Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
popin Novato
![Novato Novato](../modules/PNphpBB2/templates/PNTheme/images/narodniki-classic/star1.gif)
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 7:34 am Assunto: Listar valores ao pesquisar[RESOLVIDO] |
|
|
Ola... estou querendo colocar em uma pesquisa, no campo onde vou digitar o nome do cliente por exemplo a ser pesquisado, a funcionalidade de carregar os primeiros nomes iniciados como o que digitei(por exemplo, como a pesquisa do google que vc digita a palavra e ele vai listando em baixo as sugestoes). Alguém ja viu algo semelhante?
OBG...
Editado pela última vez por popin em Qui Dez 22, 2011 9:59 am, num total de 1 vez |
|
|
![](templates/subSilver/images/spacer.gif) |
adriano_servitec Colaborador
![Colaborador Colaborador](../modules/PNphpBB2/templates/PNTheme/images/narodniki-classic/colaborador.gif)
Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 7:37 am Assunto: Re: Listar valores ao pesquisar |
|
|
popin escreveu: | Ola... estou querendo colocar em uma pesquisa, no campo onde vou digitar o nome do cliente por exemplo a ser pesquisado, a funcionalidade de carregar os primeiros nomes iniciados como o que digitei(por exemplo, como a pesquisa do google que vc digita a palavra e ele vai listando em baixo as sugestoes). Alguém ja viu algo semelhante?
OBG... | Vc vai buscar esta pesquisa do banco de dados? Se for ... Procure por SELECT+LIKE que terá varias informações como proceder, caso de duvidas ou dificuldade, port aqui pra gente ajuda-lo. _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.rockdrum
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.drumsetfree |
|
|
popin Novato
![Novato Novato](../modules/PNphpBB2/templates/PNTheme/images/narodniki-classic/star1.gif)
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 7:44 am Assunto: |
|
|
Sim vou buscar do BD, mais acredito que isso não é o problema... quanto ao like blz...mas eu queria por exemplo em um edit, ao pesquisar por exemplo o nome André, ele me listasse os nomes por exemplo André Silva, André Rodrigues, André ... no momento em que estou digitando, como acontece na pesquisa do google. |
|
|
![Colaborador Colaborador](../modules/PNphpBB2/templates/PNTheme/images/narodniki-classic/colaborador.gif)
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 7:47 am Assunto: |
|
|
popin escreveu: | Sim vou buscar do BD, mais acredito que isso não é o problema... quanto ao like blz...mas eu queria por exemplo em um edit, ao pesquisar por exemplo o nome André, ele me listasse os nomes por exemplo André Silva, André Rodrigues, André ... no momento em que estou digitando, como acontece na pesquisa do google. | Então, se vc postar no google assim select+like, vai retornar um monte de exemplo como fazer isso, veja este link que mostra o que vc quer, pesquisei no google...
http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?p=361492&sid=025c3745a9d1d17291fcc5d264cd3421
Se tiver duvidas sobre o codigo post novamente para podermos ajuda-lo, e fale qual banco de dados vc usa, pq existe algumas diferenças em alguns bancos. _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
|
|
popin Novato
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 8:15 am Assunto: |
|
|
Ola...segui o link que vc me passou e a consulta era realmente isso, porem para eu ver o que a pesquisa encontra, eu estou jogando o valor que o select retorna em outro edit, mas eu queria que esse valor fosse mostrado sendo mostrado no mesmo edit em que eu estou digitando... |
|
|
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 8:27 am Assunto: |
|
|
popin escreveu: | Ola...segui o link que vc me passou e a consulta era realmente isso, porem para eu ver o que a pesquisa encontra, eu estou jogando o valor que o select retorna em outro edit, mas eu queria que esse valor fosse mostrado sendo mostrado no mesmo edit em que eu estou digitando... |
Veja se seria isso que vc quer.
Atenção! Atente-se ao evento que estou chamando o código
Código: | procedure TForm1.Edit1Change(Sender: TObject);
var
Aux : integer;
begin
if tabela.LOCATE('campo',copy(Edit1.Text,1,Edit1.SelStart),[loCaseInsensitive, loPartialKey]) then
begin
Edit1.OnChange := nil;
Aux := Edit1.SelStart;
Edit1.Text := tabela.FieldByName('campo').AsString;
Edit1.SelStart := Aux;
Edit1.OnChange := Edit1Change;
end;
end; |
Qualquer coisa post novamente. _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
|
|
popin Novato
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 8:59 am Assunto: |
|
|
Cara é isso que estou procurando...mas eu gostaria de fazer com select.
Juntei a ideia do link que vc me passou, com a o codigo que vc tbm me passou...quase deu certo, porem ficaram dois pontos:
1: Quando eu vou digitar o nome a ser pesquisado, ele vai apagando a letras que ja digitei, então só consigo digitar uma letra.
2: Eu queria que ele listasse em baixo do edit as opcoes que ele for encontrando no like, como se fosse um combobox.
Mas ja valeu a juda...se puder ajudar a resolver esses problemas ai fecho!
VLW |
|
|
popin Novato
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 9:00 am Assunto: |
|
|
Esqueci de colocar na mensagem o codigo:
Código: | procedure TFCli.Edit1Change(Sender: TObject);
var palavra: string;
aux : Integer;
begin
if Edit1.Text <> '' then
begin
palavra:= Edit1.Text ;
with DM1.QuCalc do
begin
Close;
SQL.Clear;
SQl.Add ('SELECT * FROM CLIENTE');
SQL.Add ('WHERE NOMECLI LIKE :palavra');
SQL.Add ('ORDER BY NOMECLI');
ParamByName ('palavra').AsString:= '%' + Edit1.Text + '%';
ParamByName ('palavra').AsString:= Edit1.Text + '%';
Open;
Edit1.OnChange := nil;
aux := Edit1.SelStart;
Edit1.Text := FieldbyName('NOMECLI').AsString;
Edit1.SelStart := AUX;
Edit1.OnChange := Edit1Change;
end;
end
else
ShowMessage ('O campo CONSULTAR não pode estar em branco!');
end; |
|
|
|
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 9:22 am Assunto: |
|
|
popin escreveu: | Cara é isso que estou procurando...mas eu gostaria de fazer com select.
Juntei a ideia do link que vc me passou, com a o codigo que vc tbm me passou...quase deu certo, porem ficaram dois pontos:
1: Quando eu vou digitar o nome a ser pesquisado, ele vai apagando a letras que ja digitei, então só consigo digitar uma letra.
2: Eu queria que ele listasse em baixo do edit as opcoes que ele for encontrando no like, como se fosse um combobox.
Mas ja valeu a juda...se puder ajudar a resolver esses problemas ai fecho!
VLW | Mais ai existe o loockupcombobox que faz isso, ou precisa adaptar nos itens do combobox usando um loop, ja o edit não tem uma lista abaixo. Pelo menos eu não conheço. _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
|
|
popin Novato
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 9:48 am Assunto: |
|
|
Ola... achei uma solução para o meu problema... coloquei um DBGRID e liguei ele no DS da minha pesquisa e ele vai atualizando com os resultados da consulta. O codigo do edit que usei foi esse:
Código: | procedure TFCli.Edit1Change(Sender: TObject);
var palavra: string;
aux : Integer;
begin
if Edit1.Text <> '' then
begin
palavra:= Edit1.Text ;
with DM1.QuCalc do
begin
Close;
SQL.Clear;
SQl.Add ('SELECT * FROM CLIENTE');