Clique para saber mais...
  Home     Download     Produtos / Cursos     Revista     Vídeo Aulas     Fórum     Contato   Clique aqui para logar | 12 de Junho de 2026
  Login

Codinome
Senha
Salvar informações

 Esqueci minha senha
 Novo Cadastro

  Usuários
150 Usuários Online

  Revista ActiveDelphi
 Assine Já!
 Edições
 Sobre a Revista

  Conteúdo
 Apostilas
 Artigos
 Componentes
 Dicas
 News
 Programas / Exemplos
 Vídeo Aulas

  Serviços
 Active News
 Fórum
 Produtos / Cursos

  Outros
 Colunistas
 Contato
 Top 10

  Publicidade

  [Artigos]  Trabalhando com POO na prática - Parte I
Publicado por rboaro : Terça, Abril 10, 2012 - 04:16 GMT-3 (1452 leituras)
Comentários 26 Comentários   Enviar esta notícia a um amigo Enviar para um amigo   Versão para Impressão Versão para impressão
Ricardo Boaro Esse é o primeiro de muitos artigos que irei publicar para que possamos construir uma aplicação usando programação orientada a objeto. No final do artigo esta o link do grupo que criei para que todos os participantes possam se comunicar melhor.
Precisamos definir um gerenciador de fontes para que possamos compartilhar o projeto. Tudo isso pode e deve ser definido pelo grupo. Leiam atentamente as regras iniciais antes de aceitarem o desafio.

Descrição do Projeto:
Iremos construir um sistema de vendas, sendo assim teremos que dividir por módulos para que fique mais fácil de programarmos, segue abaixo uma relação das tabelas que precisaremos utilizar. Por favor comentem o que pode ser alterado ou melhorado. Depois de definirmos a base de dados, iremos modelar as classes responsáveis pela manipulação dos dados das mesmas. Peço aos participantes do projeto que enviem e-mail para o grupo, descrevendo as funcionalidades quem julgam necessárias para que o sistema possa ser utilizado em uma pequena empresa de venda ao consumidor. Seguem as tabelas (entidades) inciais.

Bancos
Cidades
Clientes
Produtos
Caixa
Cheques
Cupom Fiscal
Items Cupom
Icms
Fornecedores
Nota Fiscal de Saída
Items Nota Fiscal
Nota Fiscal de Entrada
Items Nota Fiscal Entrada
Títulos a Receber
Títulos a Pagar
Vendedores

Notem que é muito importante definirmos quais serão as funcionalidades que o sistema irá ter, para que possamos montar uma base de dados coerente.
Considerações Importantes sobre o Projeto.
Precisamos criar algumas regras para que possamos ter sucesso em nosso projeto.

Primeiro:
É um projeto Free, o objetivo principal é entendermos como usar os conceitos de programação orientada a objeto na prática.

Segundo:
Todos que pretendem opinar, devem participar ativamente do projeto, é muito fácil apontar erros, então apontem os erros e apresente a solução.

Terceiro:
Todos nós precisamos ser humildes para aceitar as criticas construtivas que irão surgir no decorrer do projeto.

Quarto:
Preciso da participação de todos, quando falo em participação estou me referindo a divisão de tarefas. Caso contrário não terminaremos nunca.

Depois de definirmos as funcionalidades do sistema, vamos definir as alterações necessárias na base de dados sugeridas inicialmente, bem como os fields de cada uma das tabelas. Feito isso irei cria uma classe responsável pela manipulação dos dados de uma determinada tabela, depois disso preciso que cada um dos participantes crie uma classe, para manipular determinada tabela. Dessa forma todos participam e todos aprendem. Tudo sempre será decidido em grupo. Para facilitar a comunicação entre os participantes do projeto criei um grupo no google endereço abaixo.

http://groups.google.com/group/projeto-poo-active-delphi?hl=pt-BR

Abraço a todos e sejam todos bem vindos ao Grupo!


Comentários Comentários
   Ordem:  
Comentários pertencem aos seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seus conteúdos.


por: jccordeiro (jccordeiro@globo.com) : Abr 10, 2012 - 04:48
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Parabéns por mais esta iniciativa, Ricardo.

Entrei no grupo mais para aprender a usar POO com Delphi, mas, claro, procurarei colaborar da forma mais produtiva possível.

Abçs
João Bemgiz Cordeiro


por: Seon (douglas.ribeiro@tagrasoftware.com.br) : Abr 10, 2012 - 04:49
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.tagrasoftware.com.br
Quando será iniciado o projeto? Tem uma ideia de data ?


por: joemil (joemil@sinop.com.br) : Abr 10, 2012 - 05:17
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
ja me cadastrei no grupo. so aprovar.

minhas sugestoes iniciais:

no caso do gerenciador de fontes, aqui uso o TortoiseSVN.

pra gerar o modelo do BD, uso DB Designer (uso MySQL como BD)

de inicio, caso for optado por usar outro BD, no q eu puder fazer a conversao entre os bancos, darei minha contribuicao


por: eliezerjs (eliezerjs@live.com) : Abr 10, 2012 - 05:47
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Estou ansioso para trocar idéias.


por: jose_luiz (joseluiz@digitoneletronica.com.br) : Abr 10, 2012 - 09:29
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Boaro, boa noite..

Já estou aguardando a aprovação no grupo, estarei participando e vou tentar dominar OOP. pois até hoje entendo a técnica, mas ainda continuo programando de forma procedural.

Estou ansioso pelo inicio.

Jose Luiz


por: juninhodg (jrdg77@hotmail.com) : Abr 11, 2012 - 08:34
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Já enviei minha solicitação. Vou pesquisar sobre esse Tortoise, já tinha visto um artigo aqui mas não procurei saber pra que ele serve.

Abraço


por: aoshiminamoto (aoshiminamoto@hotmail.com) : Abr 11, 2012 - 09:12
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Efetuada inscrição no grupo...
writeln('Hello World !')


por: gnandi83 (papaicleber@hotmail.com) : Abr 11, 2012 - 09:56
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
O tortoise é muito bom e prático!
Já tinhamos definido o banco creio eu, Firebird e MySQL.
Estou ansioso para começar isso..
Abraços a todos!


por: Samuca_2010 (samuca_cruz_2010@hotmail.com) : Abr 11, 2012 - 09:58
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.scsoftwar.com.br
Saudações amigos,

Gostei muito deste artigo.

Espero poder compartilhar com o pouco que sei.


por: alex_gremista (alex@porthal.com.br) : Abr 11, 2012 - 10:02
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
TortoiseSVN acredito ser a melhor tbm..

preciso melhorar minha poo, e acredito ser uma ótima chance para se aprender..

vou entrar no grupo agora.. õ/

no q poderei ajudar e aprender, estamos ai..

abrass


por: Banaggia (banaggia@gmail.com) : Abr 11, 2012 - 10:42
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.banaggia.com
Opa! Mais um!! Com relação a um sistema de venda, posso dar bastante orientação já que trabalho nesta área (Varejo/Atacado).

[]'s


por: luis_serra (luis_serra@hotmail.com) : Abr 11, 2012 - 11:33
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
opa irei entrar tb pra tentar aprender bem!! e ajudar no que conseguir


por: luis_serra (luis_serra@hotmail.com) : Abr 11, 2012 - 11:35
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
vamo que vamo!!!


por: jonis_32 (jonis_32@hotmail.com) : Abr 12, 2012 - 08:56
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Olá, Boa Noite Ricardo e ae galera blz.
Ricardo eu gostaria de compartilhar o que eu sei de banco de dados, trabalhei pouco mas esse pouco se eu puder ajudar (mysql e sql server)
A propósito qual a versão do delphi devo instalar, porque eu tenho o delphi7 e mysql 5.
Ah e aonde esta sendo mostrado o que já tem do projeto?


por: GabrielLampa (gabriellampa@gmail.com) : Abr 13, 2012 - 11:12
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Ola a todos.
Ja me inscrevi no grupo..Ansioso.

TortoiseSVN acho uma exelente escolha,ele é free e parece ser OpenSource.

Acredito que todos vamos aprender bastante com a troca de ideias,e nossa experiencia na pratica.

Sobre Banco de Dados,acho legal usarmos o Firebird que é free e bastante utilizado,e tambem o MSSQL Server que dos pagos acho o mais popular.(Acho que isso já foi determinado anteriormente.).

Gabriel Lampa


por: molina.diogo (molina.diogo@gmail.com) : Abr 17, 2012 - 11:14
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Já enviei a inscrição, é só aprovar.

Quando vamos começar ?

  Edição 112

Revista ActiveDelphi

  50 Programas Fontes


  Produtos

Conheça Nossos Produtos

Copyright© 2001-2016 – Active Delphi – Todos os direitos reservados