ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Problemas com o PLAN do Firebird em UPDATE

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
DuarteRIG
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 2:39 pm    Assunto: Problemas com o PLAN do Firebird em UPDATE Responder com Citação

Ae galera!
Seguinte, tava com um problema num UPDATE complexo que preciso fazer. Acabei resolvendo de outra forma, mas confesso que fiquei frustrado pela forma com que o Firebird analisou minha SQL.
Nesta UPDATE eu necessitava utilizar uma subquery no WHERE, e para minha surpresa o firebird utiliza o PLAN NATURAL quando eu utilizo o IN. Exemplo utilizando uma SELECT comum (bem babaca):

SELECT * FROM ocorrencias
WHERE id IN (SELECT o2.id FROM ocorrencias o2 WHERE o2.codigo<100)
... sendo que o campo id é chave primária, mesmo assim o firebird não utiliza o PK.
O PLAN desse SELECT fica:
PLAN (o2 index (PK_OCORRENCIAS), ocorrencias (PLAN NATURAL))

Claro que essa query que utilizei é ridícula, mas serve para mostrar o que eu considero um Bug.

Imagina num universo de mais de 200.000 registros (que é o meu caso).

Obrigado. Alessandro.
ps: utilizo o Firebird 1.5.3 4870
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.