Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
MaiconDutra Novato
|
Enviada: Seg Fev 03, 2014 4:04 pm Assunto: Dúvida form centralizado [Resolvido] |
|
|
Estou tentando colocar meus formulários centralizados na tela, mas nas propriedades do Object Inspector, não tem a opção position, alguém sabe como deixar centralizado sem ser pelo position?
Agradeço
Editado pela última vez por MaiconDutra em Ter Fev 04, 2014 2:54 pm, num total de 1 vez |
|
|
|
oneshotbr Colaborador
Registrado: Quarta-Feira, 6 de Mai de 2009 Mensagens: 1948 Localização: Taubaté - SP
|
Enviada: Seg Fev 03, 2014 4:13 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Estou tentando colocar meus formulários centralizados na tela, mas nas propriedades do Object Inspector, não tem a opção position, alguém sabe como deixar centralizado sem ser pelo position?
Agradeço |
Porque não pode ser pelo position? _________________ AMD Phenom II X4 960T 3.00 GHz - 8 GB DDR III - HD 1000 GB SATA - GeForce GTX 650 TI GDDR 5 - Monitor 21,5" Full HD - Kubuntu 14.04 + Windows 7 Professional x64. |
|
|
|
MaiconDutra Novato
|
Enviada: Seg Fev 03, 2014 4:17 pm Assunto: |
|
|
Poderia ser, mas na propriedade do Object Inspector, não tem a opção position. |
|
|
|
AndersonWorkInfo Aprendiz
Registrado: Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2013 Mensagens: 222 Localização: Belém - Pará
|
Enviada: Seg Fev 03, 2014 7:00 pm Assunto: |
|
|
Cara é claro que tem, coloca a opção poDesktopCenter
Propriedade POSITION do formulário. _________________ COLOQUE SEMPRE [RESOLVIDO] NO SEU TÓPICO |
|
|
|
strak2012 Colaborador
Registrado: Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2014 Mensagens: 1518 Localização: Maceió - AL
|
Enviada: Seg Fev 03, 2014 7:08 pm Assunto: |
|
|
Não tem a opção position? acho muito difícil isso.
Certifique que selecionou o formulário, pois você pode estar com outro componente selecionado e por isso a falta do position no Object Inspector.
Para facilitar o processo, acima do Object Inspector, você tem o Structure selecione o formulário a partir dele e depois volte a procurar o position em Object Inspector sem sombra de duvida que assim vai conseguir. |
|
|
|
MaiconDutra Novato
|
|
|
|
Registrado: Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2013 Mensagens: 222 Localização: Belém - Pará
|
Enviada: Ter Fev 04, 2014 10:42 am Assunto: |
|
|
Qual a versão desse teu Delphi?
Deve ser versão muito antiga.
Cara... já que não tem position então define como antigamente, faz uma função que defina pra você o Left e Top do Form para determinar a posição do formulário iniciar, mas sugiro que você carregue essas informações de um arquivo ini ou txt porque se você pegar um cliente com uma tela maior do que você desenvolveu o sistema vai ficar fora do lugar, você terá que configurar isso, ai é melhor mexer num arquivo txt ou ini do que abrir o codigo fonte e etc...
Form1.Left := 500;
Form1.top := 300;
Vai trocando que vai ficando na posição que você quiser, assim já resolve, ai vc faz uma função e inicia ela em todos os forms no evento on show.
Espero ter ajudado de alguma forma, se ainda não quiser assim avisa pra gente continuar te ajudando.
Abraço.
_________________ COLOQUE SEMPRE [RESOLVIDO] NO SEU TÓPICO |
|
|
|
MaiconDutra Novato
|
Enviada: Ter Fev 04, 2014 2:26 pm Assunto: |
|
|
Fui atrás e é o seguinte, eu trabalho com o Delphi 6, mas foi criado um frame no Delphi 2 e sabe Deus porque ainda utilizam este frame, por isso não tinha a propriedade POSITION, e pra variar o frame não permite que você altere isso através do (Form1.Left := 500; Form1.top := 300;), tive que ir no frame pra modificar, lá existe uma função para este fim.
Agradeço a todos pelas respostas. |
|
|
|
strak2012 Colaborador
Registrado: Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2014 Mensagens: 1518 Localização: Maceió - AL
|
Enviada: Ter Fev 04, 2014 2:37 pm Assunto: |
|
|
Acredito que isso que você tem selecionado na imagem não seja um formulário pois vejo propriedades tais como CampoEscrita1, CampoEscrita2, assim sendo isso me parecer ser um TFrame e não um TForm.
Contudo se for realmente um formulado você pode centralizar usando o left, top, Width e Height o mecanismo de centraliza-lo no desktop simples.
Código: |
//No evento onshow coloque as linhas de comando
formulario.Left :=(screen.Width-formulario.Width) div 2 ; // centraliza horizontalmente
formulario.top := (screen.Height-formulario.Height) div 2; // centraliza verticalmente
|
screen é uma variável do tipo TScreen que já estar declarada na unit Forms.pas, com ela você pode saber a altura e largura do desktop. |
|
|
|
strak2012 Colaborador
|
Enviada: Ter Fev 04, 2014 2:41 pm Assunto: |
|
|
Olha o Tframe quando é usado é usado em cima de um Tform como que um Tpanel, só precisa achar este Tform e centraliza-lo isso já bastaria. |
|
|
|
MaiconDutra Novato
|
Enviada: Ter Fev 04, 2014 2:53 pm Assunto: |
|
|
strak2012 escreveu: | Olha o Tframe quando é usado é usado em cima de um Tform como que um Tpanel, só precisa achar este Tform e centraliza-lo isso já bastaria. |
Valwww fera foi isso mesmo hera um Tframe, ai foi só achar o Tform e pimba lá estava.
agradeço mesmo a todos, to aprendendo muito aqui no fórum. |
|
|
|
|
Enviada: Ter Fev 04, 2014 7:58 pm Assunto: |
|
|
huahhauhaua, cara eu desconfiei mas não acreditei em meus olhos como o colega que teve a percepção apurada. rsrsrs falow.
Vivendo e aprendendo.
Abraço.
MaiconDutra escreveu: | strak2012 escreveu: | Olha o Tframe quando é usado é usado em cima de um Tform como que um Tpanel, só precisa achar este Tform e centraliza-lo isso já bastaria. |
Valwww fera foi isso mesmo hera um Tframe, ai foi só achar o Tform e pimba lá estava.
agradeço mesmo a todos, to aprendendo muito aqui no fórum. |
_________________ COLOQUE SEMPRE [RESOLVIDO] NO SEU TÓPICO |
|
|
|
marcieldeg Colaborador
Registrado: Terça-Feira, 5 de Abril de 2011 Mensagens: 1054 Localização: Vitória - ES
|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 12:26 pm Assunto: |
|
|
Só comentando: poDesktopCenter pode dar problemas em máquinas com dois monitores. Eu costumo usar poScreenCenter ou poOwnerFormCenter. |
|
|
|
Jonatan500 Colaborador
Registrado: Sábado, 8 de Janeiro de 2011 Mensagens: 1064 Localização: Palmas/TO
|
Enviada: Qui Fev 06, 2014 2:30 pm Assunto: |
|
|
tambem uso poScreenCenter _________________ "NESCIS QUIA EGO SUM PROGRAMMATOR"
#DelphiPower |
|