Clique para saber mais...
  Home     Download     Produtos / Cursos     Revista     Vídeo Aulas     Fórum     Contato   Clique aqui para logar | 12 de Junho de 2026
  Login

Codinome
Senha
Salvar informações

 Esqueci minha senha
 Novo Cadastro

  Usuários
82 Usuários Online

  Revista ActiveDelphi
 Assine Já!
 Edições
 Sobre a Revista

  Conteúdo
 Apostilas
 Artigos
 Componentes
 Dicas
 News
 Programas / Exemplos
 Vídeo Aulas

  Serviços
 Active News
 Fórum
 Produtos / Cursos

  Outros
 Colunistas
 Contato
 Top 10

  Publicidade

  [Artigos]  Exemplo de Aplicação - Utilizando Programação Orientada a Objeto
Publicado por rboaro : Sábado, Fevereiro 11, 2012 - 01:19 GMT-3 (1429 leituras)
Comentários 27 Comentários   Enviar esta notícia a um amigo Enviar para um amigo   Versão para Impressão Versão para impressão
Ricardo Boaro Salve Delphianos!!!

Atendendo a pedidos, irei produzir alguns artigos falando sobre Programação Orientada a Objeto, mas focando a prática, ou seja, iremos estudar um pouco a parte teórica, e em seguida vamos partir para a prática, iremos criar uma pequena aplicação com alguns cadastros, todo e qualquer método que precisarmos na aplicação será utilizado a POO para codificarmos e montarmos uma estrutura "redondinha", ou seja todas as nossas classes devem ter Alta Coesão e Baixo Acoplamento, falaremos mais sobre esses termos na parte teórica.

Como somos um site voltado a comunidade DELPHI, queremos saber de vocês. (por favor respondam)

Que tipo de aplicação vocês gostariam de ver nesse exemplo?

Qual assunto devemos aprofundar mais?

Na prática, qual a sua maior dificuldade em desenvolver orientado a objeto?

Sendo assim irei aguardar uns dias para ter o feedback de vocês e colocamos a mão na massa. Enquanto isso preparo a primeira parte teórica.

Grande Abraço Galera!



Comentários Comentários
   Ordem:  
Comentários pertencem aos seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seus conteúdos.


por: Ed-ELSoft (elsoft@gmail.com) : Fev 11, 2012 - 01:21
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
um sistema de vendas já estaria otimo.


por: tiagoshimizu (tiagoshimizu@hotmail.com) : Fev 11, 2012 - 01:53
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Concordo com o Ed-ELSoft!


por: jesus_parecido (jesus@controlware.com.br) : Fev 11, 2012 - 06:50
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Boa tarde Ricardo, muito legal a iniciativa, sugiro que seja uma aplicação para controle de uma loja de serviços de concerto de equipamentos, seria uma aplicação pequena mas que teria um fluxo bem completo de informações.

parabéns pela iniciativa e boa sorte com qual seja o tipo de aplicação escolhida.


por: nilsonbrasil (suporteib@gmail.com) : Fev 11, 2012 - 07:42
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
acho que vcs deveriam elaborar um sistema comercial mesmo. produtos/estoque/clientes/vendas. é o que o mercado está acostumado a fazer. Um Conselho,elabore exemplos que possam ser aproveitados de verdade, por que a maioria das vídeos voltadas para OO não servem para nada. são feitas para cientistas.


por: Marçal (marcalbonito@bol.com.br) : Fev 12, 2012 - 09:28
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.lidersat.com.br
Parabens pela iniciativa, e concordo com alguns colegas que deve ser feito algo que realmente iremos usar no dia-a-dia, mas tambem que seja algo nao voltado para resolver um unico problema especifico de alguem que ja esteja desenvolvendo e quer melhorar, (quem nunca viu o sistema de locadora? hj ja temos NFe, certificado digital, Rastreabilidade o mercado tecnologico e comercial exige mais de nos programadores), digo fazer algo pensando em usar nao so por exemplo com conexao para BD Firebird e sim com a maior gama de BD, algo que poderemos usar em Win, Mac, etc, 3 e/ou 4 camadas, sem termos que migrar algum componente algo assim, pode ser algo pequeno mais que aborda o maior gama de informacao e conhecimento, Sabemos que a IDE ajuda e muito com o clicar e arrastar e acaba se tornando um problema para alguns que nao quer muito trabalho. E gostaria de ver uma aplicacao com mais linhas de codigos do que objetos assim teremos mais LPOO. O Assunto seria interessante trabalhar com portabilidade digo isso porque Apple esta ai. Bom e isso ai... Abraco e mais uma vez valeu pela iniciativa.


por: Caduzera (edu_carlos@ig.com.br) : Fev 13, 2012 - 09:06
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Muita boa ideia ...

Acho importante passar além de toda a parte pratica da POO, mostrar quais são as melhores praticas. Essa é uma dificuldade que tenho, pois a a parte de programação em si vai que vai, porém, quando surgem as classes e tudo mais ficam dúvidas como: Onde este método deve ficar? Qual o melhor jeito de se fazer isto? etc ...

Essa é minha sugestão ...

Abs.


por: marcelo_tux (marcelo_tux@hotmail.com) : Fev 13, 2012 - 09:24
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Bom dia.
Algo relacionado a venda,seria um bom exemplo.
Grato.
Marcelo Bernardi.


por: gnandi83 (papaicleber@hotmail.com) : Fev 13, 2012 - 10:30
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Gostaria de ver, já que pediste opinião, algo que se possa fazer com impressoras fiscais, bematech de preferencia, que tem emulador..um pdv..controle de estoques..algo do tipo, para usar no dia-a-dia.
Parabéns pela iniciativa..espero que seja tudo aqui pelos artigos, e de preferencia na parte gratis.hehe


por: lobstwolf (rafael@topocart.com.br) : Fev 13, 2012 - 10:41
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Ótima proposta, gostaria de sugerir também o uso do datasnap para transferir o objeto entre servidor e cliente, sem usar nossos famosos clientdatasets, e também usando o livebindings do XE2 para deixar melhor ainda.


por: jose_luiz (joseluiz@digitoneletronica.com.br) : Fev 13, 2012 - 03:18
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Boa tarde,

Já segui varios cursos sobre OOP, Na maioria deles o autor começa explicando muito bem o mais façil de se aprender como, classes, poliformismo, herança etc. ai quando o curso chega na parte mais complexas, colections, interface etc. A explicação detalhada deixa a desejar e nessa hora fico perdido.
Seria bom ter esse cuidado.

Que Deus te ilumine nesse novo curso.

Jose Luiz


por: Mark1 (mrmusetti@hotmail.com) : Fev 13, 2012 - 06:46
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Acho que qualquer aplicação que envolva cadastros está ótimo.
Mas dando ênfase a estruturação de um projeto em que todas as classes, ou a maioria delas, pudessem ser utilizadas em projetos posteriores, resultando em ganho de tempo de desenvolvimento.


por: suelge (suelge@gmail.com) : Fev 14, 2012 - 08:33
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Ótima iniciativa Ricardo, um programa de vendas c/ controle de estoque seria ótimo.


por: valdecysg (valdecy_sousa@yahoo.com.br) : Fev 14, 2012 - 10:52
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Um sistema de controle de estoque, aprofundamar em códificação, acho que onde a galera se embola mais t+ valeu


por: thiago.rj (thiago_globo05@hotmail.com) : Fev 16, 2012 - 02:22
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Estava na hora! Excelente notícia. Não perco esses artigos por nada...


por: gnandi83 (papaicleber@hotmail.com) : Jun 05, 2012 - 10:16
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Cade o Exemplo?
  Edição 112

Revista ActiveDelphi

  50 Programas Fontes


  Produtos

Conheça Nossos Produtos

Copyright© 2001-2016 – Active Delphi – Todos os direitos reservados