ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Delphi for PHP ou PHP puro?

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi for PHP
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
oneshotbr
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Mai 08, 2009 12:02 pm    Assunto: Delphi for PHP ou PHP puro? Responder com Citação

Qual e a diferença em programador no delphi for PHP e no proprio PHP.

Ja sei que o ambiente e igual entre outras coisas que o delphi mas seria so isso?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
vitor_22_2005
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Qua Mai 13, 2009 11:59 am    Assunto: Responder com Citação

A diferença está na linguagem. O ambiente é do delphi, mas a linguagem é php.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
oneshotbr
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Mai 13, 2009 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Seria entao essa a unica diferença?

Uma aplicaçao feita em delphi for php rodaria normal entao no linux ??
jwdutra
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 10:45 am    Assunto: Responder com Citação

Roda no linux sim, pode ser que seja necessário fazer alguma configuração no servidor web, como acontece com com uma configuração que tive que fazer para ele encontrar um diretório "vcl-bin", no caso criei um alias no apache, mas o resto dá pra fazer na configuração de path em um config com "set_include_path".

Trabalho com PHP e já trabalhei com delphi há algum tempo, e estou me aventurando a criar aplicações em D4PHP. posso dizer com minhas experiências que os maiores problemas que estou encontrando é com relação à vcl, pois os caras que optaram por usar não implementam bem as funcionalidades dos frameworks open source escolhidos, já tive que fazer várias correções de coisas básicas para utilizar na íntegra, algumas beiram à infantilidade como aconteceu com o validator onde não validava com a expressão regular, e descobri também que não usaram o potencial do open source do freamework dele.

Acredito que se houver um pouco mais de dedicação e comprometimento dos desenvolvedores da vcl, pode vir a ser uma ótima alternativa em produtividade no PHP.

Alguns componentes permitem aproveitar o código open source fazendo atualização direta da comunidade, mas outros só com atualização da vcl. penso que se não não estão dispostos a fazer atualizações de VCL com mais frequencia permita-nos pelo menos utilizar os frameworks na íntegra e aproveitar as atualuizações.

Meu parecer: Se comprometam mais com a qualidade que a ferramenta tem futuro, caso contrário vai ser só porrada do mercado.
oneshotbr
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Roda no linux sim, pode ser que seja necessário fazer alguma configuração no servidor web, como acontece com com uma configuração que tive que fazer para ele encontrar um diretório "vcl-bin", no caso criei um alias no apache, mas o resto dá pra fazer na configuração de path em um config com "set_include_path".

Trabalho com PHP e já trabalhei com delphi há algum tempo, e estou me aventurando a criar aplicações em D4PHP. posso dizer com minhas experiências que os maiores problemas que estou encontrando é com relação à vcl, pois os caras que optaram por usar não implementam bem as funcionalidades dos frameworks open source escolhidos, já tive que fazer várias correções de coisas básicas para utilizar na íntegra, algumas beiram à infantilidade como aconteceu com o validator onde não validava com a expressão regular, e descobri também que não usaram o potencial do open source do freamework dele.

Acredito que se houver um pouco mais de dedicação e comprometimento dos desenvolvedores da vcl, pode vir a ser uma ótima alternativa em produtividade no PHP.

Entao fiquei sabendo mesmo do varios problemas mas dizem que o D4PHP 2.0 que vem junto com o delphi 2009 tem varios desses problemas resolvidos, nao sei qual versao voce utilizou.

Sobre a questão PHP x D4PHP andei lendo e dizem que a vantagem e o D4 ter um Debugger mas que tem muitos erros e como toda ferramenta RAD voce nao possui controle do codigo e etc.
jwdutra
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 4:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Entao fiquei sabendo mesmo do varios problemas mas dizem que o D4PHP 2.0 que vem junto com o delphi 2009 tem varios desses problemas resolvidos, nao sei qual versao voce utilizou.

Estou usando a versão 2, ainda não está ideal, a IDE ainda está bem instável, com alguns travamentos, mas nada que não dê para suportar, espero que esteja melhor na próxima versão (se vier a próxima versão).

Mas já da para aproduzir alguma coisa profissional, você poderá ver algumas telas de aplicação que disponibilizei em meu site http://www.jwdutra.com.br.

Citação:
Sobre a questão PHP x D4PHP andei lendo e dizem que a vantagem e o D4 ter um Debugger mas que tem muitos erros e como toda ferramenta RAD voce nao possui controle do codigo e etc.

Quanto a não ter controle do código, não vejo desta maneira, pois toda a vcl tem como base frameworks open source, e se voce tem conhecimento dos frameworks você faz o que quer. Falo por experiência própria, não sou um evangelizador, apenas tenho um pouco mais de experiência com ele em aplicações.

A conclusão que tenho é que p D4PHP é uma boa ferramenta para manipular mais facilmente frameworks PHP e javascript, proporcionando boa produtividade.

Faz uma pesquisa sobre a VCL e verá que ela é formada por: ADODB, Xajax, Qooxdoo, Zend, Smarty e outros. Nada do que você como bom desenvolvedor de PHP não tenha conhecimento.

O grande risco é ficar órfão, caso a Embarcadero não dê continuidade ao projeto, será uma pena.
oneshotbr
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 4:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Então a ideia é muito boa fazer uma IDE RAD para PHP mas o problema que estou tentando migrar para linux e começar a aprender D4PHP seria continuar escravo da microsoft, nao sei pode ser que as coisas mudem no delphi 2010 que dizem ser cross plataform.
jwdutra
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, eu trabalho com Linux há bastante tempo, mas te confesso,não consegui produtividade desenvolvendo no linux, eu uso apenas como servidor, assim continuo usando minhas ferramentas de produtividade no desktop windows, mas publico as aplicações no Linux.

É assim no PHP com apache, bancos mysql e postgresql, no java com tomcat, jboss, ou seja, as aplicações ficam todas no linux, mas o desenvolvimento é no windows.

Gosto muito do linux, mas como servidor, neste caso sou bem realista.

Uso dreamweaver, photoshop, eclipse, D4PHP e várias outras ferramentas no windows para desenvolver, mas meus servidores são linux virtualizados.
oneshotbr
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2009 8:16 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Bom, eu trabalho com Linux há bastante tempo, mas te confesso,não consegui produtividade desenvolvendo no linux, eu uso apenas como servidor, assim continuo usando minhas ferramentas de produtividade no desktop windows, mas publico as aplicações no Linux.

É assim no PHP com apache, bancos mysql e postgresql, no java com tomcat, jboss, ou seja, as aplicações ficam todas no linux, mas o desenvolvimento é no windows.

Gosto muito do linux, mas como servidor, neste caso sou bem realista.

Uso dreamweaver, photoshop, eclipse, D4PHP e várias outras ferramentas no windows para desenvolver, mas meus servidores são linux virtualizados.

Então mas no caso que voce disse o proprio eclipse tem pra linux, essas ferramentas que voce usam sao todas proprietarias e muito caras, mas nao tiro sua ração no windows as ferramentas de desenvolvimento fazem voce ganhar muito tempo e pro cliente final quanto mais cedo voce terminar mais cedo voce recebe e mais credito com o cliente voce ganha.
jwdutra
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2009 9:08 am    Assunto: Responder com Citação

Tempo e qualidade custam dinheiro, e este é o grande problema do Linux Desktop, a falta de qualidade das ferramentas e o tempo de produtividade. se colocarmos isto na ponta do lapis você poderá ver que acabam pagando as ferramentas.

Eu estou totalmente convencido de que o Linux só não vinga como desktop por causa disto. Se grandes empresas investissem em melhores ferramentas de produtividade isto seria diferente.

Grandes empresas ja viram isto, ja tentaram mudar, mas viram que a perda de produtividade fica mais cara do que mudar o SO. Imagine uma empresa com cerca de 1000 máquinas, o treinamento dos funcionários, o tempo em que levariam para produzir a mesma coisa que antes.
oneshotbr
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2009 9:36 am    Assunto: Responder com Citação

Acho que isso esta começando a mudar com o netbeans e o eclipse para linux, com o lazarus agora se o lazarus se sair bem sera uma IDE RAD para linux isso ajudara muito com o linux.
jwdutra
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2009 9:59 am    Assunto: Responder com Citação

Cara, eu acompanho este projeto lazarus há bem tempo, se tivesse que vingar ja teria vingado, eles deveriam ter aproveitado o sucesso do delphi da época, agora ja caducou, dificilmente alguma empresa adota.

netbeans e eclipse ja existem ha bem tempo no linux, são boas ferramentas, eu uso, mas uma aplicação web, um portal ou um site não são feitos só de código, boas imagens no gimp são sofriveis, flash no linux, nem pensar, fazer HTML em uma ferramenta de código é triste, recodificar um vídeo então haja paciencia.

Mas a discussão está se desviando, voltando ao D4PHP, é promissor, mas vai depender da sua paciencia em usa-lo por agora com seus travamentos e da competencia da Embarcadero na sua evolução, porque a Borlando foi um fiasco total.
oneshotbr
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

A sim entendi, mas eu fico na torcida que o lazarus vingue tomara ne.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi for PHP Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.