|
Usuários |
|
150 Usuários Online
|
|
[Artigos]
Trabalhando com POO na prática - Parte I |
Publicado por rboaro : Terça, Abril 10, 2012 - 04:16 GMT-3 (1452 leituras)
26 Comentários Enviar para um amigo Versão para impressão
|
Esse é o primeiro de muitos artigos que irei publicar para que possamos construir uma aplicação usando programação orientada a objeto. No final do artigo esta o link do grupo que criei para que todos os participantes possam se comunicar melhor.
Precisamos definir um gerenciador de fontes para que possamos compartilhar o projeto. Tudo isso pode e deve ser definido pelo grupo. Leiam atentamente as regras iniciais antes de aceitarem o desafio.
Descrição do Projeto:
Iremos construir um sistema de vendas, sendo assim teremos que dividir por módulos para que fique mais fácil de programarmos, segue abaixo uma relação das tabelas que precisaremos utilizar. Por favor comentem o que pode ser alterado ou melhorado. Depois de definirmos a base de dados, iremos modelar as classes responsáveis pela manipulação dos dados das mesmas. Peço aos participantes do projeto que enviem e-mail para o grupo, descrevendo as funcionalidades quem julgam necessárias para que o sistema possa ser utilizado em uma pequena empresa de venda ao consumidor. Seguem as tabelas (entidades) inciais.
Bancos
Cidades
Clientes
Produtos
Caixa
Cheques
Cupom Fiscal
Items Cupom
Icms
Fornecedores
Nota Fiscal de Saída
Items Nota Fiscal
Nota Fiscal de Entrada
Items Nota Fiscal Entrada
Títulos a Receber
Títulos a Pagar
Vendedores
Notem que é muito importante definirmos quais serão as funcionalidades que o sistema irá ter, para que possamos montar uma base de dados coerente.
Considerações Importantes sobre o Projeto.
Precisamos criar algumas regras para que possamos ter sucesso em nosso projeto.
Primeiro:
É um projeto Free, o objetivo principal é entendermos como usar os conceitos de programação orientada a objeto na prática.
Segundo:
Todos que pretendem opinar, devem participar ativamente do projeto, é muito fácil apontar erros, então apontem os erros e apresente a solução.
Terceiro:
Todos nós precisamos ser humildes para aceitar as criticas construtivas que irão surgir no decorrer do projeto.
Quarto:
Preciso da participação de todos, quando falo em participação estou me referindo a divisão de tarefas. Caso contrário não terminaremos nunca.
Depois de definirmos as funcionalidades do sistema, vamos definir as alterações necessárias na base de dados sugeridas inicialmente, bem como os fields de cada uma das tabelas. Feito isso irei cria uma classe responsável pela manipulação dos dados de uma determinada tabela, depois disso preciso que cada um dos participantes crie uma classe, para manipular determinada tabela. Dessa forma todos participam e todos aprendem. Tudo sempre será decidido em grupo. Para facilitar a comunicação entre os participantes do projeto criei um grupo no google endereço abaixo.
http://groups.google.com/group/projeto-poo-active-delphi?hl=pt-BR
Abraço a todos e sejam todos bem vindos ao Grupo!
|
|
Comentários | |
| | Comentários pertencem aos seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seus conteúdos. |
por: joemil (joemil@sinop.com.br)
: Abr 10, 2012 - 05:17 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
ja me cadastrei no grupo. so aprovar.
minhas sugestoes iniciais:
no caso do gerenciador de fontes, aqui uso o TortoiseSVN.
pra gerar o modelo do BD, uso DB Designer (uso MySQL como BD)
de inicio, caso for optado por usar outro BD, no q eu puder fazer a conversao entre os bancos, darei minha contribuicao
|
por: jose_luiz (joseluiz@digitoneletronica.com.br)
: Abr 10, 2012 - 09:29 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Boaro, boa noite..
Já estou aguardando a aprovação no grupo, estarei participando e vou tentar dominar OOP. pois até hoje entendo a técnica, mas ainda continuo programando de forma procedural.
Estou ansioso pelo inicio.
Jose Luiz
|
por: EliomarOffice (eliomar0910@gmail.com) : Abr 11, 2012 - 07:08 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | Olá... bom dia a todos, pois é José Luiz eu estou estou como você, creio que vou bem no procedural, tenho a teoria POO, porém, no meu dia a dia e para minhas aplicações não vejo o POO como sendo a melhor opção para utilizar, produtividade não vai muito bem.
Nas troca de idéias do Grupo vamos ver se eu pego a prática do POO heheh só na teoria o treco não esta fluindo muito não heheh
Abraço. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: jonis_32 (jonis_32@hotmail.com)
: Abr 12, 2012 - 08:56 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
Olá, Boa Noite Ricardo e ae galera blz.
Ricardo eu gostaria de compartilhar o que eu sei de banco de dados, trabalhei pouco mas esse pouco se eu puder ajudar (mysql e sql server)
A propósito qual a versão do delphi devo instalar, porque eu tenho o delphi7 e mysql 5.
Ah e aonde esta sendo mostrado o que já tem do projeto?
|
por: GabrielLampa (gabriellampa@gmail.com)
: Abr 13, 2012 - 11:12 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
Ola a todos.
Ja me inscrevi no grupo..Ansioso.
TortoiseSVN acho uma exelente escolha,ele é free e parece ser OpenSource.
Acredito que todos vamos aprender bastante com a troca de ideias,e nossa experiencia na pratica.
Sobre Banco de Dados,acho legal usarmos o Firebird que é free e bastante utilizado,e tambem o MSSQL Server que dos pagos acho o mais popular.(Acho que isso já foi determinado anteriormente.).
Gabriel Lampa
|
|
|
Edição 112 |
|
|
50 Programas Fontes |
|
|
Produtos |
|
|