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Inventário de Fim de ano

 
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juniormiranda
Experiente
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Registrado: Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 413

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2012 8:58 am    Assunto: Inventário de Fim de ano Responder com Citação

Senhores,

Todo fim de ano, pelo menos, temos os balanços e a impressão dos inventários. Infelizmente, por vários motivos, o estoque nem sempre está correto, sendo necessário fazer ajustes. A minha pergunta é sobre estes ajustes, você geram notas de entrada e saída? Se geram, com que CFOP?
Como ficam estes ajustes feitos no sistema em relação à sintegra, SPED etc.
Gostaria muito de conhecer os procedimentos adotados por vcs...


[]´s
_________________
Júnior Miranda
Analista de Sistemas.
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labambamogi
Aprendiz
Aprendiz


Registrado: Sexta-Feira, 4 de Novembro de 2011
Mensagens: 120

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2012 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

Jr, o setor Fiscal da sua empresa é o melhor e mais seguro caminho para você se orientar quanto a legislação brasileira que varia muito de empresa para empresa, pois depende do ramo de atividade, porém vou te explicar em linhas gerais o que faço nas minhas consultorias como especialista em Estoque/PCP: para o acerto de estoque não há necessidade de emissão de NF's, mesmo porque para onde sairia (cliente) ou de onde entraria (fornecedor) o produto? o que normalmente é feito é uma movimentação de estoque (entrada ou saída) a qual não envolve um CFOP(código fiscal de operação) porque não é um documento de nota fiscal, logo não envolve o SINTEGRA nem SPED. Procure no seu software algo como "Movimentação Interna". Esse acerto é previsto por lei, mas como escrevi, consulte o setor Fiscal para saber se ele se adequa à sua empresa, pois pode haver algum tipo de Livro Fiscal no qual seja necessário ser listada essa movimentação.
Abraço.
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ROMARIO
Novato
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Registrado: Domingo, 24 de Outubro de 2004
Mensagens: 81

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 5:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu Caro Juniormiranda.

1) Se o estoque físico for maior do que o apresentado pelo sistema, significa que houve "omissão" de venda. Neste caso uma simples venda a consumidor resolve o problema.

2) Se o estoque físico for menor que o apresentado pelo sistema, ai a coisa complica: Pode ser problema de furto, avaria etc. Se valer a pena em termos de quantidade, valor etc. ou seja: se for relevante pode-se tirar uma nota com o CFOP 5927 e fazer o estorno do crédito de ICMS. Mas o que mais ocorre na prática é pequenas diferenças e em muitos produtos (troca de códigos, pequenos furtos etc. etc.) Um exemplo: Num supermercado com 15.000 itens e 500 itens apresentam diferenças! Não existe previsão legal de se extrair uma nota para acertar estoque e nem seria viável. Uma maneira de se fazer esse acerto e o mais usual é fazer uma planilha com os acertos (guardar para futura comprovaçao) e fazer uma rotina no sistema para acerto. Só que vai depender do bom senso do fiscal em aceitar ou não a sistuação.

Espero ter dado uma luz no problema.

Abraços
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