| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
rogerioclaro2 Experiente

|
Enviada: Qua Mai 24, 2017 10:52 am Assunto: Group by String MYSQL[RESOLVIDO] |
|
|
Pessoal, bom dia!
Preciso novamente da ajuda dos senhores, tenho um db mysql. Estou fazendo um select na tabela "contas a receber" em um determinado campo chamado documento (numero da venda / parcela), exemplo: 123456 porém apos esse numero vem o / e logo apos o numero da parcela
123456/1
123456/2
123456/3
Então fiz assim
| Código: | | SELECT SUBSTRING_index(documento, '/', 1) as Documento from receb where documento <> '' |
Funcionou certinho, porém agora preciso agrupar esse select para 1 ao tentar usar o group by documento ele não agrupa e retorna uma mensagem de Alerta:
| Código: |
[Window Title]
Alerta
[Main Instruction]
Sua consulta produziu 1 avisos.
[Content]
Avisos da última consulta:
Warning: Column 'documento' in group statement is ambiguous
[Ok]
|
o Campo documento e tipo vachar com tamanho 8.
Se alguém puder dar uma dica ai... valeu

Editado pela última vez por rogerioclaro2 em Qua Mai 24, 2017 11:28 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
leo_cj Colaborador

|
Enviada: Qua Mai 24, 2017 10:57 am Assunto: |
|
|
Como está o seu select inteiro?
esse erro ocorre pois provavelmente você está lidando com mais de uma tabela que possui um campo com esse nome e o MYSQL não sabe qual desses campo ele deve agrupar.
você pode resolver isso colocando o nome da tabela primeiro e depois o campo, ex: MinhaTabela.MeuCampo |
|
|
 |
rogerioclaro2 Experiente

|
Enviada: Qua Mai 24, 2017 11:10 am Assunto: |
|
|
| leo_cj escreveu: | Como está o seu select inteiro?
esse erro ocorre pois provavelmente você está lidando com mais de uma tabela que possui um campo com esse nome e o MYSQL não sabe qual desses campo ele deve agrupar.
você pode resolver isso colocando o nome da tabela primeiro e depois o campo, ex: MinhaTabela.MeuCampo |
ele retorna o resultado, mas nao agrupa |
|
|
 |
imex Moderador

|
Enviada: Qua Mai 24, 2017 11:17 am Assunto: |
|
|
Bom dia,
Não tenho nenhuma experiência com o MySQL mas desconfio que esse problema pode estar ocorrendo porque você deixou o Alias com o mesmo nome do campo.
Experimente fazer um teste trocando o Alias ou utilizando o número do campo (no caso 1) no Group By para ver se o problema persiste.
Espero que ajude
Editado pela última vez por imex em Ter Mar 07, 2023 5:41 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
rogerioclaro2 Experiente

|
Enviada: Qua Mai 24, 2017 11:21 am Assunto: |
|
|
| imex escreveu: | Bom dia,
Não tenho nenhuma experiência com o MySQL mas desconfio que esse problema pode estar ocorrendo porque você deixou o Alias com o mesmo nome do campo.
Experimente fazer um teste trocando o Alias ou utilizando o número do campo (no caso 1) no Group By para ver se o problema persiste.
Espero que ajude
|
Verdade IMEX não me atentei a isso
fiz assim
| Código: | | SELECT SUBSTRING_index(documento, '/', 1) as Venda from receb where documento <> '' group by Venda |
Aparentemente foi, deu certo.
Obrigado |
|
|
 |
|