Clique para saber mais...
  Home     Download     Produtos / Cursos     Revista     Vídeo Aulas     Fórum     Contato   Clique aqui para logar | 12 de Junho de 2026
  Login

Codinome
Senha
Salvar informações

 Esqueci minha senha
 Novo Cadastro

  Usuários
82 Usuários Online

  Revista ActiveDelphi
 Assine Já!
 Edições
 Sobre a Revista

  Conteúdo
 Apostilas
 Artigos
 Componentes
 Dicas
 News
 Programas / Exemplos
 Vídeo Aulas

  Serviços
 Active News
 Fórum
 Produtos / Cursos

  Outros
 Colunistas
 Contato
 Top 10

  Publicidade

  [News]  Analistas de Sistemas são regulamentados
Publicado por ActiveDelphi : Terça, Agosto 25, 2009 - 06:56 GMT-3 (2392 leituras)
Comentários 27 Comentários   Enviar esta notícia a um amigo Enviar para um amigo   Versão para Impressão Versão para impressão
Administrador A comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a proposta que regulamenta o exercício da profissão de analista de sistema
Segundo a Agência Senado, a proposta, conhecida como PLS 607/07, de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), deve seguir para a análise da Comissão de Assuntos Sociais, em decisão terminativa.

Somente profissionais com diploma superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados poderão exercer a profissão, de acordo com o substitutivo aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

A proposta diz que cabe ao profissional "a responsabilidade técnica por projetos e sistemas para processamento de dados, informática e automação, assim como a emissão de laudos, relatórios ou pareceres técnicos".

Outra profissão citada é a de técnico de informática, que poderá ser exercida por por pessoas que tenham diploma de ensino médio com curso técnico em Informática ou de Programação de Computadores.


Observação: fonte: James Della Valle, de INFO Online


Comentários Comentários
   Ordem:  
Comentários pertencem aos seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seus conteúdos.


por: qerenapu (qerenapu@bol.com.br) : Ago 25, 2009 - 10:40
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Que bom! Apesar de ver um certo atraso nessa regulamentação. Só espero que considerem os que por formação são Programadores (nível técnico) e que executam todo o ciclo dos "ANALISTAS". E, também que na grande maioria dos casos, lógico que toda a regra tem exceções, dos "ANALISTAS" que não fazem o trabalho deles e nem sequer conhecem o que os Programadores fazem (nisso se inclui o texto "a responsabilidade técnica por projetos e sistemas para processamento de dados, informática e automação, assim como a emissão de laudos, relatórios ou pareceres técnicos"). Mas, sejamos otimistas... Vamos ver no que vai dar. Adriano Alves


por: qerenapu (qerenapu@bol.com.br) : Ago 25, 2009 - 11:00
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Só para complementar o comentário anterior: tenho 18 anos em desenvolvimento. O curso técnico que fiz há alguns anos foi por causa de concurso público (exigência de diploma). Espero que os "responsáveis pela regulamentação" lembrem-se de que muitos da área de informática no nosso país são FAZ-TUDO (assim como eu) e não venham ser agentes de restrição nas nossas atividades; a nossa versatilidade e conhecimento não veio de faculdade, veio da necessidade e de muita ralação e luta. Ou seja, que não joguem a nossa experiência no lixo.


por: fabio__oliveiras (phaguitarra@hotmail.com) : Ago 28, 2009 - 01:49
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Essa regulamentação será de uma importância inestimavel para nós Analistas, porém existe um "ERRO" neste projeto de Lei pois o mesmo não contempla o curso de Sistemas de Informações. Estamos nós reunindo em minha cidade já até entramos em contato com o senador Expedito Junior, que é o autor deste projeto, para que fosse realizada a inclusão do mesmo na Lei para que não fiquemos de fora!
Aqueles que são formados e formandos de Sistemas de Informação mobilizem-se também para que não fiquemos fora da regulamentação!
Um forte abraço a todos! DEUS abençoe!
Fábio de Oliveira


por: isaiasfurtado (isaiasfurtado@hotmail.com) : Set 02, 2009 - 11:09
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
É preciso ter critérios e avaliar a situação real a nível de Brasil.Conheço profissionais que não são graduados e dão de 10 a zero em muitos "analistas de diplomas" Tenho tbm muitos anos na área de TI. Tive que trancar minha faculdade de sistemas de informações à alguns anos. No entanto trabalho gerenciando servidores Microsoft, Linux e sou programador. Não tenho graduação completa.Concorri para este cargo, fazendo uma prova interna, com professores e analistas, no qual obtive a melhor nota na prática.Espero que esta regulamentação realmente não confie apenas em "canudos".


por: rockboy (wesleymauricio2002@yahoo.com.br) : Set 03, 2009 - 10:30
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Realmente será um avanço na área, mas como muitos já observaram, não podem deixar de fora o pessoal de sistemas de informação.
Mesmo depois de regulamentado ainda vai ser dificil regularizar todos, pois existem ótimos profissionais da área que não são formados e isso vai gerar muita discussão, mas apoio essa regulamentação, vai ser melhor para todos.


por: villa_aquarela (villa_aquarela@bol.com.br) : Set 05, 2009 - 01:48
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Mais uma "lei" para garantir emprego/cargo para os incompetentes, conforme ja existe para advogados, administradores, etc..., bem como as cotas, que em outras palavras estão dizendo "como você não tem capacidade/preparo para conseguir vamos dar um jeitinho de garantir uma vaga para voce".
pena que criam-se leis protecionistas, quando deveriam criar qualificação,pois o profissional competente não precisa dessas leis, além do que, tem que ser levado em conta as demais areas do conhecimento, pois a graduação em qualquer area de informatica é insufiente para ser "responsavel" por muitos projetos nas mais variadas areas de conhecimento,pois a parte da informatica é apenas parte do tal projeto, e com uma lei, vai passar ser em muitos casos mais importante do que o projeto em si, o que vai levar a criar a industria dos "assinadores de responsabilidade", para atender a legislação.
Seria talvez o caso de aplicar as leis ja existentes ao invés de criar novas leis, que por si so já nascem cheias de exigencias descabidas, porem terão que ser cumpridas, gerando atraso e custos que serao custeados pelo povo (nós todos).
lamentavel, mas o que esperar dos nossos governantes...



por: Burai (mau.viana@gmail.com) : Set 08, 2009 - 03:55
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
Sou formado em de Sistemas de Informação em 2006, mas trabalho na área desde 1994 e o diploma nunca me fez falta, ou seja, nunca ninguém me pediu diploma para provar algo. É claro que há CASOS e CASOS, o que causa estranheza é que as últimas profissões regulamentadas pelo governo tem dado seu primeiro passo para extinção. Fora que é só uma profissão ser regulamentada pra uma meia dúzia de vagabundos que nunca foram da área criar um sindicato e faturar em cima...


por: keco (ernesto@cofeci.gov.br) : Set 22, 2009 - 06:07
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Prezados amigos, estou acompanhando esse debate da regulamentação do Analista de Sistemas, recentemente foi rejeitada (não lembro a data) a criação do CFI (Conselho Federal de Informática), justamente na Comissão de Constituição e Justiça, com a regulamentação esse debate volta para agenda do Governo. Trabalho com desenvolvimento desde 1989 e com delphi desde 1997. Acho bom a regulamentação, mas acho que devemos nos organizar e propor medidas para que essa lei de regulamentação melhore ainda mais, pois sabemos que pode ter distorções e injustiças, até porque na maioria das vezes quem decide, se quer conhece a área de TI e sua imensidão.


por: jorgerp (jorgerp@psaconsultoria.com.br) : Out 08, 2009 - 05:24
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
O fato da CCJ ter aprovado não siginifica ainda que a profissão está regulamentada. Foi um importante passo, mas o mesmo ainda deverá ser votado no Senado para poder ser promulgado.


por: lilobill (Murilo2002@msn.com) : Mar 02, 2010 - 09:18
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http://
Tenho apenas custo tecnico de processamento de dados. Porem já atuo na area de programação ha mais de 10 anos. E sinceramente, não devemos nos preocupar se vão regulamentar esta lei ou não. No Brasil na pratica nada funciona mesmo. Outra coisa, vocês acham que os políticos irão fazer algo pra perderem votos da classe dos programadores não diplomados? Nunca, eles sempre vão pensar primeiro no lado deles. No que é mais viável à candidatura deles.


por: l.aom (geral@larep.com.br) : Out 27, 2012 - 05:21
(Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://
Vamos combinar o seguinte:
Os que fizerem este 03 cursos aí, vão poder fazer digamos um programa de cálculo estrutural, sem conhecimento de engenharia.
Um sistema de controle aeronáutico sem nunca terem estudado isto.
Um de gestão empresarial sem nunca ter estudado Administração de Empresas.
etc,etc....
E só e somente este 03 cursos, podem assinar pelo sistema.
Sou a favor de algum tipo de disciplinamento, mas deste jeito que esta esta lei é totalmente fora da realidade.
Como se quem formar nestes 3 cursos, pudessem sozinhos desenvolver sistema sobre qualquer área do conhecimento humano, é engenheiros, contabilistas, etc, etc terão que fornecer o conhecimento para elaborar o sistema, mas somente os formados nos 03 cursos ungidos, podem assinar.
Só vi lutando por este projeto parlamentares ligados a faculdades privadas, loucos para vender mais um ilusão.
Agora do jeito que está vai passar no plenário? Todos os outros cursos irão aceitar virar simples empregados dos formandos nestes 3 cursos.
Vamos ver.....
  Edição 112

Revista ActiveDelphi

  50 Programas Fontes


  Produtos

Conheça Nossos Produtos

Copyright© 2001-2016 – Active Delphi – Todos os direitos reservados