|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
ICMRS Novato

|
Enviada: Ter Mai 29, 2012 9:32 pm Assunto: COMO CRIAR CONTAR A PAGAR E RECEBER |
|
|
BOA NOITE GALERA, GOSTARIA DE SABER COMO CRIAR NO MEU APLICATIVO COMERCIAL EM DELPHI 7 CUJO BD É EM ACCESS, UM SISTEMINHA DE CONTAS A PAGAR E A RECEBER ....
SE POSSÍVEL ME AJUDEM COM OS CÓDIGOS TAMBÉM !!!
OBRIGADOO |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

Registrado: Segunda-Feira, 6 de Outubro de 2003 Mensagens: 4437
|
Enviada: Qua Mai 30, 2012 8:22 am Assunto: |
|
|
Cara, depende muito de caso pra caso...
Vc tem que ver a necessidade do seu cliente, exemplo, no contas a receber, o cliente irá cobrar juros e multa ??? Vai poder fazer recebimento parcial???
Quanto ao contas a pagar, vai fazer pagamento parcial ??? pagamento com troco ??? vai usar multiplas formas de pagamento ???
Quanto a "mandar códigos"...não adianta nada mandar uma estrutura que eu uso, que eu entendo, que eu montei pra vc ficar boiando depois...
Abraço... |
|
|
 |
ICMRS Novato

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 3:44 pm Assunto: |
|
|
Isso mesmo amigo, a pessoa poderá fazer a conta parcelada, no caso a mesma escolheria a forma de pagamento ( cartão, cheque ou nota promissória), ou o pagamento poderia ser feito à vista com dinheiro ou cheque.
Isso e se possivel, pagamento com o troco !!!
Aii quanto ao juro um exemplo Se o pagamento for em Cheque, X % de juros, se Cheque com 60 dias Y% de juros ...
Entendeu ??? Me ajude a iniciar isso... kkkkkkkkk... e tem como fazer isso no banco de dados em access ?
Grato |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 4:28 pm Assunto: |
|
|
Tá...posso te ajudar na sua montagem das tabelas, na logica da coisa, quanto ao acess, eu trabalho com firebird, logo, não me pergunte nada sobre ele..
Quanto a "ensinar", te ensino na boa, só não me peça exemplos prontos...
Em que pé esta seu controle, ainda não fez nada ??? |
|
|
 |
ICMRS Novato

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 4:41 pm Assunto: |
|
|
Ghost_Rider escreveu: | Tá...posso te ajudar na sua montagem das tabelas, na logica da coisa, quanto ao acess, eu trabalho com firebird, logo, não me pergunte nada sobre ele..
Quanto a "ensinar", te ensino na boa, só não me peça exemplos prontos...
Em que pé esta seu controle, ainda não fez nada ??? |
Então meu sistema ta pronto... Só falta essa parte de contas a pagar e a receber... Quanto a essa parte não fiz nada... e fico grato por me ensinar e a me ajudar !!! |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 6:19 pm Assunto: |
|
|
Tá...vamos lá...(apesar de não entender como seu sistema esta pronto sem contas a pagar e receber...)
O contas a pagar primeiro..
- o primeiro passo em "entender" que o contas a pagar parte do principio de que estará pagando uma despesa da empresa, seja ela proveniente da compra de produtos (nesse caso, no momento da entrada na nota fiscal, faz-se a digitação da despesa a pagar) seja proveniente do pagamento de despesas de manutenção (salário, vale, agua, etc...).
Sendo assim, deve-se ter um tabela chamada DESPESAS, que deverá ter no minimo código e descrição
- depois disso, deve-se pensar na tabela CONTASPAGAR, que de um modo simples, deverá ter os seguintes campos :
- ID
- DATA
- IDDESPESA
- DOCUMENTO
- VENCIMENTO
- VALOR
- DATAPAGAMENTO
- STATUS
- o campo DOCUMENTO irá armazenar o numero do documento (nota fiscal duplicata, boleto, etc...).
- o campo DATAPAGAMENTO quanto você gravar a conta, irá com valor NULL e será preenchido quando for feito o pagamento da conta.
No meu sistema não é exatamente assim, é bem mais complexo, mas se você entender essa parte vamos aprimorando...
Aguardo... |
|
|
 |
ICMRS Novato

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 7:28 pm Assunto: |
|
|
Entãoo tipo... Pronto em partes né !!! ushauhsahuasuhasuhasuhsa Assim que eu fizer aqui, te aviso ! |
|
|
 |
ICMRS Novato

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 7:47 pm Assunto: |
|
|
Certo... Já fiz essas etapas que você me disse ! |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

|
Enviada: Ter Jul 03, 2012 8:13 am Assunto: |
|
|
Tá....que etapas vc fez, só criou as tabelas ou já ta com os forms prontos funcionando ? |
|
|
 |
ICMRS Novato

|
Enviada: Ter Jul 03, 2012 3:19 pm Assunto: |
|
|
Ghost_Rider escreveu: | Tá....que etapas vc fez, só criou as tabelas ou já ta com os forms prontos funcionando ? |
Por Enquanto, somente as tabelas !!! Ja posso montar os forms né ? |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

|
Enviada: Ter Jul 03, 2012 3:37 pm Assunto: |
|
|
sim...depois de pronto posta ai.. |
|
|
 |
ICMRS Novato

|
Enviada: Ter Jul 03, 2012 7:26 pm Assunto: |
|
|
Ghost_Rider escreveu: | sim...depois de pronto posta ai.. |
Tudo pronto já !!!
Forms Funcionando !  |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

|
Enviada: Qua Jul 04, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
Tá...agora vamos a questão do contas a receber...
A primeira questão a ser tratada é, vai cobrar multa e juros ???
Se sim, tem que ter esses dois parametros no banco de dados, e carregados no form de contas a receber...verifica isso... |
|
|
 |
ICMRS Novato

|
Enviada: Qua Jul 04, 2012 11:23 am Assunto: |
|
|
Ghost_Rider escreveu: | Tá...agora vamos a questão do contas a receber...
A primeira questão a ser tratada é, vai cobrar multa e juros ???
Se sim, tem que ter esses dois parametros no banco de dados, e carregados no form de contas a receber...verifica isso... |
Huuum, tipo quanto a isso, não posso deixar que o Usuario do Sistema escolha ?? um exemplo... eu coloco todos os campos de juros e tals, aii ele escolhe se colocará juros ou não... Pode isso ? |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

|
Enviada: Qua Jul 04, 2012 12:59 pm Assunto: |
|
|
Na verdade não existe "colocar juros"...os juros são calculados por dias em atraso, e normalmente são calcaulados em fração de mês, ou mês cheio, mas independente da forma de calculo, o cliente opta, ou não pela cobrança dos juros, via parametro, de forma que o sistema calcula os valores correspondentes. O que pode ser fieito no momento da cobrança é a isenção do juros e da multa, mas por via de regra, não existe dessa do dono da loja olhar para o cliente e dizer se vai ou não cobrar juros. Dependendo do modo que isso pode ser interpretado pelo cliente, pode soar como discriminação, e acabar em crime ainda.
Tirando essa questão que você terá que resolver, outro ponto em questão que você tem que decidir é, irá realizar o recebimento parcial ??? Exemplo, o cliente deve 100 reais no total sendo que são duas parcelas, uma que esta vencida e outra por vencer. No momento do pagamento, ele resolve dar 70 reais, quitando a parcela atrasada e ja adiantando o pagamento da proxima, seu controle irá prever esta situação ???
Aguardo... |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|