, pois podemos conquistar tudo desde que tenha interesse e dedicação. |
|
|
|
juninhodg Experiente
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 5:12 pm Assunto: |
|
|
Ok amigo, minha pergunta foi bem infeliz mas consegui resolver a maioria. O problema agora seria o seguinte:
Tenho um SaveDialog, e como o backup do banco de dados é obrigatório cada vez que o programa é fechado, queria saber se tem como não permitir que o usuário feche/cancela o SaveDialog, mas salve o arquivo de backup.
Valeuu _________________ Não faz vergonha perguntar, faz vergonha errar por orgulho. |
|
|
|
felipe.carlos Novato
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 5:35 pm Assunto: |
|
|
bem, caso voce tenha o winrar instalado vai a linha, (tem mais opções no help do winrar, e está em portugues):
WinExec(pchar('c:\Arquiv~1\WinRAR\WinRAR.exe a -afzip C:\Backup.zip c:\pasta_programa\*.*'), SW_SHOWNORMAL);
Aconselho a você fazer agumas verificações se a pasta existe... e tudo mais... mas é assim... |
|
|
|
fitlbanger Aprendiz
Registrado: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 232 Localização: Cuiabá-MT
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 8:08 am Assunto: |
|
|
Olá juninhodg.
Eu recomendo que você utilize outra forma para você fazer seu backup sem ter que sempre garantir que seu cliente tenha um compactador instalado em seu computador, pois vai que ele desinstala o descompactador ou ocorra algum problema com o mesmo, desta forma seu sistema não irá conseguir fazer o backup caso o descompactador não esteja instalado ou com problemas.
De uma olhada neste post http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?p=186998&sid=ecfafd7519ec3bb256d9efbf52317a85
, aqui ele esta usando o tipo TCompressionStream desta forma você não fica preso a nenhum compactador.
Isso é apenas uma opinião minha.
Espero ter ajudado.
Att.
Carlos Fitl. _________________ Acredite em você, pois podemos conquistar tudo desde que tenha interesse e dedicação. |
|
|
|
faccruz Colaborador
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 8:12 am Assunto: |
|
|
Gostei dessa função!! Pena que não tem o descompactador.
Será que alguém possui a função para descompactar? _________________ Facc System - Sistemas para Computador |
|
|
|
juninhodg Experiente
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 8:29 am Assunto: |
|
|
Olá fitlbanger,
Realmente há essa possibilidade. O que eu vi que é mais viável é usar o tsqZip, um componente bem simples de se usar. A única exigência é copiar 2 dll's para a pasta do aplicativo!
Um exemplo simples do uso do componente:
Código: |
//O nome do arquivo Zip
tsqZip1.ZipFileName:= ('<nome_do_arquivo>');
//Apaga os arquivos antigos na fila para compressão, caso haja algum
tsqZip1.FilesToZip.Clear;
//Os arquivos que deseja adicionar
tsqZip1.FilesToZip.Add('<caminho_do_arquivo>');
//Inicia a compressão
tsqZip1.Execute;
|
Ele tem eventos para avisarem quais arquivos já foram comprimidos, alertas para quando a compressão acabar, adicionar um diretório inteiro e também possui o componente de descompactação. É muito bom.
Taí o link para quem quiser testá-lo
http://www.4shared.com/file/HTouFuib/tsqInfoZip.html _________________ Não faz vergonha perguntar, faz vergonha errar por orgulho. |
|
|
|
fitlbanger Aprendiz
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 12:16 pm Assunto: |
|
|
Ok juninhodg, o que eu enviei antes era apenas uma sugestão, você usando da forma como você postou é melhor pois assim você tem mais domínio.
Se tiver mais dúvidas entre em contato.
Obrigado.
Att.
|
|
|
sindicley Aprendiz
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 12:26 pm Assunto: |
|
|
Melhor ainda (ZipMaster) ele faz tanto Copia do Banco de dados como do diretorio inteiro, onde voçe escolhe os tipos de arquivos dentro do diretorio para fazer backup. |
|
|
|
|