|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
thiagofqz Novato

|
Enviada: Sex Mai 24, 2013 11:56 am Assunto: Conexão ao banco |
|
|
Pessoal estou com uma dúvida aqui, uso o banco Firebird, qual melhor componente para gravar informações no banco: IBTable ou IBQuery?
Para que serve o IBClientdataSet e o IBDataset?
Qual desses componentes consome menos memória? |
|
|
 |
Batera Colaborador

Registrado: Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008 Mensagens: 4899 Localização: Maringá
|
Enviada: Sex Mai 24, 2013 7:20 pm Assunto: |
|
|
Olá, Thiago.
Não tenho muita experiência com IBX, mas sei que a IBQuery não é editável, ou seja, você não consegue utilizar o comando Edit nela, por exemplo. Já o IBTable representa uma tabela do banco, portanto aceita essas operações.
Normalmente o pessoal utiliza as Queries para realizar alguma operação de alteração de dados (Update, Delete, Insert) ou até mesmo um Select para retornar algum valor que será utilizado na aplicação (como o valor máximo de um campo na tabela).
A respeito do consumo de memória, também é relativo. Você pode, por exemplo, criar uma IBQuery em tempo de execução e destruí-la após o uso.
Só não sei te dar mais detalhes sobre o IBClientDataSet e IBDataSet. Talvez a galera aqui que domina o IBX possa te ajudar melhor. |
|
|
 |
juniorpba Colaborador

Registrado: Quarta-Feira, 25 de Janeiro de 2012 Mensagens: 1690 Localização: Paranaiba - MS
|
Enviada: Sex Mai 24, 2013 10:51 pm Assunto: |
|
|
Aee Tiago blz, vou ser franco para você meu amigo ,use ibtable , porque vc poderá ter auto dominio de edição de suas tabelas , agora em relação a querys como nosso amigo batera nos disse , é apenas mesmo para visualição de dados mais servem tambem para gravar , mas meu ponto de vista serviria mesmo para atualziação de tabela , deletar ou fazer algum soma entre outros valores de tabelas _________________ "Conhece a teu inimigo e a ti mesmo e lutará 100 batalhas sem medo da derrota" |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

Registrado: Segunda-Feira, 6 de Outubro de 2003 Mensagens: 4437
|
Enviada: Sáb Mai 25, 2013 3:57 pm Assunto: |
|
|
Tá, vamos lá...vamos analisar do ponto de vista prático...
- uma TTable, independente de qual palheta de componente seja (IBX, DBX, IBO, etc...) irá carregar uma tabela no banco de dados, e manter conexão permanente com ela...sendo assim, imagine que seu banco de dados já tenha 3 anos de movimento, com uma média de 100 vendas diárias (tenho cliente que tem média de 350 vendas diárias), com 20 dias de venda por mês. Isso daria 72.000 registros em 3 anos...considerando que cada venda tenha pelo menos 3 itens (nesse cliente tenho em média 180 itens) são 216.000 mil itens. Como ao abrir o TTable ele carrega todos os registros, imagina o quanto de memória seu sistema vai usar ....
- TQuery, independente da palheta, trabalha sob demanda ou seja, você busca o que quiser. Quando você esta fazendo uma venda nova, pra que precisa todas as vendas carregadas ??? ou todos os itens vendidos ??
TTable é pra tabela temporária (se bem que eu não uso), pra quem esta aprendendo, pra você fazer um sistema pra lançar suas despesas pessoais, pra sistema de verdade, tem que ser tudo Query, em todo o sistema.
Outra coisa, imagina um sistema com 20 usuários vendendo, cada um deles carrega a tabela de produtos...como fica a atualização de produtos ??
Abraço... |
|
|
 |
sergiotucano Novato

Registrado: Domingo, 19 de Agosto de 2012 Mensagens: 87 Localização: Lorena, SP
|
Enviada: Sáb Mai 25, 2013 5:00 pm Assunto: |
|
|
Onde trabalho 90% dos códigos usam a paleta Interbase, e claro, como já foi escrito cada componente tem o seu uso.
Consultas em geral eu faço com o IBQuery, muito mais rápido do que locate em IBTable e/ou Filter.
Geralmente o IBTable fica com INSERTS E UPDATES.
OPS ! Quando o sistema é grande os mínimos detalhes fazem diferença na otimização, por isso abomino o locate !  |
|
|
 |
Batera Colaborador

Registrado: Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008 Mensagens: 4899 Localização: Maringá
|
Enviada: Sáb Mai 25, 2013 10:13 pm Assunto: |
|
|
Ótimas observações, Ghost_Rider.
Conseguiu explicar de uma maneira bem mais prática o uso de Tables e Queries. |
|
|
 |
thiagofqz Novato

|
Enviada: Dom Mai 26, 2013 2:47 pm Assunto: |
|
|
| Valeu pelas dicas, abraço |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|