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214 Usuários Online
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Edição 61
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Editores de Propriedade e Editores de Componente Rodrigo Carreiro |
Este é um dos recursos mais avançados em criação de componentes. Os Editores de propriedade permitem a você alterar os valores de uma propriedade de uma forma mais dinâmica e prática. Um bom exemplo está na propriedade Font dos componentes da VCL. Toda vez que você acessa uma propriedade deste tipo um editor se abre para que você selecione as opções desejadas. Portanto, Rodrigo Carreiro nos ensina de uma forma simples como criarmos um editor de propriedade e editor de componente a partir da criação de um componente básico. |
Sistema de Controle de Eventos – Parte 4 Kelver Merlotti |
Nosso colunista Kelver Merlotti inicia a 4.a parte da série falando sobre uma das principais partes do projeto, que é o cadastro de pessoas. O autor demonstra como trabalhar com campos de mais de uma tabela no ClientDataSet, como persistir e recuperar imagens do banco de dados e ainda como capturar a foto da webcam. |
Tirando o máximo de proveito do TValueListEditor – Parte 1 Thiago Batista Limeira |
Certamente em algum momento você caro desenvolvedor já teve a necessidade de utilizar em alguma aplicação um componente similar ao Object Inspector da IDE do Delphi. Desde a versão 6 do Delphi já existe um componente disponível chamado TValueListEditor. Nesta série de artigos, Thiago Batista demonstra como tirar o máximo de proveito do TValueListEditor. Nesta primeira parte teremos uma abordagem geral e dois exemplos de uso do componente. |
Entendendo o lixo no seu banco de dados Carlos H. Cantu |
Não é raro encontrar pessoas que não dão a devida importância a um controle transacional correto, no banco de dados. Geralmente, são essas pessoas que costumam sofrer com problemas de performance, e que geralmente preferem culpar o SGBD ao invés de procurar o real motivo do problema. Quedas de performance abruptas, sem razão aparente, podem indicar que um sweep está sendo executado. Podemos dizer, de forma geral, que um sweep é uma limpeza de lixo (garbage collection) generalizada, executada no banco de dados. Mas o que é a garbage collection e porque existe "lixo"? É exatamente isso que nosso colunista Carlos H. Cantu explica neste artigo falando como isso afeta o banco e o que podemos fazer para melhorar a performance. |
Migrando para Delphi 2009 Marcelo Jaloto |
O maior objetivo desse artigo é ajudar o máximo possível com várias dicas que irão contribuir em todo o processo de migração, desde a decisão da mudança de sua versão para o Delphi 2009 até a compilação final de seu projeto. Marcelo Jaloto fala sobre algumas novidades que iremos adquirir com a migração, indica alguns artigos no website da Embarcadero e também aborda um tema bastante polêmico em uma migração Delphi, os componentes de terceiros. |
DevExpress - Desenvolvendo layouts profissionais em aplicações Win32 Luciano Pimenta |
Se você deseja criar projetos com layouts profissionais, você precisa usar componentes para isso. Criar seus próprios componentes pode despender muito tempo, o que o desenvolvedor ou empresa onde trabalha, não tem. Para facilitar, nada melhor do que usar os componentes da DevExpress, que possui componentes que tornam barra de ferramentas, menus e o novo "Ribbon" fácil de implementar em aplicações Delphi. Neste artigo Luciano Pimenta faz uma breve apresentação dos componentes da DevExpress, focando nos componentes NavBar, Menus e Ribbon que ao final farão grande diferença no layout da aplicação. |
Criação de Controle de Usuários usando o Framework LivreFrame – Parte 2 Sérgio de Castro Guedes |
Dando continuidade a esta série, Sérgio de Cadastro desta vez fala sobre a instalação do seu framework Livre Frame, comenta sobre alguns recursos básicos que o framework disponibiliza e cria um projeto simples para demonstrar a utilização do Livre Frame. |
Design Patterns Para Programadores Delphi – Parte 1 Adilson Jr. |
Assim como na Engenharia Civil, há normas muito bem elaboradas e definidas, de forma que toda construção obrigatoriamente siga as determinações destas normas. No mundo da informática, mais precisamente na orientação a objetos não é diferente. Design Patterns, ou simplesmente "Padrões de Projeto" incentiva o reuso de elementos recorrentes na programação, ou seja, por que reinventar a roda? Nesta primeira parte Adilson Jr fala sobre a origem, como e onde surgiu Design Patterns e comenta sobre o primeiro tópico “Padrões Criacionais”, nos quais abstraem o processo de instanciação, ou seja, ajudam a criar um sistema independente de como o objeto é criado, composto e representado. |
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Edição 112 |
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50 Programas Fontes |
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