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		| ms_nigres Experiente
 
  
 
 Registrado: Domingo, 26 de Dezembro de 2010
 Mensagens: 471
 
 
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				|  Enviada: Seg Out 17, 2011 7:23 pm    Assunto: Delphi XE2 - Mac - Iphone |   |  
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				| Abraços a todos... 
 Consegui compilar algumas aplicações para Mac OS e IOS, inclusive gerando o ipa e instalando no meu ipod.
 
 Quem quiser dicas estou a disposição.
 
 Att
 Marcelo Soares De Nigres
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		| joemil Moderador
 
  
 
 Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004
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 Localização: Sinop-MT
 
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				|  Enviada: Ter Out 18, 2011 8:20 am    Assunto: |   |  
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				| vai postando as dicas pra deixar pra pesquisa, ou entao crie um blog _________________
 <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
 Enviar imagens: http://tinypic.com/
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		| paulork Novato
 
  
 
 Registrado: Segunda-Feira, 11 de Julho de 2005
 Mensagens: 72
 
 
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				|  Enviada: Ter Out 18, 2011 9:59 am    Assunto: Distribuindo sua aplicação Mac OS |   |  
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				| Olá amigos, tenho duvidas de como distribuir minha aplicação compilada para MAC OS X. 
 Andei pesquisando sobre o assunto, mas quase nada encontrei. Encontrei um video do Andreano Lanusse que mostrava uma aplicação de exemplo rodando tanto em Windows e Mac OS (e iPhone se não me engano), mas no video era necessário a instalação do PAServer no Mac OS e apartir daí fazer uma conexão IP/Porta na maquina virtual e por pra rodar o aplicativo.
 
 Até aí tudo bem, o exemplo funcionou beleza, mas ficam perguntas:
 1) Entendo que para fins de Debug isso se faça necessario, mas teria como eu gerar no Windows o arquivo executável para posteriormente distribui-lo e rodá-lo no Mac??
 2) Como eu distribuo minha aplicação criada para Mac OS??
 3) Não deveria gerar um DMG?
 
 Agradeço a atenção de todos...
 Paulo
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		| adriano_servitec Colaborador
 
  
 
 Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004
 Mensagens: 17618
 
 
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				|  Enviada: Ter Out 18, 2011 10:38 am    Assunto: Re: Distribuindo sua aplicação Mac OS |   |  
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				| Vc deve hospedar la no servidor deles, o pessoal da apple verifica seu sistema, e eles que decide se aprova ou não seu sistema, pois só vai entrar la no servidor deles programas que realmente rodam. 	  | paulork escreveu: |  	  | 2) Como eu distribuo minha aplicação criada para Mac OS??
 
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 A vantagem é que a propaganda é por conta deles, vc detem 70% do lucro + impostos, eles ficam com 30%, só que a vc vai ter seu produto no mundo todo.
 
 Uma das desvantagem que achei, é que é muito chato para eles liberarem, tem que estar 100% no padrão deles, se não volta de novo, e o ruim é que eles falam em ingles, e as vezes pelo telefone, aonde quem não entende ingles fica dificil de conversar.  rsrsrs
 
 Bom não posso explicar mais, pq ainda nosso produto esta em faze de aprovação na na apple.
 _________________
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		| paulork Novato
 
  
 
 Registrado: Segunda-Feira, 11 de Julho de 2005
 Mensagens: 72
 
 
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				|  Enviada: Ter Out 18, 2011 11:42 am    Assunto: |   |  
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				| Muito obrigado Adriano,  a explanação já foi de grande valia e dá para ter uma boa ideia de como funciona. 
 "Depois que você tiver com o software aprovado na Apple Store poste aqui seus comentários para termos ideia de como funciona todo o processo."
 
 Agradeço sua atenção
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		| ms_nigres Experiente
 
  
 
 Registrado: Domingo, 26 de Dezembro de 2010
 Mensagens: 471
 
 
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				|  Enviada: Ter Out 18, 2011 6:35 pm    Assunto: |   |  
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 |  
				| Opa... pra quem quiser me add no msn msnigres@yahoo.com.br... 
 Instalei o PAServer no Mac OS.
 
 Instalei tambem o FireMonkey-iOS.
 
 Vamos precisar tambem do freepascal para Mac OS. Baixe e instale.
 http://en.sourceforge.jp/projects/sfnet_freepascal/downloads/Mac%20OS%20X/2.4.4/fpc-2.4.4.intel-macosx.dmg/
 
 Para instalação do PAServer siga esse tutorial: http://www.simonjstuart.com/2011/09/03/rad-studio-xe2-setting-it-up-for-a-mac-step-by-step-illustrated-guide/
 
 Com o PAServer em execução continue.
 
 No Delphi XE2, com seu projeto aberto, dentro do Project Manager clique com botao direito em "Target Platforms" e depois em "Add Platform". Escolha OS X.
 No target criado que deve ser "OS X - Mac OS Leopard profile", clique com o botão direito e em "Assign Remote Profile" e depois em "Add". De um nome e clique em "Next".
 Em "Host Name" digite o IP da sua maquina virtual do da sua maquina fisica e digite sua senha no campo "Password".
 
 Clique em "Test Connection". Se passar continue clicando em "Next" e depois em "OK".
 
 Seguindo esses passos já é possível compilar seu projeto Firemonkey no MAC OS.
 
 Para desenvolver APPs para IOS é só fazer o seguinte:
 
 No Delphi XE2 va em "Tools/Configure Tools" e clique em "Add".
 
 Deixe assim:
 Title: Export to XCode
 Programa: dpr2xcode.exe
 Parameters: $PROJECT
 
 Crie um novo projeto para IOS em "File/New/Other".
 
 Temos duas opções: "Firemonkey 3D IOS Application" e "Firemonkey HD IOS Application".
 
 Consulta o site da Embarcadero para maiores definições: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/en/Creating_a_FireMonkey_Application
 
 Lembrando que nesse caso temos apenas uma plataforma: IOS.
 
 O nome da pasta do Projeto precisa ter o mesmo nome do Projeto, caso contrario teremos um erro de compilação no XCode.
 
 Crie um projeto do tipo "Firemonkey HD IOS Application".
 Salve e depois vá em "Tools/Export to Xcode".
 Feito isso, vamos ter uma pasta chamada Xcode dentro da pasta do nosso projeto.
 Compartilhe a pasta do seu projeto no Windows e mapeie essa pasta no MAC OS.
 Dentro do XCode no Mac OS, navegue até a pasta Xcode do seu projeto, abra-o e compile.
 
 Para criar o IPA me orientei por esse tutorial:
 
 http://idotcomllc.wordpress.com/2009/05/26/how-to-build-a-ipa-file-from-xcode/
 Lembrando que o script a ser colocado em "New Run Script Build Phase" deve ser adaptado ao seu projeto. Como por exemplo "images/logo_itunes.png".
 Quando você exporta seu projeto para Xcode é criada uma estrutura de arquivos necessarios tais como o logo do seu app.
 
 Se não me engano, para poder utilizar o XCode e compilar seus projetos para IOS é preciso ter uma conta de desenvolvedor da Apple que custa U$99/Anuais.
 
 Eu posso ter esquecido alguma coisa. Se algo não der certo vamos resolvendo.
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		| aline_amorim Aprendiz
 
  
  
 Registrado: Sexta-Feira, 8 de Fevereiro de 2008
 Mensagens: 265
 
 
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				|  Enviada: Ter Out 18, 2011 9:52 pm    Assunto: |   |  
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 |  
				| Pessoal vocês estão usando um mac mesmo ou uma vm com o mac instalado? Tenho uma vm so que não consigo fazer o aplicativo rodar. Ele fica pulando no doc e depois para. Não abre e não faz nada nem informa se deu erro ou nao. Só quando clico com o botao direito ele diz que a aplicação não está respondendo. Já configurei tudo conforme os tutoriais e nada. Acho que é por causa da maquina virtual. Alguém tem alguma ideia? |  | 
	
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		| adriano_servitec Colaborador
 
  
 
 Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004
 Mensagens: 17618
 
 
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				|  Enviada: Ter Out 18, 2011 9:58 pm    Assunto: |   |  
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				| Olá Aline, também não consegui rodar numa maquina virtual, somente no macbook, mais eu não uso o XE2 como no post do colega, eu utilizo o Obj-C. 	  | aline_amorim escreveu: |  	  | Pessoal vocês estão usando um mac mesmo ou uma vm com o mac instalado? Tenho uma vm so que não consigo fazer o aplicativo rodar. Ele fica pulando no doc e depois para. Não abre e não faz nada nem informa se deu erro ou nao. Só quando clico com o botao direito ele diz que a aplicação não está respondendo. Já configurei tudo conforme os tutoriais e nada. Acho que é por causa da maquina virtual. Alguém tem alguma ideia? | 
 _________________
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		| ms_nigres Experiente
 
  
 
 Registrado: Domingo, 26 de Dezembro de 2010
 Mensagens: 471
 
 
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				|  Enviada: Ter Out 18, 2011 11:30 pm    Assunto: |   |  
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				| Como a maquina virtual do Mac OS nao tem aceleração 3D é necessário ter o Delphi XE2 com fontes, não pode ser o trial, por que se faz necessario alterar os fontes do Firemonkey para desabilitar a aceleração 3D. 
 Lembrando que no Windows o Firemonkey utiliza o DirectX e em outras plataformas o OpenGL.
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		| aline_amorim Aprendiz
 
  
  
 Registrado: Sexta-Feira, 8 de Fevereiro de 2008
 Mensagens: 265
 
 
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				|  Enviada: Qua Out 19, 2011 7:48 pm    Assunto: |   |  
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				| Obrigada colegas....rsrsr |  | 
	
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		| paulork Novato
 
  
 
 Registrado: Segunda-Feira, 11 de Julho de 2005
 Mensagens: 72
 
 
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				|  Enviada: Qui Out 20, 2011 11:59 am    Assunto: |   |  
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				| Pessoal, me tirem uma outra duvida... 
 Eu criei um simples projeto de testes e compilei para MAC OS (não fiz a conexão Porta/IP, PAServer etc, apenas compilei) e passei via pendrive para um MacBook com Mac Os Lion...
 
 Testei a aplicação e ela não roudou, ai voltei para o Delphi XE2 e fui em Deployment e vi que faltava a "libcgunwind.1.0.dylib", ok, copiei-a para a pasta da aplicação e tentei novamente, rodou tudo certinho a não ser o fato de eu não conseguir editar os textos que estavam nos edits, sendo que no windows eu altero normalmente...
 
 alguma ideia??
 
 agradeço desde já...
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		| shaka41 Novato
 
  
 
 Registrado: Domingo, 23 de Outubro de 2011
 Mensagens: 1
 
 
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				|  Enviada: Dom Out 23, 2011 12:45 pm    Assunto: |   |  
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				| Seguinte pessoal seguindo  as decias do nosso amigo ms_nigres, consegui exportar para xcode um aplicativo teste, mas quando vou compilar no xcode dentro do mac ocx ocorre o seguinte erro: 
 
 Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Shared" into "Folders/Local"
 Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Folders/Local" into "Disk/Teste/xcode/build/Release-iphonesimulator/Teste.app/Teste"
 Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Disk/Teste/xcode/build/Release-iphonesimulator/Teste.app/Teste" into "/Volumes/VMware"
 Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "/Volumes/VMware" into "Shared"
 Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Shared" into "Folders/Local"
 Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Folders/Local" into "Disk/Teste/xcode/../Teste.pas"
 Free Pascal Compiler version 2.5.1 [2011/10/23] for i386
 Copyright (c) 1993-2011 by Florian Klaempfl and others
 Target OS: Darwin/iPhoneSim for i386
 Compiling Disk/Teste/xcode/../Teste.pas
 Fatal: Can't open file "Teste.pas"
 Fatal: Compilation aborted
 Command /bin/sh failed with exit code 1
 
 Meus Passos:
 
 Criei uma nova aplicação  no Delphi Xe salvei em uma pasta, no meu c:\ e exportei para xcode, ele criou um diretorio xcode, até ai tudo bem, abri o arquivo que exportei no XCODE no Mac OCX e na hora de realizar o build ele deu o erro acima, alguem pode ajudar.
 
 Abraços
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		| Borland_Linuxer Moderador
 
  
 
 Registrado: Terça-Feira, 11 de Outubro de 2005
 Mensagens: 4252
 Localização: Manaus - Am
 
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				|  Enviada: Dom Out 23, 2011 12:53 pm    Assunto: |   |  
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				|  	  | ms_nigres escreveu: |  	  | Opa... pra quem quiser me add no msn msnigres@yahoo.com.br... 
 Instalei o PAServer no Mac OS.
 
 Instalei tambem o FireMonkey-iOS.
 
 Vamos precisar tambem do freepascal para Mac OS. Baixe e instale.
 http://en.sourceforge.jp/projects/sfnet_freepascal/downloads/Mac%20OS%20X/2.4.4/fpc-2.4.4.intel-macosx.dmg/
 
 Para instalação do PAServer siga esse tutorial: http://www.simonjstuart.com/2011/09/03/rad-studio-xe2-setting-it-up-for-a-mac-step-by-step-illustrated-guide/
 
 Com o PAServer em execução continue.
 
 No Delphi XE2, com seu projeto aberto, dentro do Project Manager clique com botao direito em "Target Platforms" e depois em "Add Platform". Escolha OS X.
 No target criado que deve ser "OS X - Mac OS Leopard profile", clique com o botão direito e em "Assign Remote Profile" e depois em "Add". De um nome e clique em "Next".
 Em "Host Name" digite o IP da sua maquina virtual do da sua maquina fisica e digite sua senha no campo "Password".
 
 Clique em "Test Connection". Se passar continue clicando em "Next" e depois em "OK".
 
 Seguindo esses passos já é possível compilar seu projeto Firemonkey no MAC OS.
 
 Para desenvolver APPs para IOS é só fazer o seguinte:
 
 No Delphi XE2 va em "Tools/Configure Tools" e clique em "Add".
 
 Deixe assim:
 Title: Export to XCode
 Programa: dpr2xcode.exe
 Parameters: $PROJECT
 
 Crie um novo projeto para IOS em "File/New/Other".
 
 Temos duas opções: "Firemonkey 3D IOS Application" e "Firemonkey HD IOS Application".
 
 Consulta o site da Embarcadero para maiores definições: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/en/Creating_a_FireMonkey_Application
 
 Lembrando que nesse caso temos apenas uma plataforma: IOS.
 
 O nome da pasta do Projeto precisa ter o mesmo nome do Projeto, caso contrario teremos um erro de compilação no XCode.
 
 Crie um projeto do tipo "Firemonkey HD IOS Application".
 Salve e depois vá em "Tools/Export to Xcode".
 Feito isso, vamos ter uma pasta chamada Xcode dentro da pasta do nosso projeto.
 Compartilhe a pasta do seu projeto no Windows e mapeie essa pasta no MAC OS.
 Dentro do XCode no Mac OS, navegue até a pasta Xcode do seu projeto, abra-o e compile.
 
 Para criar o IPA me orientei por esse tutorial:
 
 http://idotcomllc.wordpress.com/2009/05/26/how-to-build-a-ipa-file-from-xcode/
 Lembrando que o script a ser colocado em "New Run Script Build Phase" deve ser adaptado ao seu projeto. Como por exemplo "images/logo_itunes.png".
 Quando você exporta seu projeto para Xcode é criada uma estrutura de arquivos necessarios tais como o logo do seu app.
 
 Se não me engano, para poder utilizar o XCode e compilar seus projetos para IOS é preciso ter uma conta de desenvolvedor da Apple que custa U$99/Anuais.
 
 Eu posso ter esquecido alguma coisa. Se algo não der certo vamos resolvendo.
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 Boa Tarde amigo se tiver interesse em escrever artigos para active delphi sobre esse assunto me envia um email no sergio@sdmsistemas.com.br
 
 E acho que seria de muita ajuda para os colegas delphianos aqui do forum e outros que visitam o nosso site.
 
 Parabens pelo poster.
 _________________
 Abraços
 
 Sérgio Guedes
 www.lsisistemas.com.br
 www.scvarejo.com.br - Projetos para parceiros e desenvolvedores
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		| ms_nigres Experiente
 
  
 
 Registrado: Domingo, 26 de Dezembro de 2010
 Mensagens: 471
 
 
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				|  Enviada: Seg Out 24, 2011 6:07 pm    Assunto: |   |  
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				| O problema do Shaka foi resolvido. 
 Para poder compilar o projeto no Xcode precisamos ter acesso atraves do Mac OS a uma pasta com direito de leitura/escrita ou então copiar a pasta do projeto para uma pasta dentro do Mac OS.
 
 Abraços
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		| johnny-walker Moderador
 
  
  
 Registrado: Sábado, 4 de Outubro de 2003
 Mensagens: 10653
 Localização: Contagem/MG - BRAZIL
 
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				|  Enviada: Ter Out 25, 2011 11:22 am    Assunto: |   |  
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				| Alguém pode me falar sobre o xe2, ele está estável e sem bugs sérios? A interface se consegue efeitos iguais ao vgscene ksdev que deu origem ao firemonkey?
 
 
 bye
 _________________
 P.O.W.E.R  B.Y  D.E.L.P.H.I
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