|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
will_pacini Aprendiz

|
Enviada: Qui Jul 10, 2014 10:58 am Assunto: Começando no Delphi, estágio ou tentar na raça? |
|
|
Olá,
Estou entrando na área de TI, estou cursando superior em Analise e Des. de Sistemas, vou para o Segundo semestre,
Antes do superior fiz um curso da Embarcadero em SP,
Trabalho em uma software house, trabalhamos com sistema PDV, tudo em clipper,
Fiz o curso Delphi com intenção de atualizar o nosso sistema e quem sabe conseguir uma sociedade ou algo parecido, fiz vários projetos de sistemas mas nenhum consegui finalizar, tenho muita dificuldade principalmente na parte de relacionamento com o banco de dados. Estou usando Firebird 2.5.
Hoje minha posição na empresa é boa, meu salário é bom, meus benefícios, tenho tempo para tentar criar meus projetos mas falta a pratica, já li diversas apostilas, vídeos mas parece que a coisa não entra.
Pensei em fazer algum estágio voltado em Delphi,
Gostaria da opinião dos veteranos, como vocês aprenderam? Foi na raça ou com estágio ou algo do gênero? Estágio realmente ensina?
Não me importaria em não receber nada pelo estágio, só queria aprender, ter uma boa prática e um bom desenvolvimento.
Abraços. |
|
|
 |
alewbpr Aprendiz

Registrado: Quinta-Feira, 8 de Março de 2012 Mensagens: 157 Localização: São Paulo, SP
|
Enviada: Qui Jul 10, 2014 11:04 am Assunto: Re: Começando no Delphi, estágio ou tentar na raça? |
|
|
will_pacini escreveu: | Olá,
Estou entrando na área de TI, estou cursando superior em Analise e Des. de Sistemas, vou para o Segundo semestre,
Fiz o curso Delphi com intenção de atualizar o nosso sistema e quem sabe conseguir uma sociedade ou algo parecido, fiz vários projetos de sistemas mas nenhum consegui finalizar, tenho muita dificuldade principalmente na parte de relacionamento com o banco de dados. Estou usando Firebird 2.5.
Hoje minha posição na empresa é boa, meu salário é bom, meus benefícios, tenho tempo para tentar criar meus projetos mas falta a pratica, já li diversas apostilas, vídeos mas parece que a coisa não entra.
Gostaria da opinião dos veteranos, como vocês aprenderam? Foi na raça ou com estágio ou algo do gênero? Estágio realmente ensina?
Não me importaria em não receber nada pelo estágio, só queria aprender, ter uma boa prática e um bom desenvolvimento.
Abraços. |
Amigo, eu aprendi na raça, desenvolvendo meus softwares e depois arrumei um emprego em uma software house e ai fui aprimorando meus conhecimentos....
eu tive dificuldade porque não sabia programar nada no início, comecei já com o delphi... você vai ter mais facilidade pois já programa em uma linguagem... então é só saber o que você precisa e procurar na net como fazer... hoje em dia tu acha tudo que precisa no google _________________ "Os pingos da chuva fazem um buraco na pedra não pela violência, mas por cair com freqüência." - Lucretius. |
|
|
 |
will_pacini Aprendiz

|
Enviada: Qui Jul 10, 2014 11:07 am Assunto: Re: Começando no Delphi, estágio ou tentar na raça? |
|
|
alewbpr escreveu: | will_pacini escreveu: | Olá,
Abraços. |
Amigo, eu aprendi na raça, desenvolvendo meus softwares e depois arrumei um emprego em uma software house e ai fui aprimorando meus conhecimentos....
eu tive dificuldade porque não sabia programar nada no início, comecei já com o delphi... você vai ter mais facilidade pois já programa em uma linguagem... então é só saber o que você precisa e procurar na net como fazer... hoje em dia tu acha tudo que precisa no google |
Então, eu não programo em clipper, sou o "analista" mas não faço nada relacionado a programar, faço alguma coisa no banco de dados dbase mas nada muito grande,
Acho que com estágio seria muito mais fácil mas a condição $$$ não deixa..rs
Casado, dois filhos para criar. |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

Registrado: Segunda-Feira, 6 de Outubro de 2003 Mensagens: 4437
|
Enviada: Sex Jul 11, 2014 3:40 pm Assunto: |
|
|
Cara, se apenha com teoria, o estagio não ajuda em nada...vai ter que melhorar sua teoria para então partir pra pratica.. |
|
|
 |
will_pacini Aprendiz

|
Enviada: Sex Jul 11, 2014 4:01 pm Assunto: |
|
|
Ghost_Rider escreveu: | Cara, se apenha com teoria, o estagio não ajuda em nada...vai ter que melhorar sua teoria para então partir pra pratica.. |
Legal, acho que é isso mesmo o que vou fazer,
Para ver meu nível de dificuldade, no meu cadastro de cliente, consegui fazer a inclusão no banco bonitinha, ainda vou implementar o auto incremento da chave primaria, mas já é um começo, agora o que eu estou apanhando é no consulta, fiz uma consulta por código, funcionou legal.
Agora consultar pelo nome do cliente, até que vai mas na minha tela de consulta por nome, tenho um labeledit e um dbgrid, eu lembro que no treinamento que fiz tinha opção de ir digitando as letras do edit e automaticamente ir aparecendo no grid os nomes que possuem essas letras digitadas,
Deu certo mas ao abrir a tela consulta, meu dbgrid mostra todos os cadastros de uma vez só.
Isso pois no evento onchange do edit, eu coloquei para abrir o meu clietdataset, se eu não fizer isso meu datasource não funciona... |
|
|
 |
okama Novato

|
Enviada: Qua Set 03, 2014 12:13 pm Assunto: Help |
|
|
Fala will_pacini,
encontrei seu post agora, como está seu progresso?
Sou programador desde 1995, programei em clipper e Delphi desde a versão 2. Se precisar de ajuda mande um e-mail: tecnobytecorp@gmail.com
Att.
Okama |
|
|
 |
joemil Moderador

Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9100 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Qua Set 03, 2014 12:21 pm Assunto: |
|
|
tb aprendi na raca: Basic (8 Bits), DBase III+, Clipper, parti pro VB mas nao gostei e comecei com Delphi ate hj, tb algumas coisas em HTML, PHP, C#, Java, mas tudo na raca.
o problema de aprender "na unha" é a curva de apredizado, q pode se tornar mto longa, mas com ajuda de livros, tutoriais, fica mais facil (na minha epoca nem internet existia hehehe - mal tinhamos BBS - alguem lembra disso??? kakaka)
mas forca de vontade é o principal, e nos do forum estamos aqui pra ajudar.
qq duvida, so postar.
boa sorte _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
|
 |
will_pacini Aprendiz

|
Enviada: Qua Set 03, 2014 2:16 pm Assunto: |
|
|
Respondendo a todos,
É bem complicado ir na raça mesmo, o aprendizado é lento, os erros são enormes, e muitas vezes fico um bom tempo para resolver algo simples.
Estou com um projetinho de apenas um cadastro de cliente, fiquei 1 semana pesquisando como é que se distribui um aplicativo depois de pronto, e finalmente consegui.
Agora estou pesquisando sobre relacionamento entre tabelas, preciso buscar informações de duas tabelas distintas do banco e salvar essas informações em uma terceira tabela.
Está bem complicado essa parte.
Ser pequeno é ruim pois temos que ser analista, programador, dba, tudo de uma vez.
Abraços |
|
|
 |
okama Novato

|
Enviada: Qua Set 03, 2014 4:33 pm Assunto: |
|
|
will_pacini escreveu: | Respondendo a todos,
É bem complicado ir na raça mesmo, o aprendizado é lento, os erros são enormes, e muitas vezes fico um bom tempo para resolver algo simples.
Estou com um projetinho de apenas um cadastro de cliente, fiquei 1 semana pesquisando como é que se distribui um aplicativo depois de pronto, e finalmente consegui.
Agora estou pesquisando sobre relacionamento entre tabelas, preciso buscar informações de duas tabelas distintas do banco e salvar essas informações em uma terceira tabela.
Está bem complicado essa parte.
Ser pequeno é ruim pois temos que ser analista, programador, dba, tudo de uma vez.
Abraços |
bom, pelo que vi você usa Firebird (*) então vamos lá
comando SQL:
Código: | Select A.*, B.* from TabelaA as A
left join TabelaB as B on A.campo = B.Campo |
aqui você junta duas tabelas distintas desde que elas tenham um campo em comum para o relacionamento
Ex.
Tabela Cliente
campo: codigo integer <--
campo: nome varchar(60)
Tabela Compras
campo: codigoCompra integer,
campo: codigoCliente integer <--
campo: nomeProduto varchar(60)
o resultado é
0005, Nome do Cliente, 0001, 0005, Nome do Produto
(*) eu optei por MSSQL Server Express, gratuito, rápido, database até 4gb, escalável e fácil manutenção. |
|
|
 |
JonasB Aprendiz

|
Enviada: Sex Set 05, 2014 7:39 am Assunto: |
|
|
Também comecei na raça, só aqui com a galera do Active aprendi muito.
Estou iniciando um sistema do 0, ainda estou na parte dos cadastros, se precisar de ajuda em algo.. |
|
|
 |
will_pacini Aprendiz

|
Enviada: Ter Set 09, 2014 2:26 pm Assunto: |
|
|
Legal, obrigado pelas dicas, e desculpe pela demora em responder, estou numa correria tremenda...
Eu acho que fiz errado então, eu tenho um cadastro de cliente, e outro formulário para registro, minha intenção inicial é fazer um sistema para registro de atendimento.
Aqui interno mesmo, coisa básica, nessa tela de registro o usuário pesquisará o cliente por nome ou numero de telefone, possui um edit com a data atual e um edit que criará o cod. do registro após ele ser salvo...
existe um DBmemo para o usuário salvar as anotações do contato, e umas perfumarias...
pois bem, para pesquisar a tabela de cliente e a tabela de registro eu estava utilizando dois dataSource e estou vendo que posso fazer tudo isso utilizando um, usando o comando join...
Agora para salvar os registros em tabelas diferentes eu também posso utilizar o join?
Confuso não?
Estou percebendo que preciso estudar join...rs |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|