|
Usuários |
|
144 Usuários Online
|
|
[Artigos]
[Básico] - A prostituição do software |
Publicado por rboaro : Terça, Abril 02, 2013 - 08:55 GMT-3 (1197 leituras)
26 Comentários Enviar para um amigo Versão para impressão
|
Esse assunto sempre gera muito polêmica, visitando o Blog do nosso colunista André Celestino me senti na obrigação de publicar esse artigo, mesmo não sendo foca em programação (conteúdo técnico) precisamos atentar para os itens nele descritos.
Artigo na íntegra
Saudações, leitores. Neste artigo, focarei um pouco mais no meu senso crítico e irei abordar um assunto nada agradável para nós, desenvolvedores. Trata-se da prostituição de sistemas informatizados, desenvolvidos e vendidos por profissionais “recém-ingressados” no mercado de softwares. Desenvolver software virou “modinha”. Qualquer sujeito que se forma no curso técnico de informática acha que já entende as práticas de Engenharia de Software e podem sair desenvolvendo sistemas sem nenhum tipo de planejamento. Mal sabem que para desenvolver um software funcional e com boa qualidade, é preciso saber muito mais do que uma simples conexão com banco de dados.
Um bom desenvolvedor tem ciência de que o desenvolvimento de um software envolve mais do que linhas de código e visual bonitinho. Há toda uma engenharia de planejamento, elaboração, modelagem do banco de dados, arquitetura do software, padronização de código e testes intensivos. O não cumprimento de algumas dessas fases pode comprometer a qualidade do software e causar imprevistos para o usuário.
Já ouviu falar em dívida técnica do software? Não? Trata-se de uma dívida que o desenvolvedor assume quando não cuida do software de maneira profissional, justamente pelo motivo que mencionei no parágrafo anterior.
Atualização do SoftwareImagine um programador que acabou de desenvolver um software para uma farmácia. Os usuários começam a utilizá-lo e, depois de algumas semanas, notam a necessidade de incluir novas funcionalidades. Ao invés de montar um plano de manutenção (com análise de impactos, refatoração de código e novos testes), o desenvolvedor faz um “remendo” no software para atender a necessidade do usuário a curto prazo.
Aos poucos, o software vai se tornando uma colcha de retalhos e a dívida técnica vai aumentando, dificultando cada vez mais a manutenção. Em determinado momento, o desenvolvedor terá que refazer o sistema completamente ou abandoná-lo por não conseguir mais mantê-lo, ou melhor, não consegue “pagar” a dívida técnica. E acredite, atualmente isso acontece com muita frequência.
Você deve conhecer aquela famosa historinha do “Ah, faz um ‘sisteminha’ simples aí…”, não é?
Pois bem, muitos desenvolvedores (sim, muitos!) caem na ilusão de que o tal “sisteminha” irá deixá-los ricos da noite para o dia. Começam a desenvolver o sistema baseado em poucas – ou nenhuma – experiência de desenvolvimento, copiando vários trechos de código da internet para adaptar ao software. Nem ao menos se esforçam para tentar interpretar o código e compreender o que ele faz. E mais, quando ocorre algum erro nesses códigos copiados, saem feito doidos nos fóruns de discussão pedindo ajuda.
Valor do SoftwarePor fim, quando termina de desenvolver o sistema, o sujeito o vende por 300,00 reais para o cliente.
300,00 reais??! É menos que um salário mínimo! Esse é o valor que um programador deve ganhar por semana, e não por um sistema desenvolvido! É impressionante: o indivíduo gasta 700,00 de mensalidade na faculdade pra depois vender sistemas por 300,00! Isso que eu chamo de desconsideração com a profissão e desvalorização do trabalho.
Consequentemente, os bons softwares, desenvolvidos por verdadeiros profissionais, são ignorados e descartados por causa do valor considerado alto, pois sempre haverá um “sisteminha” mais barato feito por alguém que supostamente irá atender a regra de negócio do cliente. Quer dizer, agora fica difícil: deve-se vender software por um preço mais baixo (um absurdo) ou simplesmente não vendê-lo, porque os usuários não aceitarão o valor.
Já não bastasse essa situação, ainda há uma concorrência no meio dessa prostituição do software. Considerando o mesmo exemplo acima (do sistema vendido por 300,00 reais para uma farmácia), imagine que outro desenvolvedor apareceu na história e ofereceu um sistema “melhor” por um valor mais baixo: 200,00. O cliente claro, confia no desenvolvedor, se interessa na oferta e aceita.
Eis que alguns dias depois, o sobrinho do dono da farmácia se forma no curso de Técnico em Informática e propõe desenvolver um sistema por míseros 100,00. Resultado: todo mundo sai perdendo, até mesmo o dono da farmácia, que provavelmente terá um sistema com qualidade comprometida. Parece mais um leilão de softwares.
Aproveitando o exemplo, vou relatar uma história semelhante que ocorreu com um professor que conheci na época da faculdade. Há 7 anos, ele foi convidado para desenvolver um software completo para um supermercado, com gestão de estoque, cadastro de clientes, fornecedores, produtos, tributações, controle financeiro e sistema fiscal. Bastante coisa, não é?
Depois de pensar sobre o valor, voltou ao supermercado para falar com o gerente e apresentar a proposta de valor: adesão de 5.000,00 e mensalidades de 500,00. Pra ser sincero, eu acho que ele ainda cobrou barato.
Pois bem, o gerente riu da cara dele e o chamou de “louco”. Disse que não pretendia gastar mais do que 500,00 em um software. Isso mesmo: 500,00!
Mas sabe por que isso aconteceu? Simples. No mínimo, algum programador desenvolveu um software pra supermercado e deve ter cobrado 500,00. Logo, o gerente tomou conhecimento e consolidou essa ideia de que um sistema desse porte não deveria custar mais do que isso.
Percebeu onde está o problema?
Modelagem do SoftwareProgramação é um trabalho difícil, que exige concentração, raciocínio e lógica. Os profissionais dessa área deveriam ser muito mais valorizados do que são hoje. Porém, com essa inclusão de programadores recém-formados querendo ganhar dinheiro fácil, o desenvolvimento de software foi desvalorizado. Aqui deixo uma observação: eu não estou desmerecendo os estudantes que acabaram de se formar, só critico a questão de comercializar softwares fora dos padrões de qualidade e ainda por um preço insignificante.
Agora as pessoas pensam que software comercial é como se fosse um produto na prateleira de uma lojinha de informática, e dificilmente irão pagar o valor que o software realmente custa. Enquanto isso, acostume-se em ouvir essa frase:
“Por quê esse valor tão caro? O outro desenvolvedor fez o sistema para o meu amigo por 100,00…”
Essa história é velha…
Fico por aqui, leitores!
Até a próxima.
Link Original do Artigo
A Prostituição do Software
|
|
Comentários | |
| | Comentários pertencem aos seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seus conteúdos. |
por: boizao (bruno_boi@hotmail.com)
: Abr 02, 2013 - 03:36 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
|
Parabéns, você tem total razão nas suas colocações, e quanto ao assunto do supermercado, 5.000,00 seria apenas a mensalidade, porque 500 conto não cobriria nem os custos de homogações e todas as exigencias que os softwares são submetidos.
|
por: Kline777 (tiago_rod@msn.com)
: Abr 03, 2013 - 05:48 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://http://
|
Isto parece conversa de fabricante de Ferrari a chorar por haver Peugeot's e REnault's.
É obvio que as pessoas vão para o mais barato quando podem... Mas quando procuram qualidade sabem que ela se paga. Se o programa for bom as pessoas pagaram bem por ele.
Quanto à primeira parte, se um recém-ingressado faz em 1 mês o que voce faz em 2 meses porque fez planeamento e ele nao e o resultado para o cliente é o mesmo, quem está mal não é o recém-ingressado....
|
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: Batera (andreinfo@hotmail.com) : Abr 03, 2013 - 11:20 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.subrotina.com.br | Discordo em partes. Se o recém-ingressado não fez o planejamento, a qualidade do produto pode ser comprometida. O resultado para o cliente pode até ser o mesmo, mas e a manutenção? Suporte técnico? Se não há planejamento, gerência de riscos, análise de impacto, será viável para o cliente?
E digo o mesmo para o desenvolvedor. O programa será feito em 1 mês, mas depois vai dar dor de cabeça por 5 meses, rsrs. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: jeffersomlima (jeffersomfinhodohomem@hotmail.com)
: Abr 03, 2013 - 10:29 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
|
Concordo e digo Mais como nos temos o direito de atualizar e melhorar os nossos sistemas não acho muito justo vender o sistema e sim alugar o sistemas nem que for por uma mensalidade baratinha de ums 200,00 reais mensais ai o programador pode ate bater cabeça para se atualizar e cumprir com o esperardo mais se ele tirar umas 30 copias de seu sistemas ja da para manter sua profissão !!
|
por: juliomar_m (juliomar_m@yahoo.com.br)
: Abr 04, 2013 - 12:29 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Desculpe a quem não concordou com o texto acima mas é a verdade, e tá feio a coisa no brasil todo, você faz um software de qualidade e vai vender, as pessoas riem na cara dizendo besteiras e sim é o sobrinho, do tio do cara que sabe uma ou duas linhas de codigo e vai lá criar um sisteminha que ou naõ vai atender ou vai atender momentaneamente
e sim é uma prostituição, uma vez o pessoal de software se valorizava mais, hoje ficam mendigando, valores que não cobre nem mesmo a luz que gasta pra deixar o micro ligado para desenvolver
|
por: pepis (pepis@oi.com.br)
: Abr 04, 2013 - 02:33 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
|
Tudo bem, mas quem vai pagar barato por um software que nao atenda as suas necessidades? na minha opiniao hoje em dia o pessoal ta investindo mais em TI, lembro quando trabalhava em uma empresa ha 6 anos e o proprietario sempre dizia que era desnecessario investimento em TI na sua empresa, hoje em dia soube que ele precisou investir muito dinheiro em equipamentos e softwares. Claro, tudo depende do ramo de atividade. Manda um recém-formado sem experiencia oferecer seu software em uma distribuidora de medio porte.
|
por: carbox (mmsouza_310879@hotmail.com)
: Abr 06, 2013 - 10:41 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Primeiramente quero começar abrindo um parentese e pedindo mais humildade da sua parte, conheço Técnicos em informatica e programadores (técnicos) que colocam qualquer engenheiro ou analista de sistema no bolso e alguns com sistemas desenvolvidos e vendidos em países como Espanha, Portugal, Costa Rica, EUA e Austrália. Detalhe: TODOS FORMADOS PELO CEFET´s (INSTITUTO FEDERAL). Não é o título que você tem que fará você fazer um sistema bem elaborado, estruturado e de ótima qualidade, e SIM o conhecimento que você tem... Conheci um dos colaboradores no desenvolvimento do SAP que é técnico, e aí? Até onde sei o SAP é um dos sistemas ERP mais caros do país.
CONCORDO com você no sentido de que deve-se cobrar o preço justo sim para o seu trabalho, as vezes o que acho justo cobrar num "sisteminha" não é o mesmo que você acha. Mas, onde fica a livre escolha do cliente, onde fica a liberdade do desenvolvedor de fazer e vender?
Compra uma Ferrari quem quer e paga o que ela vale,quem não tem Ferrari, compra um carro mais barato que faz o mesmo.
Não existe o sistema completo, existe aquele de atende cada situação...
Bom seria que o cliente só comprasse sistemas com profissionais. Mas infelizmente isso não acontece..
E para terminar... acho que você um dia já foi recém ingressado no mercado, que dirá um estudante até...
|
por: carbox (mmsouza_310879@hotmail.com)
: Abr 06, 2013 - 10:41 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
|
Primeiramente quero começar abrindo um parentese e pedindo mais humildade da sua parte, conheço Técnicos em informatica e programadores (técnicos) que colocam qualquer engenheiro ou analista de sistema no bolso e alguns com sistemas desenvolvidos e vendidos em países como Espanha, Portugal, Costa Rica, EUA e Austrália. Detalhe: TODOS FORMADOS PELO CEFET´s (INSTITUTO FEDERAL). Não é o título que você tem que fará você fazer um sistema bem elaborado, estruturado e de ótima qualidade, e SIM o conhecimento que você tem... Conheci um dos colaboradores no desenvolvimento do SAP que é técnico, e aí? Até onde sei o SAP é um dos sistemas ERP mais caros do país.
CONCORDO com você no sentido de que deve-se cobrar o preço justo sim para o seu trabalho, as vezes o que acho justo cobrar num "sisteminha" não é o mesmo que você acha. Mas, onde fica a livre escolha do cliente, onde fica a liberdade do desenvolvedor de fazer e vender?
Compra uma Ferrari quem quer e paga o que ela vale,quem não tem Ferrari, compra um carro mais barato que faz o mesmo.
Não existe o sistema completo, existe aquele de atende cada situação...
Bom seria que o cliente só comprasse sistemas com profissionais. Mas infelizmente isso não acontece..
E para terminar... acho que você um dia já foi recém ingressado no mercado, que dirá um estudante até...
|
por: Batera (andreinfo@hotmail.com) : Abr 08, 2013 - 09:13 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.subrotina.com.br | carbox, deixei explícito no artigo:
"Aqui deixo uma observação: eu não estou desmerecendo os estudantes que acabaram de se formar, só critico a questão de comercializar softwares fora dos padrões de qualidade e ainda por um preço insignificante."
Eu não estou generalizando essa classe, amigo. Também conheço Técnicos em Informática excelentes em programação, mas o foco do artigo, conforme nota-se, diz respeito aos profissionais que desenvolvem sistemas sem qualquer tipo de engenharia, e isso geralmente acontece com aqueles que acabaram de egressar de um curso de Técnico em Informática.
Eu já fui um estudante sim, lógico, mas nem por isso me dei a liberdade de sair desenvolvendo sistemas no qual eu sabia que ainda não tinha capacidade. Por esse motivo, entrei na universidade no mesmo ano.
Por exemplo, imagine que você se esforçou em desevolver um sistema complexo em 1 ano e meio. E então, aparece um programador com um sistema desenvolvido em 3 meses (sem nenhuma qualidade), e cobra 1/3 do que você iria cobrar no seu sistema. Aí você tem 2 opções: baixa o preço do seu software ou o abandona, pois os clientes irão preferir o mais barato, lógico. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: carbox (mmsouza_310879@hotmail.com) : Abr 09, 2013 - 01:39 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http:// | Entendo... Antes de me formar em processamento de dados, trabalhei como técnico e sempre tinha aquele ditado: "todo mexedor do windows diz ser técnico" e que cobrava 20% mais barato que todos para ganhar mercado. De início o cliente sempre opta pelo mais barato e no final das contas sempre volta atrás e em resumo ele gasta 02 vezes, uma no barato e outra no CORRETO...
Sabemos que na área de programação é assim. Lamentável gastar horas de programação e ver seu software desvalorizar diante de "sisteminhas".
Acho que cabe a nós profissionais continuar desenvolvendo sistemas de qualidade, oferecendo sim ao cliente um bom produto. Até porque sabemos que a tendência é o mercado afunilar. Veja o exemplo, hoje em dia todo mundo desenvolve um sistema com TEF / ECF / PAF. Homologa-lo são outros 500. Então no final das contas não vai ter para onde correr, o cliente terá que escolher por um software profissional e com preço justo. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: viox (flavio.sinop@gmail.com)
: Abr 08, 2013 - 09:49 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
Se eu ganhasse 300 miréis por semana passaria fome, rsrsrs... Um artigo do nosso colega Batera muito bem escrito por sinal.
Isso ai no final para empresas clientes muitas vezes vai cair naquela velha história "O barato sai caro".
O complicado é pensar que somos nós como desenvolvedores/empresas que estamos prostituindo nossa área com disputa de preço desleal, principalmente com essa onda de "sistemas na web" cobrando 10 míseros reais de mensalidade, pois esses sistemas de sobrinhos/técnicos são casos isolados, a erva daninha está nesses "sistemas web" no meu humilde ponto de vista.
|
por: viox (flavio.sinop@gmail.com)
: Abr 08, 2013 - 09:50 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
Se eu ganhasse 300 miréis por semana passaria fome, rsrsrs... Um artigo do nosso colega Batera muito bem escrito por sinal.
Isso ai no final para empresas clientes muitas vezes vai cair naquela velha história "O barato sai caro".
O complicado é pensar que somos nós como desenvolvedores/empresas que estamos prostituindo nossa área com disputa de preço desleal, principalmente com essa onda de "sistemas na web" cobrando 10 míseros reais de mensalidade, pois esses sistemas de sobrinhos são casos isolados, a erva daninha está nesses "sistemas web" no meu humilde ponto de vista.
|
por: superoficina (leonardoloboamorim@gmail.com)
: Abr 08, 2013 - 02:33 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
|
Devemos nos unir contra pseudo-programadores que querem vender software a preço de banana, isto na engenharia de software não existe! Fui um dos artigos mais inteligentes que li nos últimos tempos, parabéns ao colega. Software Barato = Má qualidade pode ter certeza, como se manter num mercado agressivo não praticando o preço real das coisas!! Parabéns ao colega
|
por: filippe (filippe@globo.com)
: Abr 14, 2013 - 10:48 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://http://
|
|
O que mais enfrento é a historia do sobrinho ...
Todo mundo tem um sobrinho que faz... Esses dias peguei um cliente assim..
Tinha um "sisteminha" de sobrinho ...
Ai fomos vender ...
Ai ja começou ela pedindo que o sistema erp fosse web.. falamos que o nossa não era web ...
ahh mais o do meu sobrinho que é simples é web ...
Fiquei quieto e continuei a reunião ...
Ai falei que ia precisar ter um servidor ..ahh mai s o sitema do meu sobrinho é web e eu não preciso de servidor .. ai o sangue subiu ... e perguntei ..
Mais perai, Estamos aqui 2 profissionais, (vendendor e programador), e voce adora o sistema do seu sobrinho, por que não continua com ele ?
"ah é que ele não migrou para a Nfe 2.0 e não envia por e-mail e não tem carta correção"..
Resultado, fechou com a gente, apesar de ser um cliente trabalhoso ja estamos atendendo a 2 anos .. kkk
|
por: paulo.augusto (paulinho.solution@gmail.com)
: Abr 15, 2013 - 04:15 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
Infelizmente, nós estamos desvalorizando ainda mais nosso trabalho.
O problema não é só esse, tem tb aquelas vagas de serviço que pede um monte de conhecimento e querem pagar no máximo 2 mil reais e encontra alguém que se sujeita a trabalhar.
|
por: Batera (andreinfo@hotmail.com) : Abr 16, 2013 - 08:05 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.subrotina.com.br | | Concordo, Paulo! Recentemente meu irmão viu uma vaga para Analista de Sistemas para trabalhar com Pontos de Função, UML, Enterprise Architect e com conhecimentos avançados em Java, por um salário de 1.800,00!!! E pior, há profissionais que aceitam a oferta... | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: FABIO_1979 (platesoftware@hotmail.com) : Abr 19, 2013 - 11:47 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http:// | É a questão é bem cabeluda, mas normalmente o que vejo é que muitos "empresários", usam deste artifíco, ou seja de que fazer software é "fácil" e que o primo que trabalha na nasa pode fazer um programa para ele srrssr Mas fazem isto, para desmerecer e assim pagar menos e obter o máximo.
Dai meu conselho: Por experiência não caio nessa e cobro o justo, se achar caro parcelo em até 3 vezes e mostro o software com uma demonstração bem feita, dificilmente o cliente não se convence.E realmente 5 mil por um software para supermercado é bem barato mesmo, mas cada caso é um caso e depende sempre do porte da empresa e de quão trabalhoso será o treinamento que é um outro ponto que muitos se esquecem: Não é apenas vender, têm o treinamento o pós venda. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: fanfarrone (jairo.araujo.silva@gmail.com)
: Abr 29, 2013 - 05:38 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Realmente é um assunto delicado.. estamos falando de softwares bem caros.. 5 mil / 7 mil;
É bastante dinheiro pra muitos de nós aqui e com certeza perder uns 2 contratos desses pra um 'iniciante' porque ele vendeu mais barato e cheio de retalhos me deixaria bem chateado.
Vender softwares de qualidade e baratos, pra mim, só tem uma finalidade.. entrar no mercado e ter seu trabalho exposto para outras pessoas, seria mais como uma estrategia. Essa de vender o software por um preço justo é corretíssimo, mas convenhamos que o mercado não é tão romântico assim.
|
|
|
Edição 112 |
|
|
50 Programas Fontes |
|
|
Produtos |
|
|