|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
AndreMP Novato

|
Enviada: Qui Dez 21, 2006 9:50 pm Assunto: Banco de dados embedded protegido |
|
|
oi pessoal eu estou desenvolvendo uma aplicacao que precisa de um banco de dados, e estes dados não podem ser alterados pelo usuário depois de incluidos no banco, ou que eu garanta que os dados nao foram alterados. Estou usando delphi 7, IBX e atualmente o Firebird 1.5, a aplicacao é CLX e pretendo compilar ela no linux com kylix 3, e a devida versao do firebird.
Porém, agora que fui ver que nao tinha como proteger os dados do firebird ( na versao 2.0 tem como?)
Qual banco embedded gratuito voces me sugerem para migrar mais facilmente? (ainda nao sei mecher com nenhum outro)
pensei no mysql mas que me lembre embora seja aberto nao é gratuito, e nao tem procedures... me corrijam se estiver errado
Minha outra opcao é criar um campo na tabela que garanta que a informacao da linha nao foi alterada, assim, com os dados da linha eu faço umas contas e gero um código que só eu sei como fazer, e quando vou ler estes dados eu confiro se eles resultam naquele código. Que vcs acham? |
|
|
 |
AndreMP Novato

|
Enviada: Qua Jan 03, 2007 2:50 pm Assunto: |
|
|
SOBE!
Qual banco de dados gratuito com versão embedded posso usar que seja protegido contra alteração de dados ? |
|
|
 |
mgrasser Colaborador

Registrado: Quinta-Feira, 26 de Fevereiro de 2004 Mensagens: 1189 Localização: São Paulo
|
Enviada: Qui Jan 04, 2007 11:15 am Assunto: Banco de dados embedded protegido |
|
|
no Firebird 1.5 vc não tem como bloquear se o usuário for sysdba ou tiver acesso ao banco de dados e puder copiá-lo para outro equipamento conseguindo assim alterar a senha do sysdba, no entanto se você não der acesso ao banco de dados via compartilhamento, o que não é necessário para o acesso do banco de dados e não permitir que o usuário acesse o banco como sysdba, vc pode criar um usuário diferente para acessar a tabela que vc quiser e somente permitir select e insert, nunca update ou delete, ou proteger com uma trigger before update e before delete e uma exception. _________________ <font color="#0000FF">
<strong><marquee bgcolor="#FFAD00" behavior="slide" direction="right" width="600">..:: MGrasser ::.. </marquee><marquee bgcolor="#FFAD00" behavior="slide" direction="left" width="600">..:: MGrasser ::.. </marquee></strong> |
|
|
 |
AndreMP Novato

|
Enviada: Qui Jan 04, 2007 1:26 pm Assunto: |
|
|
não é o caso, pois pretendo distribuir o software com o banco embedded, e esses dados do banco serão enviados para os chefes desses usuários, que portanto não podem alterar os dados pra limpar a barra deles hehehe
parece que o mysql poderia resolver o meu problema, mas não tenho certeza se ele pode fazer isto, ser embedded, protegido p/ acesso só pelo programa, e totalmente gratuito.
minha outra solução é usar o firebird e criar um outro campo que só eu saberei como fazer e com ele confiro se os dados não foram alterados |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|