|
Usuários |
|
80 Usuários Online
|
|
[Artigos]
Alterando Visual da Aplicação - Skins |
Publicado por Juniorhugo : Segunda, Agosto 29, 2005 - 11:29 GMT-3 (29350 leituras)
34 Comentários Enviar para um amigo Versão para impressão
|
Você certamente já buscou diversas maneiras de deixar sua aplicação com um visual diferente. Existem vários componentes que prometem trazer este resultado para você, mas de todos que testei o mais impressionante e o que uso em minhas aplicações é o VclSkins...
Pode ser usado os skins em um
determinado form ou em toda aplicação. Neste artigo vou mostrar como usar em
toda aplicação.
• Requisitos:
VCLSkin
Endereço para download:
Clique Aqui
• Utilização:
Após instalar o componente no delphi, copie a pasta skins para o lugar onde
salvou o projeto.
Crie uma nova aplicação, no form adicione um Listbox, button e o componente
SkinData.
1- No onclick do button adicione a seguinte linha de comando:
//Isto irá carregar as skins dentro do listbox
var
Procurar : TSearchRec;
Arquivos: Integer;
Begin
CaminhoDasSkins := ExtractFilePath(Application.ExeName) + 'skins\*.skn';
Arquivos := 0;
Arquivos := Arquivos + faDirectory;
Arquivos := Arquivos + faArchive;
Arquivos := Arquivos + faAnyFile;
if FindFirst(CaminhoDasSkins, Arquivos, Procurar) = 0 then
begin
repeat
if (Procurar.Attr and Arquivos) = Procurar.Attr
then
ListBox1.Items.Add(Procurar.Name);
until FindNext(Procurar) <> 0;
FindClose(Procurar);
end;
No evento Onclick do ListBox adicione a seguinte linha de comando:
Crie as variáveis: CaminhoDasSkins , ss : string;
var
i : integer;
begin
i := ListBox1.ItemIndex;
ss := Copy(CaminhoDasSkins,1,Pos('*.skn',CaminhoDasSkins)-2)+'\'+ListBox1.items.strings[i];
SkinData1.SkinFile := ss;
if not SkinData1.Active Then SkinData1.Active := True;
end
Agora rode a aplicação e clique no button para carregar as skins.
Depois clique nas skins carregadas dentro do listbox e veja como muda todo o
visual da aplicação. Adicione ao exemplo menus, caixas de diálogos, buttons,
grids e veja como todos os componentes alteraram seu visual.
Pode ser baixado o exemplo criado neste artigo em:
http://www.infonet.com.br/procompanysistemas/artigos/skins.rar
Pode ser criado um arquivo .ini para guardar a última seleção da skin para
quando voltar a rodar a aplicação trazer carregada a última skin escolhida, mas
isto fica para um novo artigo.
Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida, entre em contato comigo.
Valdomiro Farias de Andrade Júnior
ProCompany Sistemas - Analista de Sistemas
procompanysistemas@infonet.com.br
|
|
Comentários | |
| | Comentários pertencem aos seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seus conteúdos. |
|
por: Visitante : Ago 30, 2005 - 01:03
|
|
Melhor seria se esse VCLSkin fosse de graça e não ficasse mostrando a mensagem VCLSkin Demo na barra de Título, e melhor ainda seria se a Active Delphi fornecesse esse componente para nós gratuitamente em versão atual e Free. Coisa que dúvido que alguem faça!
|
por: titanius : Set 08, 2005 - 04:37 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Eu particularmente nao gosto de skins em projetos, principalmente do VCLSkin, que é muito pesado, deixa a aplicação lenta demais... mas de qualquer forma, eh facil achar crack para ele no astalavista.box.sk
;-)
|
por: Juniorhugo : Set 09, 2005 - 04:32 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
|
Eu utilizo um arquivo .ini para guardar o ultimo skin escolhido e são usados os skins em 8 estacoes e nao vejo diferenca de desempenho do sistema.
|
por: RFAM : Set 13, 2005 - 07:55 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
|
Concordo com a galera, deveria existir um para Delphi 2005, afinal a versão está tomando força e é ótimo. E sem essa de ter de pegar crack para usar... cade o Open Sorce ?
|
por: Juniorhugo : Set 13, 2005 - 09:16 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
|
Bom dia pessoal, eu tenho o crack para remocao da mensagem demo do componente. Mandem um email para mim q respondo com patch em anexo..
|
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: moniquera : Ago 13, 2007 - 12:53 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | | Ola por favor poderia me enviar o crack para remocao da mensagem demo do componente. Estou utilizando skin no Delphi, mas nao consigo mudar o titulo Obrigada | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: atarcio (adonist@zup.com)
: Out 07, 2005 - 10:57 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://http://
|
Adorei o artigo, estou aguardando o proximo, como carregar em arquivo ini para volta com a Skin escolhida. Assim poderia criar um form onde o usuário poderia escolher a skin que mais lhe agradar e substituir quando quiser. A aplicação ficará mais rica.
Obrigado. Adonis...
|
|
|
Edição 112 |
|
|
50 Programas Fontes |
|
|
Produtos |
|
|