|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
luapfr Novato
Registrado: Segunda-Feira, 13 de Outubro de 2008 Mensagens: 4
|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 9:58 pm Assunto: Sobre o Futuro do Delphi |
|
|
BrunoLichot sou desenvolvedor em Delphi a 8 anos tenho um programa ERP todo feito em Delphi, estou muito feliz com a linguagem Delphi, para mim ela sempre me atendeu em todos os requisitos, vejo que de vez em quanto sempre alguem posta algo sobre o futuro do Delphi e muitos falam mal desse excelente ferramenta, interessante em vez de ajudar no crescimento da ferramenta ficam prejudicando essa poderosa Linguagem.
BrunoLichot agora eu gostaria de uma resposta sua como vai ser o futuro do Delphi, ou seja qual é o real roadmap da Embarcadero.
Ano que vem teremos mesmo o copilador de 64 Bits.
digo isso pois já tenho varios clientes me questionando sobre o Sistema em 64 Bits.
Eu fiquei um pouco apreensivo quando vi esse artigo.
http://delphihaters.blogspot.com/2009/06/delphi-64-bits-in-2010-or-maybe-2011-or.html |
|
Voltar ao Topo |
|
|
fhcesar Aprendiz
Registrado: Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2010 Mensagens: 112
|
Enviada: Qua Nov 10, 2010 8:23 am Assunto: Re: Sobre o Futuro do Delphi "Bruno Lichot" |
|
|
luapfr escreveu: | BrunoLichot sou desenvolvedor em Delphi a 8 anos tenho um programa ERP todo feito em Delphi, estou muito feliz com a linguagem Delphi, para mim ela sempre me atendeu em todos os requisitos, vejo que de vez em quanto sempre alguem posta algo sobre o futuro do Delphi e muitos falam mal desse excelente ferramenta, interessante em vez de ajudar no crescimento da ferramenta ficam prejudicando essa poderosa Linguagem.
BrunoLichot agora eu gostaria de uma resposta sua como vai ser o futuro do Delphi, ou seja qual é o real roadmap da Embarcadero.
Ano que vem teremos mesmo o copilador de 64 Bits.
digo isso pois já tenho varios clientes me questionando sobre o Sistema em 64 Bits.
Eu fiquei um pouco apreensivo quando vi esse artigo.
http://delphihaters.blogspot.com/2009/06/delphi-64-bits-in-2010-or-maybe-2011-or.html |
Amigo, acho que o mais coerente da sua parte seria enviar um email para o Bruno.
Ou até mesmo pesquisar antes sobre o assunto.
E outra o Bruno não trabalha mais na Embarcadero, está trabalhando na Microsoft.
Abs
Fábio |
|
Voltar ao Topo |
|
|
rafmattos Colaborador
Registrado: Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 3416 Localização: Campo Grande/MS
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
BrunoLichot Aprendiz
Registrado: Terça-Feira, 6 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 161 Localização: São Paulo
|
Enviada: Qua Nov 10, 2010 10:20 am Assunto: |
|
|
A NASA usa Delphi para controlar as aplicações de interface homem maquina na Estacao Espacial e em outros grandes projetos. O Skype é feito em Delphi e outras muitas aplicações e empresas usam, temos sites com mais de 6 mil acesso simultaneos feito em Delphi e aplicaçòes multicamadas com mais de 40 mil conexoes simultaneas 100% feita em Delphi entre muitas outras coisas:
Só para esclarecer, sobre o ponto citado acerca da suposta "Morte do Delphi e seu mercado".
O Delphi não morreu. O Delphi não vai morrer e está em constante crescimento e quem não acredita pode ver no índice de utilização das linguagens, tanto Delphi como Pascal se mostram em evolução.
Estamos com a melhor versão de Delphi (2011) já criada, com a melhor atuação na América Latina de todos os anos e com grandes soluções feitas com Delphi em todos os setores da economia em pequenas, medias e grandes empresas.
A melhor atuação de materiais e atualizações on-line desde o Delphi 7.
A competitividade existe, claro, .NET e Java são fortes e boas soluções, com certeza. Mas desmerecer o Delphi a ponto de falar em queda, me desculpe mas é preciso ter fatos, e a bem da verdade, desde que trabalho com Delphi que a cada 6 meses ele vai morrer. Basta olhar atentamente ao mercado, aos índices, indicadores de procura de treinamento e vendas de licenças que não se precisa muito para ter certeza de que o Delphi não vai morrer.
A venda da linha de IDE não tem a ver com demanda de mercado, em 2006 a Borland anunciou que estava procurando investidores para a linha de IDE para ficar focada em ALM e continuar sendo uma empresa de nicho. Este investimento poderia ser com a criação de uma nova empresa, com a parceria de um investidor ou com a aquisição da linha de IDE por outra empresa que garantisse sua continuidade e evolução.
Alias é por isso que mudei para a Microsoft, acredito totalmente nas soluções de ALM e QA da MS com o VS 2010, são matadoras e melhor que as soluções da Borland/Microfocus, e totalmente integradas ao Delphi. Troquei o StarTeam, a linha Silk e o Caliber pelo VS 2010 .
A escolha foi a venda para TCB que com o aporte de mais de 2 bilhoes de dólares esta mantendo e continuando os produtos em constante evolução e atualização tecnológica. E a Borland pode se manter forcada em ALM. E tanto não é demanda de mercado, continuamos como distribuidores exclusivos do Delphi e mantemos uma equipe só para cuidar dele e continuar a ajudar a comunidade.
E se tendência é baseada em fatos de mercado e utilização, com o crescimento anual de mais de 10% não podemos afirmar que algo esta morrendo. Sem falar no uso crescente do Delphi e nos indicadores de mercado e linguagem mundial.
As noticias sobre a aquisição e os números estão nos press releases liberados pelas empresas, veja no site da Borland e da Embarcadero.
Não precisa de muitas estatísticas, eu não vou passar as nossas para não dar motivos de ser tendencioso. Mas procure pelos índices como o TIOBE e veja o histórico de dois anos do Delphi e do PASCAL.
Procure principalmente pelas soluções do Governo, Multinacionais e empresas de todos os portes que usam Delphi. Temos mais Delphi no nosso dia a dia do que imaginamos.
Não estou querendo provar supremacia ou falar que é melhor ou pior, ou mesmo desmerecer o crescimento e qualidade de outras linguagens e ambientes. Só quero deixar claro e combater esta idéia de que o Delphi já morreu ou está morrendo, pois isso sim não é verdade, combater todo e qualquer desmerecimento sem causa ao nosso Delphi. Nós como usuários da ferramenta deveríamos estar aqui para levantar a bandeira e ajudarmos uns aos outros e fortalecer ainda mais nossa tecnologia e utilizar o que de melhor ela tem para oferecer.
O número de usuários das listas que faço parte também só aumenta, e o número de atendimento a usuários Delphi triplicou nos últimos 3 anos. Só no ano passado realizei mais de 800 atendimentos diretos de usuários registrados sem contar as listas e outros canais.
E também não estou falando que Delphi é menos ou mais popular que C#/Java/PHP/XYZ ou que seja menor ou maior a tendência ou melhor ou pior...
Existem aplicações Delphi de todos os portes e em todos os setores da economia em constante evolução e aperfeiçoamento, grandes, pequenas e médias empresas utilizando para diversos fins.
Eu acredito que se cada um pudesse investir ao menos uma hora por semana navegando e consumindo o DN-BR (HTTP://dn.embarcadero.com/br) alem de se deparar com um mundo maravilhosamente rico de material e recursos, veria e averiguaria a consolidação, maturidade e seriedade do produto e da Embarcadero, e não haveria dúvidas de que o Delphi está em constante evolução e crescimento.
Não sou contra nem a favor do Windows/Linux/Java/Delphi/C#/PHP/XYZ ou qualquer outra tecnologia, só procuro conhecer um pouco de todas, dominar todas quanto puder para poder oferecer a minha empresa, meus clientes, meu negócio e a mim mesmo a melhor solução em todos os sentidos que puder equalizar com a melhor arquitetura, ferramenta e tecnologia. Palavra de apaixonado pelo Delphi, Arquiteto e desenvolvedor Java, programador PHP e nas horas vagas DBA e fazedor de cafezinho e pão na chapa, com direito até algumas certificações e publicações tudo junto e misturado... risos... e olha que ainda dá tempo de ser filho, esposo e dono de um casal de yorkshire (Delphi Jones e Lady Java).
Indiscutível que Java e .NET estao com maiores demandas, mas isso não quer dizer que o nicho do Delphi esta diminuindo, pelo contrario, esta aumentando. Mas é certo que nao devemos estar presos a uma so tecnologia, mas nao posso deixar a verdade de lado e reafirmo: o Delphi não esta morrendo e não vai morrer tão cedo, mas voce como desenvolvedor deve conhecer o maximos de coisas possiveis por que no final o que importa é o leite das crianças.
Existe defasagem e variacao de salarios nos dois nichos, um genio ganha tao bem em Delphi quanto em Java, o fato de desenvolver em Java por si so não quer dizer que vai ganhar mais, mas pode dizer que tera mais oferta.
Concordo que o que importa é o dinheiro no bolso. Mas nao preciso abandonar o Delphi para aprender Java, mas posso usufruir do melhor dos dois mundos e assim ser um profissional mais completo.
Abandonar o Delphi é deixar oportunidades passar assim como não aprender Java o é. Não vou falar sobre comparacoes neste tópico, mas consigo justificar tecnologicamente e principalmente para Retorno de investimento de negocio tudo que o Delphi tem a oferecer mais que o Java, tão bom quanto o Java , e complementação e em consumo.
Muitas vezes eu vejo no Java uma colcha de retalhos tecnologicos que em alguns casos demora uma semana so pra fazer setup da equipe e 2 semanas depois ja ta rolando incompatibilidade entre versoes de servidores, frameworks, componentes, etc.
Tem uma palestra do Ricardo Barbieri que mostra de forma pratica e impressionante os maravilhosos recrusos de desenvolvimento OO inclusive com modelagem visual atendendo a todos os padroes de mercado com UML, auditoria e metrica de codigo, engenharia reversa e geracão automatica de documentação. Sem falar em varios videos do Ricardo Matos falando de OO no Delphi que são excelentes.
Sobre varios tipos de interfaces como foi citado acima do Java permitir desktop, web e mobile. Em Delphi isso tudo é possível e antes mesmo que o Java e com uma estrutura que funciona de forma muito mais rápida e segura e integrada. Além de ter todo modelo OO, UML e MVCna mão sem dependencia nenhuma de serviço de SO ou de algum container de terceiro para fazer implementação e Deploy. Tudo isso e muito mais qualquer um pode conferir nos videos do CodeRage que coloquei neste post anteriormente.
Na próxima versão de Delphi já teremos compilador cross-plataforma e poderemos distribuir nossas aplicações Delphi no Linux e no Mac, bem como já fazemos no windows e hj também já é possivel desenvolver para I-Phone com Delphi.
Sobre OO, preciso discordar em genero, número e grau que em Java é mais fácil. O desenvolvimento OO só se chega perto do desenvolvimento OO em Delphi com o JBuilder devido a todos os recrusos de modelagem do togheter que é a mesma engine utilizada no Delphi, e não falo isso de boa pra fora não, novamente olhem no link de videos que enviei o vídeo do Ricardo Barbieri sobre OO e UML no Delphi na prática. Sem falar no setup de uma equipe em Java o quanto demora e o quanto pode ser dificil gerenciar toda arquitetura com os servidores de aplicação, servidores web, JVMs, persistencia, JDBC, EJB, JPA, etc... e tudo isso sendo de código gerenciado, rodando mais lento que o código nativo em Delphi e com uma produtividade inferior.
Vejam, não estou malhando o Java, até por que também sou especialista em Java, mas preciso expor corretamente minha ideia, pois apesar de ser uma onda de mercado, ter mais oportunidades hoje, não quer dizer que seja melhor ou pior que o Delphi, então, em todos os pontos em que eu tiver fundamento verdadeiro para falar e comparar eu o farei, mas novamente, não estou malhando o Java e nem o desmerecendo, apenas estou exaltando os pontos que foram abordados como precarios no Delphi quando definitivamente não são.
Podem seguir tranquilos com Delphi win32 e .NET. Quem foi no Delphi Conference teve a certeza do futuro e da qualidade do Delphi.
Minha critica vai muito mais com os usuários de Delphi, que a grande maioria parece preguiçoso para aprender e replica mensagens falsas sem o minimo de embasamento plausivel. Por isso que sempre falo, quem usa Delphi deveria comer o conteudo do EDN diariamente, se fizer isso, duvido que vai pensar que o Delphi tem futuro incerto ou que ele ja morreu.
Conheçam outras tencnologias, estudem engenharia de software, por isso que vim para equipe do Visual Studio, pois existe muitas oportunidades nesse nicho e o VS 2010 para ALM e QA esta matador e integrado as principais plataformas de desenvolvimento, incluindo Delphi, Java e PHP, entre outras.
Abraços,
Bruno Lichot |
|
Voltar ao Topo |
|
|
adriano_servitec Colaborador
Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
faccruz Colaborador
Registrado: Terça-Feira, 20 de Julho de 2010 Mensagens: 1563
|
Enviada: Qua Nov 10, 2010 3:07 pm Assunto: |
|
|
Mais um tópico sobre a suposta morte do Delphi... Como já falaram aqui, a cada mês aparece um tópico dizendo a mesma coisa...
Uma coisa eu digo, o Delphi nunca irá morrer, basta nós continuarmos utilizando essa ferramenta, pode ser que, por algum motivo do acaso, a embarcadero deixe de melhorar a ferramenta, mas isso não quer dizer que a linguagem morreu.
Exemplo: o fusca parou de ser fabricado e mesmo assim não morreu, vc encontra toneladas dele atrapalhando o transito nas cidades, _________________ Facc System - Sistemas para Computador |
|
Voltar ao Topo |
|
|
carbox Colaborador
Registrado: Quarta-Feira, 3 de Março de 2010 Mensagens: 1471
|
Enviada: Qui Nov 11, 2010 4:47 pm Assunto: |
|
|
Discorto de você com relação ao fusca...
Fusca não anda, desfila!!! Qual é o primeiro carro do pobre? Quem te socorre na hora da Zica?
Fusca não é opção! é Decisão...
Além do mais que, não é o fusca que atrapalha o trânsito, são os péssimos motoristas que há por ai...
Visita ai... http://www.clubedofuscarn.com.br/ você vai se divertir
Abraços
faccruz escreveu: | Mais um tópico sobre a suposta morte do Delphi... Como já falaram aqui, a cada mês aparece um tópico dizendo a mesma coisa...
Uma coisa eu digo, o Delphi nunca irá morrer, basta nós continuarmos utilizando essa ferramenta, pode ser que, por algum motivo do acaso, a embarcadero deixe de melhorar a ferramenta, mas isso não quer dizer que a linguagem morreu.
Exemplo: o fusca parou de ser fabricado e mesmo assim não morreu, vc encontra toneladas dele atrapalhando o transito nas cidades, |
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
adriano_servitec Colaborador
Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
infotec.dvd Profissional
Registrado: Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2009 Mensagens: 677 Localização: Vitória ES
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
adriano_servitec Colaborador
Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
Enviada: Qua Mai 02, 2012 8:59 am Assunto: |
|
|
Bom pessoal, acabamos de perder um grande representante da comunidade Delphi, o evangelista Andreano Lanusse, aquele que era nossa voz la na Embarcadero, que lutou muito pelo futuro do Delphi, aonde ja tive oportunidade de ver suas palestras, e seus esforços para o futuro do Delphi. Um brasileiro guerreiro.
Ha um tempo atras a comunidade Delphi perdeu o Bruno Lichot, agora o Andreano.
http://www.andreanolanusse.com/en/bye-bye-embarcadero/
Nestas horas é que penso, se o delphi realmente esta morrendo mesmo, pois nunca achava que o Andreano fosse sair da Embarcadero.
Sobre o Andreano, espero que tenha sorte em sua nova jornada.
Valeu amigo. _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.rockdrum
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.drumsetfree |
|
Voltar ao Topo |
|
|
maizena Colaborador
Registrado: Terça-Feira, 20 de Março de 2012 Mensagens: 1497 Localização: Laguna - SC
|
Enviada: Qua Mai 02, 2012 9:13 am Assunto: |
|
|
Desde quando comecei a usar o Delphi em sua versão 4 eu escuto isso que o delphi vai acabar que vai morrer que isso que aquilo, eu penso da seguinte forma para os desenvolvedores que acham que o delphi vai morrer, migrem para outras linguagem isso é excelente para os que como eu aprova e continuara a utilizar o delphi, veja o exelmplo do COBOL eu sei de grande empresas que pagam ABSURDOS para quem domina a linguagem, o mesmo acontecera ao Delphi Pacal se "UM DIA" ele morrer. Não que eu seja contra aprendermos uma nova linguagem isso eh excelente para o curriculum, mais temos que ter uma linguagem que temos como referencia. _________________ Canal Delphi+ INSCREVA-SE: http://www.youtube.com/channel/UCnVF5ly5PRwZONE-U7xZM6w?feature=watch |
|
Voltar ao Topo |
|
|
joemil Moderador
Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9099 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Qua Mai 02, 2012 9:16 am Assunto: |
|
|
uma pena mesmo. tb ja tive oportunidade de assistir a palestras do andreano, bem como alguns videos.
mas q seja feliz em sua nova empreitada.
e aproveitando o topico: o delphi ja permite desenvolvimento para android?
to usando Motodev pra isso, mas assim q tiver, mudo pro delphi, nem q eu tenha q reescrever tudo de novo. _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
Voltar ao Topo |
|
|
adriano_servitec Colaborador
Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
adriano_servitec Colaborador
Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Batera Colaborador
Registrado: Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008 Mensagens: 4899 Localização: Maringá
|
Enviada: Ter Out 23, 2012 8:13 pm Assunto: |
|
|
Adriano, infelizmente já passei por dúvidas bem semelhantes à sua...
Há três anos, quase deixei o Delphi pra estudar C#, mas decidi continuar quando saiu a família XE.
Mesmo assim, venho estudando outras linguagens só por respaldo. |
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|