Clique para saber mais...
  Home     Download     Produtos / Cursos     Revista     Vídeo Aulas     Fórum     Contato   Clique aqui para logar | 12 de Junho de 2026
  Login

Codinome
Senha
Salvar informações

 Esqueci minha senha
 Novo Cadastro

  Usuários
80 Usuários Online

  Revista ActiveDelphi
 Assine Já!
 Edições
 Sobre a Revista

  Conteúdo
 Apostilas
 Artigos
 Componentes
 Dicas
 News
 Programas / Exemplos
 Vídeo Aulas

  Serviços
 Active News
 Fórum
 Produtos / Cursos

  Outros
 Colunistas
 Contato
 Top 10

  Publicidade

  [Artigos]  Alterando Visual da Aplicação - Skins
Publicado por Juniorhugo : Segunda, Agosto 29, 2005 - 11:29 GMT-3 (29350 leituras)
Comentários 34 Comentários   Enviar esta notícia a um amigo Enviar para um amigo   Versão para Impressão Versão para impressão
Valdomiro Jr. Você certamente já buscou diversas maneiras de deixar sua aplicação com um visual diferente. Existem vários componentes que prometem trazer este resultado para você, mas de todos que testei o mais impressionante e o que uso em minhas aplicações é o VclSkins...

Pode ser usado os skins em um determinado form ou em toda aplicação. Neste artigo vou mostrar como usar em toda aplicação.

• Requisitos:

VCLSkin
Endereço para download: Clique Aqui

• Utilização:

Após instalar o componente no delphi, copie a pasta skins para o lugar onde salvou o projeto.

Crie uma nova aplicação, no form adicione um Listbox, button e o componente SkinData.

1- No onclick do button adicione a seguinte linha de comando:

//Isto irá carregar as skins dentro do listbox
var
  Procurar : TSearchRec;
  Arquivos: Integer;
Begin

  CaminhoDasSkins := ExtractFilePath(Application.ExeName) + 'skins\*.skn';
  Arquivos := 0;
  Arquivos := Arquivos + faDirectory;
  Arquivos := Arquivos + faArchive;
  Arquivos := Arquivos + faAnyFile;
  if FindFirst(CaminhoDasSkins, Arquivos, Procurar) = 0 then
  begin
    repeat
      if (Procurar.Attr and Arquivos) = Procurar.Attr then
        ListBox1.Items.Add(Procurar.Name);
    until FindNext(Procurar) <> 0;
    FindClose(Procurar);
end;

No evento Onclick do ListBox adicione a seguinte linha de comando:

Crie as variáveis: CaminhoDasSkins , ss : string;

var
  i : integer;
begin
  i := ListBox1.ItemIndex;
  ss := Copy(CaminhoDasSkins,1,Pos('*.skn',CaminhoDasSkins)-2)+'\'+ListBox1.items.strings[i];
  SkinData1.SkinFile := ss;
  if not SkinData1.Active Then SkinData1.Active := True;

end
 
Agora rode a aplicação e clique no button para carregar as skins.

Depois clique nas skins carregadas dentro do listbox e veja como muda todo o visual da aplicação. Adicione ao exemplo menus, caixas de diálogos, buttons, grids e veja como todos os componentes alteraram seu visual.

Pode ser baixado o exemplo criado neste artigo em:
http://www.infonet.com.br/procompanysistemas/artigos/skins.rar

Pode ser criado um arquivo .ini para guardar a última seleção da skin para quando voltar a rodar a aplicação trazer carregada a última skin escolhida, mas isto fica para um novo artigo.

Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida, entre em contato comigo.


Valdomiro Farias de Andrade Júnior
ProCompany Sistemas - Analista de Sistemas
procompanysistemas@infonet.com.br



Comentários Comentários
   Ordem:  
Comentários pertencem aos seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seus conteúdos.


por: Visitante : Ago 30, 2005 - 01:03
Melhor seria se esse VCLSkin fosse de graça e não ficasse mostrando a mensagem VCLSkin Demo na barra de Título, e melhor ainda seria se a Active Delphi fornecesse esse componente para nós gratuitamente em versão atual e Free. Coisa que dúvido que alguem faça!


por: titanius : Set 08, 2005 - 04:37
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Eu particularmente nao gosto de skins em projetos, principalmente do VCLSkin, que é muito pesado, deixa a aplicação lenta demais... mas de qualquer forma, eh facil achar crack para ele no astalavista.box.sk

;-)


por: Juniorhugo : Set 09, 2005 - 04:32
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Eu utilizo um arquivo .ini para guardar o ultimo skin escolhido e são usados os skins em 8 estacoes e nao vejo diferenca de desempenho do sistema.


por: RFAM : Set 13, 2005 - 07:55
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Concordo com a galera, deveria existir um para Delphi 2005, afinal a versão está tomando força e é ótimo. E sem essa de ter de pegar crack para usar... cade o Open Sorce ?


por: Juniorhugo : Set 13, 2005 - 09:16
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Bom dia pessoal, eu tenho o crack para remocao da mensagem demo do componente. Mandem um email para mim q respondo com patch em anexo..


por: listo_htd : Set 14, 2005 - 07:45
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Parabéns pelo artigo, foi de muita ajuda.
Os forms ficam com uma aparência maravilhosa.
vlw.


por: jtpneto : Set 25, 2005 - 09:50
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
o meu componente skin nao da pra mudar o título.

alguem podeira me ajudar


por: Juniorhugo : Set 27, 2005 - 12:07
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Este é o link para download do crack como o prometido...

http://www.infonet.com.br/procompanysistemas/skincrack.rar


por: atarcio (adonist@zup.com) : Out 07, 2005 - 10:57
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Adorei o artigo, estou aguardando o proximo, como carregar em arquivo ini para volta com a Skin escolhida. Assim poderia criar um form onde o usuário poderia escolher a skin que mais lhe agradar e substituir quando quiser. A aplicação ficará mais rica.
Obrigado. Adonis...


por: ottomate (otto@mostaert.com.br) : Out 28, 2005 - 10:36
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.flogao.com.br/ottomate
Po Valdomiro, poderia pelo menos colocar os meus créditos, né não? hehehe, blz. abraço proce cara.

-> http://www.clubedelphi.net/aplicativos/skins.html


por: wamartinez : Mai 02, 2006 - 11:26
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
é muito bom, mas eu queria saber como faço para tirar o cabeçalho "DEMO"


por: Juniorhugo (JuniorHugo@uol.com.br) : Nov 08, 2007 - 11:37
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
..


por: teixeirahild (zoejoao@gmail.com) : Mar 04, 2009 - 09:25
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Eu já deixei mensagem no fórum sobre o meu problema com vclkin demo no form em tempo de execução. Será que podes me dar uma luz ou código sobre isso???? Obrigado


por: KP (lubarinodossantos@hotmail.com) : Jun 10, 2009 - 08:44
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Eu fiz tudo certo mais na hora de carregar não aparece nada me ajuda
  Edição 112

Revista ActiveDelphi

  50 Programas Fontes


  Produtos

Conheça Nossos Produtos

Copyright© 2001-2016 – Active Delphi – Todos os direitos reservados