ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Multiusuário no delphi

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
jtwhitehat
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 2:17 pm    Assunto: Multiusuário no delphi Responder com Citação

Galera é o seguinte. Tenho um programa de cadastro de funcionário que eu gerencio pelo delphi, to aprendendo agora e queria saber porque toda vez que uma pessoa ta utilizando o programa outra não consegui utilizar. O delphi é monousuário? Só uma pessoa pode utilizar? Se não, como eu coloco multiusuário? E outra como eu exporto todo o banco que está em paradox pra mysql? Como gerar os scripts? Algum programa crackeado aii? Ou tenho que colocar linha por linha mesmo?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Anderson_bnu
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 2:46 pm    Assunto: Re: Multiusuário no delphi Responder com Citação

Depende muito de como seu banco e sua programação está.
Se trabalhar com firebird embarcado, este aceita apenas 1 conexão no banco. Se você trabalhar com o Firebird normal aceita muitas conexoes.

Se você abre os aqruivos em modo excluviso, outros usuarios também não não vao conseguir acessar.

O ideal seria vc exlicar melhor seu problema, dando como exemplo qual banco utiliza, qual erro acontece, etc. Só assim para sabe rao certo o que acontece.

Abraços

jtwhitehat escreveu:
Galera é o seguinte. Tenho um programa de cadastro de funcionário que eu gerencio pelo delphi, to aprendendo agora e queria saber porque toda vez que uma pessoa ta utilizando o programa outra não consegui utilizar. O delphi é monousuário? Só uma pessoa pode utilizar? Se não, como eu coloco multiusuário? E outra como eu exporto todo o banco que está em paradox pra mysql? Como gerar os scripts? Algum programa crackeado aii? Ou tenho que colocar linha por linha mesmo?
jtwhitehat
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Opah desculpa aii kanolo. Estou utilizando o paradox, mas ele é muito limitado, não tem atendido as espectativas. Estou querendo mudar pra um ilimitado, e estou quase mudando pra mysql. Vcs concordam cmg que seja a melhor opção? Não paga claro. O firebird é ilimitado? É bom? Antes ele gerava uns erros por falta de arquivo *.bpl ai eu copiei todos e joguei dentro do system 32 do windows, pra minha alegria compilo legal. Agora quando alguêm ta acessando ele da um erro de arquivo dentro do alias.
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 3:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara, o delphi não é mono usuario, e nem o proprio paradox é...concordo que o paradox é realmente muito ruim, mas não é monousuario...
Provavelmente sua aplicação foi configurada no acesso a banco de modo errado.

Quanto aos bancos, os dois são bons, mas são completamente diferente do paradox, e mais complexos, vc vai precisar de um tempo de estudo em cima deles...
jtwhitehat
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação

então você tem idéia do que eu possa ter feito que deixou o banco monousuário? Porque só uma pessoa por vez pode acessar. Tem alguma ótima apostila sobre mysql e firebird? Tenho estudado mysql, mas nada nada de firebird. Obrigado
pestana
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 9:40 am    Assunto: Responder com Citação

Você disse que somente uma pessoa por vez pode acessa! E se várias pessoas usar o que acontece, alguma mensagem ocorre, qual?

Tanto o MySQL quanto o Firebird é melhor do que o paradox, pode utilizar qualquer um deles. Eu já trabalhei com os dois e hoje estou com o Firebird!

Boa Sorte!
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

Se for escolher um banco escolha Firebird ou Postgresql para uma solução ainda mais robusta, tem tb o NoSQL que acredito eu ninguém aqui ouviu falar, mas tb é uma solução de alto desempenho para milhares de acessos simultaneos, utilizados por facebook, twitter e cia, arriscaria a dizer que é é até bem melhor que oracle e o melhor de tudo que é gratuito e tem patrocinadores fortes e pertence a fundaçõa apache.

O pq da não escolha do MySQL: Visto que este software foi adquirido pela Oracle e ela não é mjuito simpatizante de soluções open source, o melhor é se manter afastado para nao ter dores de cabeça futura.
Se o seu projeto não exige muito e é de pequeno a grande porte, prefira Firebird.
Mas se o seu projeto é de grande porte e tem exigências complexas, fique no postgresql.

Infelizmente o NoSQL apesar de ser um execelente banco nao vi drivers para delphi para ele, mas infelizmente ele trabalha de modo diverso dos sgbds tradicionais e exige uma curva de aprendizado mais alta, pois trabalha juntamente ao sistema operaciona de forma mais integrada ao mesmo, seu funcionamento é muito interessante e utiliza recursos intensivos do SO Linux, mas tb há formas de ser utilizado no windows, mas nao sei se mantem a mesma excelencia de funcionamento e rapidez.

Ele aceita milhares de requisições por segundo, mas isto vai exigir hardware a altura e que nao está a disposição para pobres mortais.
Infelizmente não utiliza o SQL padrão, sendo muito diferente a forma de recuperar a informação, mas sem sombra de dúvidas que é um excelente banco e está evoluindo rápido, pois é patrocinado por gigantes que tem enorme interesse em sua evolução.

bye
jtwhitehat
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 3:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha aii kanolo, o seguinte erro é gerado quando o sistema é acessado por 2 pessoas ao mesmo tempo. Será que tem como fazer um procedimento que verifica se o sistema já está sendo usado e quando uma segunda pessoa tentar utiliza-ló jogar uma mensagem na tela assim: 'Sistema ocupado. Aguarde alguns instantes'
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação

tem que mudar a configuração do bde...sabe mexer com ele ???
jtwhitehat
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 4:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Sei sim cara, só diz em que exatamente terei que fuçar. Valew
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação

No BDE, vai em Configuration, System Init, na propriedade LocalShare, no servidor deve ficar true, e em todas as estações false, ou, false no servidor e true no resto, infelizmente não lembro, mas é uma ou outra dessa.
Outra coisa, faça isso e depois apague todos os arquivos LCK do servidor e estação.
imex
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 9:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Confira este tópico:
http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=66893&highlight=&sid=15778cbfa5971a518ba8ab931f359f46

Espero que ajude.
jtwhitehat
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 1:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Tah ok... Vou dar uma verificado e testarei nas máquinas aqui. Valew aew.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.