ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Dúvida sobre emprego de programador

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
sanmendes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Mai 28, 2015 1:55 pm    Assunto: Dúvida sobre emprego de programador Responder com Citação

Olá pessoal,

Há alguns anos venho estudando programação e banco de dados sozinho. Posso dizer que aprendi muita coisa através de livros e pesquisas pelo google e fóruns. Desde lógica de programação, a várias linguagens e banco de dados.

Eu já estou com 31 anos e nunca trabalhei como programador. Nunca fiz faculdade na área. Gostaria de saber se eu procurar emprego em alguma empresa eu teria alguma chance.

Consigo desenvolver em várias linguagens, não só em Delphi, mas em C#, Python, Java, e posso me adaptar fácilmente a qualquer outra linguagem (desde que não seja funcional ou de baixo nível).

Podem me dizer se é obrigatório ter faculdade para entrar em alguma empresa nesta área e se posso ter alguma chance por ter aprendido sozinho?

Mesmo que seja muito difícil para mim, por eu não ter faculdade e já estar com 31 anos, vou continuar estudando sozinho porque gosto muito de programar e pretendo trabalhar com um amigo, mas gostaria que me sanassem esta duvida. VLW

Editado pela última vez por sanmendes em Qua Jul 22, 2015 1:52 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Mai 28, 2015 2:08 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema não é estudar sozinho ou não ter faculdade, a questão ai é experiencia...

Aprender sozinho e estudar sozinho são coisas boas, você aprende a utilizar componentes, aprende a usar o banco, mas e sua pratica ??

Mexer com uma base de dados com 1 mil registros é uma coisa, e com 100 milhões de registros ??? Bancos com gigas de tamanho ???
Uma coisa é pensar num programa e colocar pra rodar, outra é pegar esse programa, colocar em 100 clientes e surgir uma duzia de modificações...

Então, não vejo a questão aprender sozinho como fator determinante, acho que o fator experiencia conta mais...
sanmendes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Mai 28, 2015 2:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Ghost_Rider escreveu:
O problema não é estudar sozinho ou não ter faculdade, a questão ai é experiencia...

Aprender sozinho e estudar sozinho são coisas boas, você aprende a utilizar componentes, aprende a usar o banco, mas e sua pratica ??

Mexer com uma base de dados com 1 mil registros é uma coisa, e com 100 milhões de registros ??? Bancos com gigas de tamanho ???
Uma coisa é pensar num programa e colocar pra rodar, outra é pegar esse programa, colocar em 100 clientes e surgir uma duzia de modificações...

Então, não vejo a questão aprender sozinho como fator determinante, acho que o fator experiencia conta mais...

Obrigado pela resposta!

Entendi... Mas ainda assim tenho uma outra dúvida.

Meu amigo trabalha com Delphi a mais de 15 anos, ele tem muitos clientes, mas trabalha por conta própria. Se eu trabalhar com ele por alguns anos, vou adquirir essa experiência suficiente para ter chance de arrumar emprego em alguma empresa?

E mais uma pergunta: o que é necessário para ter uma certificação no Delphi? É obrigatório ter curso superior?

Vi numa página que um dos requisitos era ter dois anos de experiência com Delphi, como eu poderia provar isso? Através de carteira de trabalho?

VLW!
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sex Mai 29, 2015 8:04 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Meu amigo trabalha com Delphi a mais de 15 anos, ele tem muitos clientes, mas trabalha por conta própria. Se eu trabalhar com ele por alguns anos, vou adquirir essa experiência suficiente para ter chance de arrumar emprego em alguma empresa?

a experiencia sempre é bem vinda. e estude tb sobre padroes de projetos

Citação:
E mais uma pergunta: o que é necessário para ter uma certificação no Delphi? É obrigatório ter curso superior?
a certificacao nao é obrigatoria, mas ajuda bastante. pra fazer a certificacao nao precisa ter curso superior, basta ir a uma empresa conveniada e fazer a prova. nao sei qto custa, mas é bom se preparar. na revista active delphi sempre tinha algumas perguntas (simulado) semelhante as q seriam aplicadas na certificacao.

Citação:
Vi numa página que um dos requisitos era ter dois anos de experiência com Delphi, como eu poderia provar isso? Através de carteira de trabalho?
requisitos para q? certificacao?
sanmendes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mai 29, 2015 10:43 am    Assunto: Responder com Citação

joemil escreveu:
Citação:

Citação:
a certificacao nao é obrigatoria, mas ajuda bastante. pra fazer a certificacao nao precisa ter curso superior, basta ir a uma empresa conveniada e fazer a prova. nao sei qto custa, mas é bom se preparar. na revista active delphi sempre tinha algumas perguntas (simulado) semelhante as q seriam aplicadas na certificacao.

Citação:

Obrigado pelos esclarecimentos joemil.

Isso mesmo, vi numa página que um dos requisitos para tirar a certificação Delphi era ter dois anos de experiência com a linguagem. Queria saber como provar essa experiência, se é por carteira de trabalho.

Tenho interesse em estudar mais para tirar essa certificação, pois nesta área de programação não tenho nada no currículo, nem se quer um curso técnico.
pestana
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Mai 29, 2015 10:50 am    Assunto: Responder com Citação

sanmendes escreveu:
joemil escreveu:
Citação:

Citação:

Citação:

Obrigado pelos esclarecimentos joemil.

Isso mesmo, vi numa página que um dos requisitos para tirar a certificação Delphi era ter dois anos de experiência com a linguagem. Queria saber como provar essa experiência, se é por carteira de trabalho.

Tenho interesse em estudar mais para tirar essa certificação, pois nesta área de programação não tenho nada no currículo, nem se quer um curso técnico.

Eu não entendi, não sei o que se trata desta anuncio, será que não é uma oportunidade para ministrar aulas? Rolling Eyes
pestana
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Mai 29, 2015 10:51 am    Assunto: Responder com Citação

Como já foi dito estudar sozinho é bom e faz parte até mesmo dos profissionais que tem x anos de experiência, porque nem sempre temos oportunidade/tempo de ficar fazendo cursos. Mas o que leva você mais rapidamente ao mercado de trabalho é a experiência junto com a ética.

Você poderia fazer o seguinte:

1 - Se você não tem condições de investir em uma faculdade, então procure um bom curso, p.ex: uma certificação da Embarcadero.
2 - Você disse que tem uma amigo que trabalha por conta própria a 15 anos, isso poderia ser uma oportunidade para que você consiga entrar no mercado de trabalho. Comece trabalhando com ele e se dedique o máximo possível para ganhar experiência.
3 - E por fim, nunca deixa de estudar (mesmo que seja sozinho) tudo que envolve o ambiente de desenvolvimento, linguagem object pascal, modelagem de dados, banco de dados, documentação e vários outras assuntos desta área....

A questão da idade não tem nada haver, você ainda é novo! Quando eu estava na faculdade tinha "pessoas" na sala de aula com mais ou menos 38 anos.
sanmendes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Jun 13, 2015 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação

pestana escreveu:
Como já foi dito estudar sozinho é bom e faz parte até mesmo dos profissionais que tem x anos de experiência, porque nem sempre temos oportunidade/tempo de ficar fazendo cursos. Mas o que leva você mais rapidamente ao mercado de trabalho é a experiência junto com a ética.

Você poderia fazer o seguinte:

1 - Se você não tem condições de investir em uma faculdade, então procure um bom curso, p.ex: uma certificação da Embarcadero.
2 - Você disse que tem uma amigo que trabalha por conta própria a 15 anos, isso poderia ser uma oportunidade para que você consiga entrar no mercado de trabalho. Comece trabalhando com ele e se dedique o máximo possível para ganhar experiência.
3 - E por fim, nunca deixa de estudar (mesmo que seja sozinho) tudo que envolve o ambiente de desenvolvimento, linguagem object pascal, modelagem de dados, banco de dados, documentação e vários outras assuntos desta área....

A questão da idade não tem nada haver, você ainda é novo! Quando eu estava na faculdade tinha "pessoas" na sala de aula com mais ou menos 38 anos.

Obrigado pelas respostas pestana. Demorei para ver porque desta vez não recebi nenhuma notificação de nova mensagem em meu email, por isso não voltei mais aqui, achei que não tinha novas respostas.

Isso tudo que você falou me deixa mais animado, pois esforço é o que não falta aqui. Tenho aprendido muitas coisas sozinho e de tanto livro que leio sobre programação, estou meio que acostumando, mas tenho muito o que aprender ainda.

Por exemplo: não sei nada sobre como trabalhar com alocação dinâmica de memória no Delphi e uso de ponteiros. Aprendi POO mas não sei lidar com projetos. E por ai vai, mas estou aprendendo, hehe...

A minha dúvida sobre a certificação Delphi é como provar experiência de dois anos, pois vi numa página que a certificação Master era necessário ter 2 anos de experiência na linguagem. Eu não tenho interesse em dar aulas não, era só para ter alguma coisa no currículo sobre programação mesmo.

Mas é bem provável que eu nunca entre em empresa nenhuma. Vou trabalhar com meu amigo e depois, talvez eu trabalhe sozinho mesmo. Very Happy

Abraços
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2015 11:23 pm    Assunto: Responder com Citação

O Delphi me deu muitas oportunidades na vida, na época que comecei a trabalhar em empresas não tinha curso nenhum apenas fazer software em casa nas minhas horas vagas, no começo pra arrumar emprego foi muito difícil, entrei em algumas empresa que pagavam pouco e exigiam muito, mais fui me adaptando a cada empresa, fiz faculdade e me formei e sabe de uma coisa, não me ajudou em nada, o que eu consegui foi por minha experiência e força de vontade, vc ja tem experiência com algumas linguagens, acho que deve fazer como ou mete a cara e manda currículos, eles não vão te ver como um acadêmico se vc for bom vc vai ter a chance, agarre as oportunidades que aparecer, mesmo que ganhe menos que deseja, traçe uma meta e faça ao longo da sua vida. Eu fiz isso fui trabalhar de programador em empresas aos 36 anos e hoje aos 45 anos ja sou dono da minha empresa. Demorei muito pra começar, mais comecei e não me arrependo, o que foi bom pra mim foi ter mudado para Curitiba, aqui tive oportunidade para ser programador. Vai na luta colega, e boa sorte.
sanmendes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2015 1:38 am    Assunto: Responder com Citação

adriano_servitec escreveu:
O Delphi me deu muitas oportunidades na vida, na época que comecei a trabalhar em empresas não tinha curso nenhum apenas fazer software em casa nas minhas horas vagas, no começo pra arrumar emprego foi muito difícil, entrei em algumas empresa que pagavam pouco e exigiam muito, mais fui me adaptando a cada empresa, fiz faculdade e me formei e sabe de uma coisa, não me ajudou em nada, o que eu consegui foi por minha experiência e força de vontade, vc ja tem experiência com algumas linguagens, acho que deve fazer como ou mete a cara e manda currículos, eles não vão te ver como um acadêmico se vc for bom vc vai ter a chance, agarre as oportunidades que aparecer, mesmo que ganhe menos que deseja, traçe uma meta e faça ao longo da sua vida. Eu fiz isso fui trabalhar de programador em empresas aos 36 anos e hoje aos 45 anos ja sou dono da minha empresa. Demorei muito pra começar, mais comecei e não me arrependo, o que foi bom pra mim foi ter mudado para Curitiba, aqui tive oportunidade para ser programador. Vai na luta colega, e boa sorte.

Muito obrigado pela sua resposta adriano_servitec.

Bom saber disso, pois como eu já havia dito, tenho 31 anos e já me acho velho para isso. Espero que dê tudo certo para mim também, logo irei trabalhar com meu amigo. Vamos pegar firme na dupla Delphi + Firebird, enquanto isso estou aprendendo muitas coisas legais sobre a linguagem e desenvolvendo muitos apps.

Já até desenvolvi um sistema em java com o android studio para mim mesmo para me ajudar a fazer orçamento de manutenção de computadores e sistemas pelo smartphone.

Sinto que estou fazendo o que realmente gosto, espero algum dia desenvolver um bom sistema para alguma empresa.

Obrigado por contar sua história, espero que mais pessoas também compartilhe as suas.

Dificilmente farei uma faculdade por falta de tempo e recursos financeiros, e também porque tenho dificuldade em aprender quando outros me ensinam, porém quando estudo sozinho consigo aprender e este é o meu forte.

Vi teus apps no Google Play, muito show, parabéns!

Abraços colega!
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2015 9:48 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Vi teus apps no Google Play, muito show, parabéns!

Obrigado, gosto muito de desenvolver para plataforma Android, o mercado é bom, mais esta muito competitivo. Vi que vc manja de java e ja fez algo na plataforma android... isso ja é um bom começo, manda ver amigo.

Sobre fazer uma faculdade na real, nunca me pediram em nenhuma empresa que trabalhei, fiz por fazer e olha que nem me ajudou em nada. Não estou dizendo para não estudar, mais pra mim não resolveu em nada.

Cheguei a ser coordenador de equipe na época sem ter concluído a faculdade, e tinha gente ja formado la, mais a vaga foi pra mim, porque eu sempre me dediquei e isso conta muito pra empresa também.

E pra encerrar, sabe a onde eu aprendi mais sobre delphi? Foi aqi mesmo através dos meus colegas que sempre ajudaram nas minhas duvidas.
sanmendes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2015 2:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Obrigado, gosto muito de desenvolver para plataforma Android, o mercado é bom, mais esta muito competitivo. Vi que vc manja de java e ja fez algo na plataforma android... isso ja é um bom começo, manda ver amigo.

Pois é, não ficarei apenas no delphi. Também consigo programar em java, python, vb e c#. Já fiz diversos aplicativos nestas linguagens. Futuramente pretendo baixar um pouco mais o nível para um c++ e depois assembly. E desenvolver apps para android para mim é um hobby, hehe

O objetivo de fuçar em tantas linguagens é para que seja mais rápida a adaptação conforme a necessidade. Estou no delphi justamente por causa do meu amigo que só trabalha nela. Gostei muito do delphi e acho muito fácil o aprendizado da linguagem object pascal, mas se um dia eu precisar partir para outra, não terei muita dificuldade.

Citação:
Sobre fazer uma faculdade na real, nunca me pediram em nenhuma empresa que trabalhei, fiz por fazer e olha que nem me ajudou em nada. Não estou dizendo para não estudar, mais pra mim não resolveu em nada.

Cheguei a ser coordenador de equipe na época sem ter concluído a faculdade, e tinha gente ja formado la, mais a vaga foi pra mim, porque eu sempre me dediquei e isso conta muito pra empresa também.

E pra encerrar, sabe a onde eu aprendi mais sobre delphi? Foi aqi mesmo através dos meus colegas que sempre ajudaram nas minhas duvidas.

Legal! Muitas vezes pensei em fazer faculdade para entrar nesta área e isso me desanimava por ser inviável, mas percebo que muitos conseguem se virar bem mesmo não tendo formação como no caso do meu amigo que tem apenas curso técnico.

Não estou incentivando ninguém a não fazer faculdade, se eu tivesse condições acho que até faria, mas hoje penso [por causa da vários relatos] que há tanta informação na internet e bons livros que se a pessoa se dedica e consegue aprender sozinha, pode conseguir se dar bem mesmo sem graduação nesta área.

Não digo no seu caso mas muitos que fazem faculdade não aprendem direito a programar ou aprendem através de livros e fóruns porque na faculdade (pelo que andei pesquisando) trata mais sobre teoria em torno de lógica de programação, estrutura de dados, algoritmos, análise e projeto, banco de dados e IA. Nenhuma linguagem é ensinada com profundidade, por isso a maioria acaba sabendo pouco.

Estas matérias são fundamentais e auxiliam no desenvolvimento de software de qualidade em qualquer linguagem. A questão é que estas matérias não são difíceis de aprende-las e a pessoa consegue aprender sozinha assim como aprende a usar uma linguagem (exceção de estrutura de dados e IA que ainda acho paulera).

Claro que estudar numa faculdade haverá sempre mais vantagens, pois lá existe toda uma metodologia de ensino que sozinho você nunca terá. E sozinho poderá aprender assuntos pela metade ou demorar muito mais para aprender por não ter ajuda de um professor.
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2015 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Não digo no seu caso mas muitos que fazem faculdade não aprendem direito a programar ou aprendem através de livros e fóruns porque na faculdade (pelo que andei pesquisando) trata mais sobre teoria em torno de lógica de programação, estrutura de dados, algoritmos, análise e projeto, banco de dados e IA. Nenhuma linguagem é ensinada com profundidade, por isso a maioria acaba sabendo pouco.

Estas matérias são fundamentais e auxiliam no desenvolvimento de software de qualidade em qualquer linguagem. A questão é que estas matérias não são difíceis de aprende-las e a pessoa consegue aprender sozinha assim como aprende a usar uma linguagem (exceção de estrutura de dados e IA que ainda acho paulera).

Claro que estudar numa faculdade haverá sempre mais vantagens, pois lá existe toda uma metodologia de ensino que sozinho você nunca terá. E sozinho poderá aprender assuntos pela metade ou demorar muito mais para aprender por não ter ajuda de um professor.

Exatamente isso ai.
DonOctavioDelFlores
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2015 8:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Para empresa pequena e média é possível conseguir um emprego (e manter/subir) sem faculdade na área. Mas empresas grandes, esqueça.

O cara "normal" que sai da faculdade (ou pós) ainda é bem cru. No fim o que importa mesmo é conhecimento/produtividade, e não canudo.

Mesmo o cara que tem 30 anos de experiencia aprende coisa nova todo ano, o importante é ter uma boa base, saber "escovar byte". Em programção é muito fácil ficar só no superficial, programar em 10 linguagens, mas na verdade tudo o que faz é usar framework x e y seguindo tutorial.

E last but not least, quem tem um ingles no minimo razoavel tem uma vantagem enorme, já que a diferenca de conteudo é gigantesca, além da facilidade de entender o que voce mesmo escreve. Algo do tipo

ConnectionManager.TimeOut := 1800;

é auto explicativo pra quem sabe um pouquinho que seja de ingles.

Citação:
trata mais sobre teoria em torno de lógica de programação, estrutura de dados, algoritmos, análise e projeto, banco de dados e IA. Nenhuma linguagem é ensinada com profundidade, por isso a maioria acaba sabendo pouco.

Se todo formando de faculdade soubesse isso, não sentiria falta de conhecer uma linguagem em especifico "em profundidade". Porque todas as linguagens fazem basicamente a mesma coisa, a teoria é a mesma. Essa teoria que é "escovar byte", é ler esse livro por exemplo

http://www.amazon.com/Algorithms-Data-Structures-Niklaus-Wirth/dp/0130220051
sanmendes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2015 3:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Mesmo o cara que tem 30 anos de experiencia aprende coisa nova todo ano, o importante é ter uma boa base, saber "escovar byte". Em programção é muito fácil ficar só no superficial, programar em 10 linguagens, mas na verdade tudo o que faz é usar framework x e y seguindo tutorial.

Isso é uma coisa que nunca consegui deixar de fazer e nem sei se algum dia vou conseguir mudar isso. E se fosse usar só tutorial seria até uma boa, pois o que acontece na maioria das vezes é pior que isso. Sempre que começa um projeto novo, não dá nem 10 minutos de programação e já estamos no fórum pesquisando/perguntando sobre como fazer tal coisa. rsrs

Citação:
E last but not least, quem tem um ingles no minimo razoavel tem uma vantagem enorme, já que a diferenca de conteudo é gigantesca, além da facilidade de entender o que voce mesmo escreve. Algo do tipo

Inglês aqui é mamão com açúcar. Nunca tive problemas tanto para programar como ler livros, tutoriais e principalmente pedir ajuda. kkk

Citação:
Se todo formando de faculdade soubesse isso, não sentiria falta de conhecer uma linguagem em especifico "em profundidade". Porque todas as linguagens fazem basicamente a mesma coisa, a teoria é a mesma. Essa teoria que é "escovar byte", é ler esse livro por exemplo

http://www.amazon.com/Algorithms-Data-Structures-Niklaus-Wirth/dp/0130220051

Estrutura de dados para mim ainda é utopia. Crying or Very sad

Pilhas, filas, árvores, grafos, listas encadeadas... Essa tal abstração de dados é meu sonho de consumo já faz um bom tempo, mas nunca consigo sair da estaca zero. Até padrões de projetos sou capaz de entender com uma certa facilidade.

Saber abstrair dados seria um empurrão e tanto para eu poder entrar no mundo da ia. Bem que poderia existir um bom livro para analfabeto desse assunto aí.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.