Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
eremita Aprendiz
|
Enviada: Qua Mai 16, 2012 9:06 pm Assunto: TimeStamp ou Date e Time/VarChar |
|
|
Olá, tenho uma tabela aonde preciso guardar a data e hora.
Minha dúvida esta em relação ao campo a utilizar. Qual seria o melhor e quais os prós e contras ??
Desde já agradeço,
*Utilizo Delphi7 e Firebird 2.5 |
|
|
|
pestana Colaborador
Registrado: Sábado, 25 de Junho de 2005 Mensagens: 3147 Localização: Araras-SP
|
Enviada: Qua Mai 16, 2012 9:28 pm Assunto: |
|
|
Eu costumo associar o tipo de informação que o campo vai receber com o tipo do campo do banco.
p.ex: se eu pretendo guardar informações do tipo string eu crio campo do tipo string.
se for informações do tipo data eu crio campo do tipo data.
se for informações do tipo data e hora eu crio campo do tipo data e hora.
se for informações do tipo moeda eu crio campo do tipo currency ou decimal e por ai vai ....
No seu caso você quer gravar data e hora, então procure campo do tipo data e hora. No Firebird é TimeStamp. _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso. |
|
|
|
imex Moderador
|
Enviada: Qua Mai 16, 2012 9:35 pm Assunto: |
|
|
Boa noite,
Acho que é melhor utilizar o tipo TimeStamp, pois é o tipo específico existente no Firebird para armazenar data e hora.
Uma das vantagens de utiliza-lo é que o próprio Firebird não vai permitir a gravação de valores inválidos (ex: 30/Fev, 31/Abr, 25:00:00, etc).
O mesmo ocorre na aplicação em Delphi ao preencher o campo.
Outra vantagem é que este tipo permite a utilzação de todas as funções existentes para data / hora, tanto no Firebird como no Delphi, sem a necessidade de converter os valores de VarChar para TimeStamp.
Espero que ajude.
|
|
pestana Colaborador
Registrado: Sábado, 25 de Junho de 2005 Mensagens: 3147 Localização: Araras-SP
|
Enviada: Qua Mai 16, 2012 9:54 pm Assunto: |
|
|
É isso mesmo, excelente explicação imex!!! _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso. |
|
|
|
imex Moderador
|
Enviada: Qua Mai 16, 2012 10:11 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Pestana. |
|
|
|