ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Fazer meu aplicativo para Desktop ou para Web? E agora!?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

E agora, em que plataforma desenvolver daqui por diante?
Continuar com Delphi até que ele compile Pascal em PHP/HTML5/CSS3 ou falir de vez
0%
 0%  [ 0 ]
Continuar com Delphi e perder os clientes que preferem Web
0%
 0%  [ 0 ]
Fazer em Delphi, vender e depois ir fazendo uma versão Web em paralelo
33%
 33%  [ 1 ]
Guardar o passado no coração e começar a desenvolver em Web para atingir todos os mercados
66%
 66%  [ 2 ]
Total de Votos : 3

Autor Mensagem
eduardoalcantara80
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 11:02 pm    Assunto: Fazer meu aplicativo para Desktop ou para Web? E agora!? Responder com Citação

Caros amigos da ActiveDelphi,

Este é meu primeiro post, e por isso gostaria de parabenizar os idealizadores, mantenedores e usuários deste fórum sobre minha ferramenta e linguagem de programação favoritos, no qual trabalho já há dez anos, desde a versão 2.0.

Infelizmente de lá pra cá, a demanda mudou drasticamente os paradigmas de programação e nosso poder de decisão sobre como vamos desenvolver nossos sistemas, principalmente se for para o uso de outrem.

O Delphi, como agora RAD Studio avançou bastante, compilando não mais apenas para Windows 32bit, mas também para Windows 64bit, OS-X, iOS e brevemente para Android. Infelizmente não compila mais para Linux por preconceito cultural e desinformação política e econômica de seus próprios usuários (do Linux), mas isso não vem ao caso agora.

O importante é que apesar de tudo isso, eu não posso desenvolver um sistema VCL e depois acessá-lo via http://www.eduardoalcantara.com.br e para pensar em usar Delphi para criar uma aplicação Web, preciso de um servidor dedicado Windows para isso, e sem o poder da VCL para criar a interface com componentes como os pacotes TMS e LMD, por exemplo.

Acabo tendo que usar o mesmo método de desenvolvimento que se usa com PHP, Ruby, Python, Java etc. E agora esta dificuldade está pesando muito na hora de fazer um sistema para comercialização em massa, pois apesar da preferência de certos mercados pelo uso confortável do desktop, muitos clientes estão mais interessados em usar aplicativos em Web ou que sejam multi-plataforma e responsivos, para acessá-los em seus tablets e smart-phones.

Se resolvo desenvolver meu aplicativo nível "Totvs Proteus" em Delphi com banco de dados remoto, eu ganho em facilidade de desenvolvimento e integração de interface, além da velocidade de desenvolvimento de quem tem 10 anos de experiência em 10 a acumulou e fez centenas de bibliotecas de funções e componentes. Claro que algumas partes do sistema estão projetadas para para Web (como pequenos web-services e interface para os clientes dos meus clientes) mas são pequenas se comparadas ao tamanho total do projeto.

Se eu resolvo sair da zona de conforto do Delphi e desenvolver a aplicação inteiramente em Web usando PHP para aumentar a compatibilidade com servidores remotos e com o Apache, levarei muito mais tempo para "terminar" o projeto, pois terei que aprender muita coisa durante o desenvolvimento, e refazer muito código que já tinha em Pascal. Isso é claro sem contar minha inaptidão em desenvolver uma interface web 2.0 bonita e responsiva, na qual dependerei de comprar algo pré-pronto e usar como o View do meu MVC.

E agora companheiros, o que me dizem? Alguma sabedoria para me passar? O que devo fazer? É uma questão cuja resposta definirá os próximos anos de minha vida com certeza. Uma aposta no qual um pai de família que trabalha por conta própria não pode perder.

Abraços!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
eduardoalcantara80
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 11:04 pm    Assunto: Críticas de clientes mais modernos Responder com Citação

Lembrando que é muito triste quando você oferece um programa desktop a um cliente em potencial e ele pergunta: Mas se eu quiser acessar pelo meu celular ou pelo meu tablet, eu posso ver esses dados?

O que você diria e qual seria sua justificativa para o não, numa época onde tudo pode ser acessado de qualquer lugar?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 1:30 pm    Assunto: Re: Críticas de clientes mais modernos Responder com Citação

olha eu iria de delphi msm
se o seu cliente quiser acessar do android e ios o delphi ja tem suporte a eles (so falta lancar o suporte a android ate o fim de 2014)
vc consegue gerar a aplicacao para win e os x, sendo assim n vejo um pq de ir para php, n tenho nada contra a linguagem, mas foi como vc msm disse em relacao ao tempo e dominio da linguagem alem de muitas biliotecas prontas

mas é claro isso é a minha opinião e vc tb n disse qual é o projeto o q pode vir a mudar minha opiniao, é o q eu acho talvez outros usuarios tenham uma opiniao diferente
eduardoalcantara80
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 1:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado @cobaiaoo!

Meu projeto consiste numa coleção de aplicativos num só sistema, que servirão para empresas de contabilidade, advocacia, consultórios médicos, instituições de pesquisa, laboratórios e CRM, sendo que o cliente só paga pelos aplicativos que precisar.
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação

eduardoalcantara80 escreveu:
Obrigado @cobaiaoo!

Meu projeto consiste numa coleção de aplicativos num só sistema, que servirão para empresas de contabilidade, advocacia, consultórios médicos, instituições de pesquisa, laboratórios e CRM, sendo que o cliente só paga pelos aplicativos que precisar.

eu pelo menos faria assim, construiria tudo em delphi (win, os x, ios, android) e faria no fim uma versao em php, n para matar as anteriores, mas como uma outra opcao

mas tem muitos desenvolvedores melhores do q eu e ate com mais experiencia talvez eles tenham outras visoes
eduardoalcantara80
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 4:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Será? Eu estou usando o Delphi XE3 que não compila para iOS.
Mas pela imagem abaixo do Delphi XE4 (que compila) eu teria que fazer dois códigos separados, um para cada plataforma.

cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação

deixa eu fazer algumas ponderacoes ate onde eu sei

codigo para win e os x é igual
codigo para android e ios é igual

entendeu? ate onde eu vi acho q é isso
eduardoalcantara80
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 5:04 pm    Assunto: Responder com Citação

É, no caso eu apenas teria que gerenciar algumas Units diferentes para os dois projetos, já que aplicativos desktop e mobile tem que ficam em projetos diferentes. E também refazer layouts de Forms para ficarem mais responsivos.

Acabei de encontrar isso numa propaganda na web:

http://www.cybelesoft.com/webfmx/

Pode vir a ser o que estou precisando. Um serviço que converte meu software FireMonkey em HTML5
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 5:22 pm    Assunto: Responder com Citação

so um detalhe de vez usar units diferentes talvez seja interessante usar diretivas de compilacao, td bem q vai dar um trabalho e pode vir a "poluir" o codigo mas talvez seja mais interessante do q "desmembrar" as funcoes em outras units
faccruz
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Set 11, 2013 8:08 am    Assunto: Responder com Citação

Assisti vários videos do XE4, onde com apenas um código, o palestrante gerou para iOS e Windows (32 e 64 bits), tudo isso com código PASCAL

Mas irei esperar mais um pouco para utilizar o XE5, pois vai integrar o Android.
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Set 11, 2013 1:03 pm    Assunto: Responder com Citação

faccruz escreveu:
Assisti vários videos do XE4, onde com apenas um código, o palestrante gerou para iOS e Windows (32 e 64 bits), tudo isso com código PASCAL

Mas irei esperar mais um pouco para utilizar o XE5, pois vai integrar o Android.

mas eu n entendo como q pode ser o msm codigo com win e ios por exemplo?

digo isso por questoes de interface msm, a interface de algo desktop para mobile é muito diferente
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Set 11, 2013 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação

enfim lancado o xe 5 fresquinho
www.andreanolanusse.com/pt/delphi-xe5-android-anuncio-oficial/
faccruz
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 8:37 am    Assunto: Responder com Citação

cobaiaoo escreveu:

Alguém já testou a app criada em um SmartPhone Android? Ocorreu sem erros?

Temos as mesmas facilidades que vimos no XE4, em relação a utilizar funções do smart? (Camera, Compartilhamento...)
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 9:15 am    Assunto: Responder com Citação

cobaiaoo escreveu:

ja to instalando o Trial.

e ja vou passar uma C.I pro chefe hehehe

pelo q vi nos videos, compilar pra varias plataformas é moleza
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
snoopygeek
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Set 23, 2013 4:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde,

Bom, como dizia um antigo chefe que eu tive: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.. Laughing

Uma coisa é aplicação web. Outra coisa é aplicação mobile.

Vou falar do meu caso em específico. Não sou o senhor supremo do universo e nem o DEUS da verdade, é apenas a minha humilde opinião baseado na minha experiência pessoal com clientes do meu sistema.

A não ser que você precise realmente de uma aplicação mobile que irá rodar em um android ou ios da vida (Coisa que XE5 irá resolver), você pode muito bem desenvolver uma aplicação em cgi, utilizando pascal. Vamos pensar um pouco:

Primeiro - Seja lá qual for a linguagem que você escolher, na camada de apresentação (o navegador do cliente) só irá rodar Html, Css e Javascript. Ponto.

Segundo: Se o processo é esse, eu posso muito bem desenvolver uma aplicação cgi que receberá os "POST´s e GET´s" do cliente e realizar o trabalho de retaguarda. Aplicação cgi você consegue fazer até em COBOL. Por que não fazer em pascal? Por que eu deveria usar PHP (Nada contra o PHP, adoro ele Laughing ), se eu posso utilizar meu conhecimento em pascal pra isso?

Terceiro: Meu caso em especial: Eu estava com uma necessidade de rodar um módulo do meu sistema em um tablet. O cliente até já tinha comprado um Tablet com chip 3G para testar o projeto piloto. Então, eu criei a pagina, que nada mais é do que um menu que dá acesso a um formulário que pede o número do contrato do cliente. O Cobrador digita o número do contrato no Tablet e quando ele seleciona o botão "Pesquisar", o Html envia o POST para a aplicação cgi em pascal, que consulta o cliente e retorna o registro em uma tela Html bem formatada e bonita. Pronto! Funciona! Pra que eu vou ter que usar outra ferramenta só para isso? Meu desafio agora está sendo fazer com que essas informações sejam enviadas a uma impressora termica bluetooth ou wifi para impressão de um recibo de pagamento em papel vegetal !

Volto a dizer: Cada caso é um caso e cada um deve avaliar muito bem a necessidade de um cliente para poder oferecer uma solução ideal.

Forte abraço a todos.
Tecnologias: Delphi / Lazarus / Cobol / Php-Ajax
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.