francielsilvestrini Novato
![Novato Novato](../modules/PNphpBB2/templates/PNTheme/images/narodniki-classic/star1.gif)
![](http://1.bp.blogspot.com/-PrWO6aHDN_g/Tf-qFcYCtyI/AAAAAAAAAXI/JlMrwOvmRAs/s1600/franciel_avatar.png)
Registrado: Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011 Mensagens: 4 Localização: Itapejara d Oeste/PR
|
Enviada: Dom Jul 17, 2011 11:32 pm Assunto: BDE + Servidor Win 7 + Cliente Win XP |
|
|
Senhores, enfrentei alguns problemas ao configurar um sistema antigo que posso em um ambiente: Servidor Win 7 e estações clientes Win XP, banco de dados Firebird (versão 2.5).
O que acontecia?
Simplesmente não conectava.... (na verdade ignorância por não saber como fazer)
Como resolvi?
Servidor Win 7
Logar como usuário administrador;
Instalar firebird (instalação padrão);
Instalar e configurar o BDE no servidor;
Testar se o sistema esta funcionado corretamente;
Compartilhar o drive onde o sistema está instalado (não testei se bastaria compartilhar a pasta onde o sistema está);
Por algum motivo a pasta do sistema fica "somente leitura", desmarcar opção nas propriedades da pasta do sistema;
Eu desabilitei o firewall (deve ser achado uma forma melhor);
Estação cliente Win XP
Criar uma rede domestica, deixando no mesmo grupo de trabalho do servidor;
Quando acessar o servidor pela rede irá pedir um login, use o usuário administrador do servidor (no meu caso Franciel) e a sua senha;
Agora você pode mapear uma unidade de rede para a pasta do servidor (opcional);
Instalar firebird (instalação padrão);
Instalar e configurar o BDE, lembrando o SERVER NAME ficaria: nomeServidor:c:\meusistema\banco\meubanco.fdb
Criar um atalho pro sistema no estação;
Testar se o funcionamento do sistema está correto;
Para impressoras
Basta compartilhar no servidor
Na estação:
Impressora local conectada a este computador (não detectar)
Criar uma nova porta: local port
Informar no nome da porta conforme aparece na barra de endereços. Ex: \\nomeServidor\epson lx300 |
|