|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
TheBlueMonkey Novato

|
Enviada: Ter Set 17, 2013 2:42 pm Assunto: Aluguel do seu Sistema - Qual a melhor maneira de Receber? |
|
|
Olá pessoal.
Boa tarde. Gostaria de um conselho da parte daqueles que comercializam suas aplicações. Estarei nesta semana dando inicio a comercialização de uma aplicação que venho desenvolvendo, o fato é que estou com dificuldade sobre como proceder para realizar os recebimentos.
Trata-se do seguinte, eu não vou vender minha aplicação necessariamente, vou cobrar pela implantação em treinamento, e irei alugar o sistema. Ou seja, serão cobranças mensais tendo em vista a manutenção do mesmo. Eu não quero, e nem é viável e muito menos profissional para pessoas do século 21 sair de cliente em cliente todo mês para fazer cobrança.
Obviamente que a primeira solução que me veio a cabeça foi o boleto bancário, no entanto eu não tenho conhecimento de integração bancária, e nem tempo para implementá-la agora. Claro que pensando nisso resolvi apelar para o PagSeguro, no entanto a única modalidade de ssinatura mensal que o PagSeguro oferece é via cartão de crédito. Claro que para mim tanto faz como o cliente vai realizar o pagamento uma vez que o PagSeguro me passa o dinheiro independentemente disso.
Mas vários clientes não gostaram da assinatura no cartão. Algum de vocês conhece um serviço que me possibilite realizar esta assinatura mensal via boleto, já enviando boletos mensais para os emails informados? Seria de grande ajudar ouvir sugestões sobre esta metodologia por parte de profissionais que já a praticam.
Desde já agradeço. |
|
|
 |
joemil Moderador

Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9100 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Ter Set 17, 2013 3:37 pm Assunto: |
|
|
acho q o melhor é fazer boleto e fazer a integracao de remessa/retorno
o acbr ja tem o componente acbrBoleto q permite fazer essa integracao.
e tb nao se esqueca de colocar uma data pra "bloqueio" do sistema caso o cliente nao pague a mensalidade. eu faco isso pelo site na internet, onde o sistema avisa o cliente do vencimento, e acusa caso nao ha pagto. dai o sistema trava ate q o mesmo quite os debitos (nao esqueca de colocar isso no contrato). _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
|
 |
cobaiaoo Colaborador

|
Enviada: Ter Set 17, 2013 4:51 pm Assunto: Re: Aluguel do seu Sistema - Qual a melhor maneira de Receber? |
|
|
so acho q vc se embolou um pouco com o pagseguro.... com ele vc envia a cobranca para o cliente e o cliente q decide qual o metodo de pagamento, tem boleto e cartao.... varios cartoes
se cadastra la, eles n cobram nada, so é descontado uma porcentagem qdo vc transfere o q tem na sua conta do pagseguro para sua conta pessoal
eu acho q pelo menos seria a melhor maneira para vc no momento _________________ I João 4:8 - "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." |
|
|
 |
marcosbaixista Profissional

Registrado: Quinta-Feira, 18 de Março de 2010 Mensagens: 594 Localização: Maringá/PR
|
Enviada: Ter Set 17, 2013 11:48 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo.
A melhor forma que encontrei aqui na empresa foi o envio de boleto bancário mesmo, envio via correio e via email, assim o cliente não reclama que não recebeu. Dessa forma se tem mais facilidade de protestar caso o cliente não pague e pode fazer tudo online pela sua página do banco que utiliza.
Acho que agora no início, não seria necessário você fazer um sistema pra controlar os pagamentos e recebimentos, no começo sobra tempo pra fazer os boletos, mais depois se vai precisar implementar algo, interessante que você faça no seu próprio sistema, neste que você vai comercializar, assim se faz o trabalho uma só vez e atende você internamente como seus clientes. |
|
|
 |
TheBlueMonkey Novato

|
Enviada: Seg Set 23, 2013 1:50 pm Assunto: Re: Aluguel do seu Sistema - Qual a melhor maneira de Receber? |
|
|
| cobaiaoo escreveu: | so acho q vc se embolou um pouco com o pagseguro.... com ele vc envia a cobranca para o cliente e o cliente q decide qual o metodo de pagamento, tem boleto e cartao.... varios cartoes
se cadastra la, eles n cobram nada, so é descontado uma porcentagem qdo vc transfere o q tem na sua conta do pagseguro para sua conta pessoal
eu acho q pelo menos seria a melhor maneira para vc no momento |
Amigo obrigado pela resposta. Mas eu analisei sim o PagSeguro, e achei interessante. O problema é que para assinaturas mensais (recorrentes) o PagSeguro apenas disponibiliza modalidade de cartão de crédito. O que para alguns de meus cliente é incômodo pois preferem boleto.
| marcosbaixista escreveu: | Olá amigo.
A melhor forma que encontrei aqui na empresa foi o envio de boleto bancário mesmo, envio via correio e via email, assim o cliente não reclama que não recebeu. Dessa forma se tem mais facilidade de protestar caso o cliente não pague e pode fazer tudo online pela sua página do banco que utiliza.
Acho que agora no início, não seria necessário você fazer um sistema pra controlar os pagamentos e recebimentos, no começo sobra tempo pra fazer os boletos, mais depois se vai precisar implementar algo, interessante que você faça no seu próprio sistema, neste que você vai comercializar, assim se faz o trabalho uma só vez e atende você internamente como seus clientes. |
Obrigado pela dica Marcos.
De fato no momento minha preocupação maior mesmo é fazer com que o cliente receba e que eu possa ser notificado, assim eu possa gerar uma nova chave de licença para o período seguinte.Uma sugestão que me foi apresentada em outro forúm e que achei interessante, incusive a que pretendo usar é a de um serviço chamado Moip.
É uma proposta similar ao PagSeguro, no entanto ele me permite que eu cadastre o cliente, e determine por quanto tempo ele irá receber o boleto, por correio e email. Assim como ele está cadastrado esse serviço cuida dos retornos de remessa para mim.Não é o ideal, até mesmo porque eu tenho que implementar isso no sistema, como você mesmo frisou. Mas no momento estou mais focado em outras partes do produto e estou um pouco sem tempo.
A quem possa interessa e quiser analisar segue o link:
https://site.moip.com.br/
Muito obrigado a vocês pelas dicas e boa vontade. |
|
|
 |
faccruz Colaborador

|
Enviada: Seg Set 23, 2013 2:01 pm Assunto: |
|
|
Interessante esse site, mas como vc vai saber que o cliente pagou?
É enviado boleto ao cliente?
Vc já implantou no seu sistema? _________________ Facc System - Sistemas para Computador |
|
|
 |
snoopygeek Novato

Registrado: Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2010 Mensagens: 33 Localização: Goianira
|
Enviada: Seg Set 23, 2013 2:04 pm Assunto: |
|
|
| joemil escreveu: | acho q o melhor é fazer boleto e fazer a integracao de remessa/retorno
e tb nao se esqueca de colocar uma data pra "bloqueio" do sistema caso o cliente nao pague a mensalidade. eu faco isso pelo site na internet, onde o sistema avisa o cliente do vencimento, e acusa caso nao ha pagto. dai o sistema trava ate q o mesmo quite os debitos (nao esqueca de colocar isso no contrato). |
Boa tarde Colegas,
Cuidado com essa prática! Se você tem muitos clientes remotos (outras cidades por exemplo) e você não tiver um nível de relacionamento bom com seu cliente, ele pode alegar prejuízos pois essa prática não é de toda legal. Os dados são de propriedade do cliente e no máximo você poderá suspender o suporte mas não o acesso ao dados.
Palavras da minha assessoria jurídica. _________________ Snoopygeek
----------------------------------------------------------
Desenvolvedor Freelancer - Web/Desktop/Mobile
Tecnologias: Delphi / Lazarus / Cobol / Php-Ajax |
|
|
 |
faccruz Colaborador

|
Enviada: Seg Set 23, 2013 2:14 pm Assunto: |
|
|
| snoopygeek escreveu: |
Boa tarde Colegas,
Cuidado com essa prática! Se você tem muitos clientes remotos (outras cidades por exemplo) e você não tiver um nível de relacionamento bom com seu cliente, ele pode alegar prejuízos pois essa prática não é de toda legal. Os dados são de propriedade do cliente e no máximo você poderá suspender o suporte mas não o acesso ao dados.
Palavras da minha assessoria jurídica. |
Obrigado pela informação snoopygeek
Levando em consideração a essa informação, a melhor forma então é vender o sistema (valor mais alto) e cobrar somente o suporte, quando necessário _________________ Facc System - Sistemas para Computador |
|
|
 |
snoopygeek Novato

Registrado: Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2010 Mensagens: 33 Localização: Goianira
|
Enviada: Seg Set 23, 2013 2:51 pm Assunto: |
|
|
| faccruz escreveu: | | snoopygeek escreveu: |
Boa tarde Colegas,
Obrigado pela informação snoopygeek
Levando em consideração a essa informação, a melhor forma então é vender o sistema (valor mais alto) e cobrar somente o suporte, quando necessário |
Saudações nobre colega,
Cada caso é um caso.
Software não é produto. No BRASIL, software obedece as regras da lei de direitos autorais. Muitos clientes desconhecem esse detalhe e acham que programa de computador é um produto igual a uma impressora.
Sempre deixe bem claro para o seu cliente que você está Licenciando o uso de um programa de computador. Você está permitindo que ele utilize um programa criado por você mediante condições especificadas em um instrumento contratual e sob o pagamento de uma taxa de licenciamento, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.
Eu cobro uma taxa mensal dos meus clientes. Aqueles que não querem, eu cobro o licenciamento anual.
Em ambas as modalidade de cobrança, o contrato da direito a suporte via Logmein, e-mail e telefone durante o horário comercial, além de atualizações a cada 3 meses. Algumas dessas atualizações são cobradas, outras não tem custo para o cliente.
E assim vou levando a vida.
Forte abraço. _________________ Snoopygeek
|
|
 |
TheBlueMonkey Novato

|
Enviada: Seg Set 23, 2013 3:09 pm Assunto: |
|
|
| snoopygeek escreveu: | | joemil escreveu: | acho q o melhor é fazer boleto e fazer a integracao de remessa/retorno
e tb nao se esqueca de colocar uma data pra "bloqueio" do sistema caso o cliente nao pague a mensalidade. eu faco isso pelo site na internet, onde o sistema avisa o cliente do vencimento, e acusa caso nao ha pagto. dai o sistema trava ate q o mesmo quite os debitos (nao esqueca de colocar isso no contrato). |
Boa tarde Colegas,
Olá snoopygeek. Obrigado pelas informações. Mas o fato é que na realidade eu não planejo vender meu sistema necessariamente. Eu planejo alugar. A o valor inicial, que a princípio pode ser interpretado como valor de venda nada mais passa do que o serviço de implantação do sistema no cliente. Eu conheço várias empresas (grandes inclusive) que trabalham com esta metodologia.
Eu não pretendo me apoderar das informações do cliente. Mas eu considero como sendo do cliente apenas a sua base de dados. Eu mesmo irei instalar o SQL Server Express como SGBD nos clientes. Caso o cliente não mantenha o acordo referente as mensalidades eu me sinto no direito de bloquear o acesso do mesmo ao sistema.
Claro que o mesmo pode continuar tento acesso a sua base de dados, ou como o mesmo não terá conhecimento técnico para tal posso até mesmo exportar essas informações para um arquivo do Excel a fim de que ele continue tendo acesso as suas informações. Mas uma vez que eu tenha claramente estipulado em contrato as consequências do não pagamento das mensalidades do aluguel do sistema acho que o cliente não tem muito o que recorrer.
Veja como exemplo os serviços de hospedagem de websites. Uma vez que você para de pagar você deixa de ter acesso ao serviço, claro que você pode pegar suas informações antes de apagarem, mas vejo um paralelo aí.
Não quero que você entenda como estando contestando sua assessoria jurídica. Mas tendo tudo isso em mente gostaria de sua opinião.
Eu realmente posso ter problemas nestes termos? Desde já agradeço. |
|
|
 |
snoopygeek Novato

|
Enviada: Seg Set 23, 2013 3:40 pm Assunto: |
|
|
| TheBlueMonkey escreveu: | | snoopygeek escreveu: | | joemil escreveu: | acho q o melhor é fazer boleto e fazer a integracao de remessa/retorno
Boa tarde Colegas,
Olá snoopygeek. Obrigado pelas informações. Mas o fato é que na realidade eu não planejo vender meu sistema necessariamente. Eu planejo alugar. A o valor inicial, que a princípio pode ser interpretado como valor de venda nada mais passa do que o serviço de implantação do sistema no cliente. Eu conheço várias empresas (grandes inclusive) que trabalham com esta metodologia.
Eu não pretendo me apoderar das informações do cliente. Mas eu considero como sendo do cliente apenas a sua base de dados. Eu mesmo irei instalar o SQL Server Express como SGBD nos clientes. Caso o cliente não mantenha o acordo referente as mensalidades eu me sinto no direito de bloquear o acesso do mesmo ao sistema.
Claro que o mesmo pode continuar tento acesso a sua base de dados, ou como o mesmo não terá conhecimento técnico para tal posso até mesmo exportar essas informações para um arquivo do Excel a fim de que ele continue tendo acesso as suas informações. Mas uma vez que eu tenha claramente estipulado em contrato as consequências do não pagamento das mensalidades do aluguel do sistema acho que o cliente não tem muito o que recorrer.
Veja como exemplo os serviços de hospedagem de websites. Uma vez que você para de pagar você deixa de ter acesso ao serviço, claro que você pode pegar suas informações antes de apagarem, mas vejo um paralelo aí.
Não quero que você entenda como estando contestando sua assessoria jurídica. Mas tendo tudo isso em mente gostaria de sua opinião.
Eu realmente posso ter problemas nestes termos? Desde já agradeço. |
Olá nobre colega,
Sim ! Você pode ter problemas.
Não é via de regra, mas se algum cliente mais esclarecido tiver o suporte de um advogado habilidoso, você pode ser acionado pela alegação de que "privou o cliente de informações financeiras importantes para o bom funcionamento de seu estabelecimento".
Por exemplo: Vamos supor que você bloqueou o acesso ao sistema por falta de pagamento. Se o cliente depender de informações financeiras cruciais para a quitação de um débito importante ou precisar de um levantamento de seus ativos circulantes (contas a receber por exemplo) e a "Única forma de acesso for o teu sistema", você pode ter problemas. Se o cliente se sentir prejudicado pelo fato de você ter bloqueado o acesso ao sistema, mesmo que por falta de pagamento, ele pode te acionar.
Não sou advogado, mas até onde eu sei existem as famosas "brechas jurídicas" que permitem que o advogado possa montar um defesa ou uma peça tão eficiente, que o juiz pode entender que o valor que ele paga a você é insignificante perante o prejuízo que ele teve por não poder acessar uma base de clientes por exemplo.
Por todas essas, eu nunca bloqueio o sistema. O que eu faço?
Como a atualização do meu sistema é feita automaticamente e por FTP, em meu webservice de atualização eu controlo quem está inadimplente ou não. Caso o cliente esteja inadimplente, o comportamento do sistema muda. Já não aparece mais o logomarca da empresa no papel de parede, eu habilito um panel com banners de aviso em vermelho bem destacado (sim, é isso mesmo que você leu... a tela principal dele vai ficar cheia de banners).
Em todo caso, eu sugiro sempre procurar manter uma relação com seu cliente que, se possível, ultrapasse as barreiras dos teclados.
Eu por exemplo, já viajei 870 km mais ou menos, para conhecer um cliente pessoalmente. Antes eu pensava em deixar tudo automatizado pelo site: O próprio cliente baixava o aplicativo, testava e caso gostasse, faria o depósito do valor na minha conta e eu habilitaria o sistema para ele.
Não utilizo mais isso. Se o cliente tiver interesse, ele tem que entrar em contato via telefone comigo e, caso for necessário, eu mesmo vou até o cliente conhece-lo antes de instalar qualquer coisa para ele.
Sugiro que você compre um livro que, na minha humilde opinião, deveria estar em toda estante de todo programador ou software-house. Chama-se "Proteção Jurídica de Software".
Depois que você ler esse livro, você vai aprender a se proteger dos famosos "clientes malas", pois acredite: é o que mais tem por ai.
Forte abraço a todos. _________________ Snoopygeek
|
|
 |
TheBlueMonkey Novato

|
Enviada: Seg Set 23, 2013 7:56 pm Assunto: |
|
|
Snoopygeek, meus sinceros agradecimentos por compartilhar um pouco da sua experiência. Levarei estas informações em consideração no momento de implementar as soluções de proteção do meu software. Alguns avisos e algumas "nag screens" para acessar algumas funcionalidades já estão em minha mente. rs
Muito obrigado. |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|