ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

FireDAC x UniDAC - Qual o melhor?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
marcocunhasilva
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Ter Mai 14, 2013 4:06 pm    Assunto: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

Olá, pessoal!

Gostaria de saber de vocês, qual é a melhor dessas suites de componentes: FireDAC (antigo AnyDAC) ou o UniDAC?

Pergunto isso, pois eu, até então, estava começando a usar o UniDAC. Entretando, alguns vídeos que vi sobre o FireDAC me animaram pois ele aparenta ser bastante prático. Preciso de uma opinião mais aprofundada (daquele que usa bem o FireDAC - já vindo do AnyDAC - e daquele que usa bem o UniDAC) sobre ambos para eu poder me decidir sobre qual usar.

Desde já agradeço a todos!

T++
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Mai 14, 2013 4:43 pm    Assunto: Re: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

nunca usei nenhum dos 2, mas irira de FireDAC por ser "nativo"
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qua Mai 15, 2013 8:54 am    Assunto: Responder com Citação

eu uso MyDAC (parte do UniDAC). e nunca usei o FireDAC. mas por ser nativo e mais pratico q o DBX, tb aconselho ele
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qua Mai 15, 2013 10:39 pm    Assunto: Re: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

marcocunhasilva escreveu:
Olá, pessoal!

Gostaria de saber de vocês, qual é a melhor dessas suites de componentes: FireDAC (antigo AnyDAC) ou o UniDAC?

Pergunto isso, pois eu, até então, estava começando a usar o UniDAC. Entretando, alguns vídeos que vi sobre o FireDAC me animaram pois ele aparenta ser bastante prático. Preciso de uma opinião mais aprofundada (daquele que usa bem o FireDAC - já vindo do AnyDAC - e daquele que usa bem o UniDAC) sobre ambos para eu poder me decidir sobre qual usar.

Desde já agradeço a todos!

T++

Bom, o UniDAC nunca usei, utilizo o FireDAC nativo do Delphi XE3. Até o momento estou gostando dele.
Se pode conectar vários bancos de dados somente mudando a conexão, sem precisar mexer no código. Ele conecta MySQL, SQLite, MSSQL Server, PostGREE, Firebird, Interbase, Access, Oracle e alguns outros que não me lembro agora. Ainda pode ser utilizado com DataSnap.

A utilização do componente é muito fácil, só colocar o componente de conexao, uma query e datasource você já consegue montar um cadastro no sistema. A propria query dele já suporta Post, Delete, Insert sem necessidade de ApplyUpdates, somente usando esses comandos. Achei ele muito prático de usar.

Estou utilizando ele a mais ou menos um mês e só uma coisa me desagradou. As vezes você muda algum parametro de conexão e o componente não atualiza, muitas vezes é necessário fechar o delphi e abrir o projeto novamente para que as alterações tenham efeitos. Mais no mais achei muito bom.
usr2
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Qui Mai 16, 2013 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu utilizo a Unidac é bem pratica , mas a Firedac pelos videos que ja vi ela é semelhante a Unidac
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Mai 16, 2013 12:32 pm    Assunto: Re: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

marcosbaixista me tire uma duvida o ganho em tds os sentidos sao perceptiveis em um sistema grande ou em um pequeno ja sao visiveis?
outro detalhe estou pra fazer uma aplicacao com um banco remoto (firebird) acha q valeria a pena usar FireDAC?
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qui Mai 16, 2013 3:03 pm    Assunto: Re: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

cobaiaoo escreveu:
marcosbaixista me tire uma duvida o ganho em tds os sentidos sao perceptiveis em um sistema grande ou em um pequeno ja sao visiveis?
outro detalhe estou pra fazer uma aplicacao com um banco remoto (firebird) acha q valeria a pena usar FireDAC?

Olá.

Então, o ganho dele em relação ao DBExpress é visível mesmo em aplicações pequenas. Tenho uma tabela de cidades aqui em um de meus sistemas que conta com 50.000 registros, testei a conexão na época com DBExpress, Interbase e FireDAC, o FireDAC se saiu muito melhor que os outros. O FireDAC carrega as informações utilizando Threads, o que faz ele mostrar o que já carregou e continuar carregando o restante das informações, muito bacana esse recurso.
Quanto a conectar remotamente, nunca testei, mais com certeza vai funciona r muito bem sim, visto que já utilizei DBExpress conectado remotamente e funcionou bem. A vantagem maior ai, seria você poder conectar outros bancos sem mexer na aplicação, somente mudando as propriedades do componente.
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Mai 16, 2013 4:21 pm    Assunto: Re: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

marcosbaixista escreveu:
cobaiaoo escreveu:

Olá.

Então, o ganho dele em relação ao DBExpress é visível mesmo em aplicações pequenas. Tenho uma tabela de cidades aqui em um de meus sistemas que conta com 50.000 registros, testei a conexão na época com DBExpress, Interbase e FireDAC, o FireDAC se saiu muito melhor que os outros. O FireDAC carrega as informações utilizando Threads, o que faz ele mostrar o que já carregou e continuar carregando o restante das informações, muito bacana esse recurso.
Quanto a conectar remotamente, nunca testei, mais com certeza vai funciona r muito bem sim, visto que já utilizei DBExpress conectado remotamente e funcionou bem. A vantagem maior ai, seria você poder conectar outros bancos sem mexer na aplicação, somente mudando as propriedades do componente.

vc tocou em um ponto q td mundo ta falando mas eu ainda n entendi segue sua frase você poder conectar outros bancos sem mexer na aplicação...... mas eu tb n posso fazer isso com o sqlconnection? n bastaria mudar o "DRIVER"?
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qui Mai 16, 2013 5:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, com DBExpress da pra mudar drive e utilizar outro banco, só que o DBExpress não suporta a quantidade de bancos que o FireDAC suporta, sem contar que as vezes se faz necessário fazer algumas gambiarras para se conectar a determinado bancos.

A vantagem do FireDAC X DBExpress, é que a conexão é muito mais rápida pelo fato do FireDAC trabalhar com threads para mostrar os dados, enquanto no DBExpress ele carrega todas as informações primeiro para depois mostrar. Outra vantagem seria a quantidade de componentes que se usa para poder dar todas as funções a uma tela do sistema, como incluir, alterar, deletar. Outra vantagem é que o FireDAC acessa vários bancos e de modo direto, alguns usam DLL´s, mais a maioria é diretamente.

Tem suas vantagens em relação ao DBExpress, que também é uma ótima tecnologia. Única coisa que fico meio no receio é que a Embarcadero comprou a solução de terceiro, pode ser que fique uma tecnologia parada sem atualização.
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Mai 16, 2013 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho que o maior problema do dbexpress é que ele tem um overhead em excesso ao lidar conexões multiplas. Parece que não há um mecanismo eficiente de aproveitamento do pooling de conexões.
Pode ser culpa tb da indy que pode ter o problema de conexão, vai saber, pois lidei pouco com dbexpress 4 e nunca testei a fundo.

Mas gostei que a embarcadero está trazendo sempre coisas novas para o delphi e isto é muito bom.

E sincermente eu iria de firedac, visto que virá com o delphi e é menos uma licença que vc vai ter de comprar.

bye
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Mai 16, 2013 6:07 pm    Assunto: Responder com Citação

marcosbaixista escreveu:
Sim, com DBExpress da pra mudar drive e utilizar outro banco, só que o DBExpress não suporta a quantidade de bancos que o FireDAC suporta, sem contar que as vezes se faz necessário fazer algumas gambiarras para se conectar a determinado bancos.

A vantagem do FireDAC X DBExpress, é que a conexão é muito mais rápida pelo fato do FireDAC trabalhar com threads para mostrar os dados, enquanto no DBExpress ele carrega todas as informações primeiro para depois mostrar. Outra vantagem seria a quantidade de componentes que se usa para poder dar todas as funções a uma tela do sistema, como incluir, alterar, deletar. Outra vantagem é que o FireDAC acessa vários bancos e de modo direto, alguns usam DLL´s, mais a maioria é diretamente.

Tem suas vantagens em relação ao DBExpress, que também é uma ótima tecnologia. Única coisa que fico meio no receio é que a Embarcadero comprou a solução de terceiro, pode ser que fique uma tecnologia parada sem atualização.

sobre a questao de ficar "parada sem atualizacao" vc pode ficar tranquilo pq pelo q li o(s) responsaveis pelo atual firedac agora estao na embarcadero Wink
poderia me tirar so uma duvida, esse FireDAC tem suporte para o banco IbToGo (qro ver se a embarcadero esta msm esperta, rs)
*para quem n sabe ibtogo é o interbase para o ios e futuramente para android
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qui Mai 16, 2013 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Então suporte para IbToGo não vi não, pelo menos na lista de banco de dados do componente não tem.

O que a embarcadero ta apostando em banco para solução mobile é o SQlite. Inclusive o FireDAC suporta.
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Mai 17, 2013 5:19 pm    Assunto: Re: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

sei q n tem haver com o topico mas é uma informacao q acho importante compartilhar q sao os bancos/versoes suportados pelo FireDAC
http://docs.embarcadero.com/products/rad_studio/firedac/Databases.html
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Mai 20, 2013 1:42 pm    Assunto: Re: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

o pessoal que usa FireDAC me tire uma duvida por favor
se vcs criarem uma aplicacao seja em firebird, mysql, postgree ou sqlite q tenha q conectar em um servidor remoto, o EXE vai ter q acompanhar a DLL ou n?
augusto.leao
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Mai 20, 2013 10:44 pm    Assunto: Re: FireDAC x UniDAC - Qual o melhor? Responder com Citação

cobaiaoo escreveu:
o pessoal que usa FireDAC me tire uma duvida por favor
se vcs criarem uma aplicacao seja em firebird, mysql, postgree ou sqlite q tenha q conectar em um servidor remoto, o EXE vai ter q acompanhar a DLL ou n?

Ja estou utilizando o FireDAC para FIREBIRD e MYSQL.

Perfeito
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.