|
Usuários |
|
82 Usuários Online
|
|
[News]
Analistas de Sistemas são regulamentados |
Publicado por ActiveDelphi : Terça, Agosto 25, 2009 - 06:56 GMT-3 (2392 leituras)
27 Comentários Enviar para um amigo Versão para impressão
|
A comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a proposta que regulamenta o exercício da profissão de analista de sistema Segundo a Agência Senado, a proposta, conhecida como PLS 607/07, de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), deve seguir para a análise da Comissão de Assuntos Sociais, em decisão terminativa.
Somente profissionais com diploma superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados poderão exercer a profissão, de acordo com o substitutivo aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
A proposta diz que cabe ao profissional "a responsabilidade técnica por projetos e sistemas para processamento de dados, informática e automação, assim como a emissão de laudos, relatórios ou pareceres técnicos".
Outra profissão citada é a de técnico de informática, que poderá ser exercida por por pessoas que tenham diploma de ensino médio com curso técnico em Informática ou de Programação de Computadores.
Observação: fonte: James Della Valle, de INFO Online
|
|
Comentários | |
| | Comentários pertencem aos seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seus conteúdos. |
por: qerenapu (qerenapu@bol.com.br)
: Ago 25, 2009 - 10:40 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
|
Que bom! Apesar de ver um certo atraso nessa regulamentação. Só espero que considerem os que por formação são Programadores (nível técnico) e que executam todo o ciclo dos "ANALISTAS". E, também que na grande maioria dos casos, lógico que toda a regra tem exceções, dos "ANALISTAS" que não fazem o trabalho deles e nem sequer conhecem o que os Programadores fazem (nisso se inclui o texto "a responsabilidade técnica por projetos e sistemas para processamento de dados, informática e automação, assim como a emissão de laudos, relatórios ou pareceres técnicos").
Mas, sejamos otimistas... Vamos ver no que vai dar.
Adriano Alves
|
por: qerenapu (qerenapu@bol.com.br)
: Ago 25, 2009 - 11:00 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
|
Só para complementar o comentário anterior: tenho 18 anos em desenvolvimento. O curso técnico que fiz há alguns anos foi por causa de concurso público (exigência de diploma). Espero que os "responsáveis pela regulamentação" lembrem-se de que muitos da área de informática no nosso país são FAZ-TUDO (assim como eu) e não venham ser agentes de restrição nas nossas atividades; a nossa versatilidade e conhecimento não veio de faculdade, veio da necessidade e de muita ralação e luta. Ou seja, que não joguem a nossa experiência no lixo.
|
por: afatabe (afatabe@yahoo.com.br) : Ago 26, 2009 - 10:32 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | | Na verdade ista lei serve somente para dois propósitos, uma garantir reserva de mercado aos incompetentes, duas para arrecadar dinheiro para os sindicatos que serão criados. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: poe (italochesley17@gmail.com) : Ago 27, 2009 - 10:25 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | Sem radicalismo acadêmico, nem libertinagem profissional acho que a lei pode dar certo, desde que preserve os bons profissionais auto de data do Desenvolvimento que estão alocados em várias empresas de confiança e fazendo um trabalho louvável para o nosso setor. Embora seja Universitário da área e, sabendo que serei beneficiado por tal lei, não posso, nem deveria, achar que vou sair da faculdade com a experiência de vida que já têm os nobres desenvolvedores que, talvez, sequer sentaram numa cadeira de faculdade ou curso profissionalizante. Nem posso achar também, que vou conseguir fazer o trabalho da forma que eles fazem, seria burro e irônico pensar assim. Se essa regulamentação for realmente efetivada sem pensar nos profissionais que já estão na área, posso arriscar a dizer que o setor de informática do Brasil vai entrar no colapso do qual já está a um passo.
Abraço! | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: gsoft (suporte@gsoftwares.com) : Ago 30, 2009 - 11:02 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | | Sou programador, tenho somente curso técnico em processamento de dados e tenho softwares comercializados em todo o país, essa lei vai me proteger ou me ferrar? | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: jpmjr (webraptor@hotmail.com) : Ago 31, 2009 - 08:11 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http:// | Saudações,
sou solidário conigo, pois tenho 16 anos de informática e não possuo nível superior, mas exerço a função de Analista de Sistemas a mais de 10 anos assim como a de Analista Programador, espero que esse governo não me impeça de trabalhar...
Paulo | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: isaiasfurtado (isaiasfurtado@hotmail.com) : Set 02, 2009 - 11:00 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | | Concordo plenamente com o qerenapu. Tenho tbm muitos anos na área de TI. Tive que trancar minha faculdade de sistemas de informações à alguns anos. No entanto trabalho gerenciando servidores Microsoft, Linux e sou programador. Não tenho graduação completa.Concorri para este cargo, fazendo uma prova interna, com professores e analistas, no qual obtive a melhor nota na prática.Espero que esta regulamentação realmente não venha nos prejudicar. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: fabio__oliveiras (phaguitarra@hotmail.com)
: Ago 28, 2009 - 01:49 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Essa regulamentação será de uma importância inestimavel para nós Analistas, porém existe um "ERRO" neste projeto de Lei pois o mesmo não contempla o curso de Sistemas de Informações. Estamos nós reunindo em minha cidade já até entramos em contato com o senador Expedito Junior, que é o autor deste projeto, para que fosse realizada a inclusão do mesmo na Lei para que não fiquemos de fora!
Aqueles que são formados e formandos de Sistemas de Informação mobilizem-se também para que não fiquemos fora da regulamentação!
Um forte abraço a todos! DEUS abençoe!
Fábio de Oliveira
|
[ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: mauricioaneves (mauricioaneves@terra.com.br) : Ago 29, 2009 - 10:57 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | | Ola amigo, fique tranquilo, não ha erro neste projeto não, e a sua formação também está contemplada neste projeto de lei, aliás, o direito é dinâmico, não precisa estar explícito no projeto, essa ou aquela formação, onde ele fala e atividades correlatas, está tudo ligado, Sistemas de Informação, Tecnologo em Redes, etc, etc. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: silentspecter (pauloandredarocha@hotmail.com) : Ago 30, 2009 - 11:42 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | Existe uma Gama de cursos novos que está lei não fala nada a respeito.
Sistemas de Informação
Ciência da Informação
Inclusive estes cursos são excluidos em muitos concursos. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: isaiasfurtado (isaiasfurtado@hotmail.com)
: Set 02, 2009 - 11:09 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
|
É preciso ter critérios e avaliar a situação real a nível de Brasil.Conheço profissionais que não são graduados e dão de 10 a zero em muitos "analistas de diplomas" Tenho tbm muitos anos na área de TI. Tive que trancar minha faculdade de sistemas de informações à alguns anos. No entanto trabalho gerenciando servidores Microsoft, Linux e sou programador. Não tenho graduação completa.Concorri para este cargo, fazendo uma prova interna, com professores e analistas, no qual obtive a melhor nota na prática.Espero que esta regulamentação realmente não confie apenas em "canudos".
|
por: rockboy (wesleymauricio2002@yahoo.com.br)
: Set 03, 2009 - 10:30 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Realmente será um avanço na área, mas como muitos já observaram, não podem deixar de fora o pessoal de sistemas de informação.
Mesmo depois de regulamentado ainda vai ser dificil regularizar todos, pois existem ótimos profissionais da área que não são formados e isso vai gerar muita discussão, mas apoio essa regulamentação, vai ser melhor para todos.
|
por: villa_aquarela (villa_aquarela@bol.com.br)
: Set 05, 2009 - 01:48 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Mais uma "lei" para garantir emprego/cargo para os incompetentes, conforme ja existe para advogados, administradores, etc..., bem como as cotas, que em outras palavras estão dizendo "como você não tem capacidade/preparo para conseguir vamos dar um jeitinho de garantir uma vaga para voce".
pena que criam-se leis protecionistas, quando deveriam criar qualificação,pois o profissional competente não precisa dessas leis, além do que, tem que ser levado em conta as demais areas do conhecimento, pois a graduação em qualquer area de informatica é insufiente para ser "responsavel" por muitos projetos nas mais variadas areas de conhecimento,pois a parte da informatica é apenas parte do tal projeto, e com uma lei, vai passar ser em muitos casos mais importante do que o projeto em si, o que vai levar a criar a industria dos "assinadores de responsabilidade", para atender a legislação.
Seria talvez o caso de aplicar as leis ja existentes ao invés de criar novas leis, que por si so já nascem cheias de exigencias descabidas, porem terão que ser cumpridas, gerando atraso e custos que serao custeados pelo povo (nós todos).
lamentavel, mas o que esperar dos nossos governantes...
|
por: keco (ernesto@cofeci.gov.br) : Set 22, 2009 - 06:01 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://http:// | | Prezados amigos, estou acompanhando esse debate da regulamentação do Analista de Sistemas, recentemente foi rejeitada (não lembro a data) a criação do CFI (Conselho Federal de Informática), justamente na Comissão de Constituição e Justiça, com a regulamentação esse debate volta para agenda do Governo. Trabalho com desenvolvimento desde 1989 e com delphi desde 1997. Acho bom a regulamentação, mas acho que devemos nos organizar e propor medidas para que essa lei de regulamentação melhore ainda mais, pois sabemos que pode ter distorções e injustiças, até porque na maioria das vezes quem decide, se quer conhece a área de TI e sua imensidão. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: Burai (mau.viana@gmail.com)
: Set 08, 2009 - 03:55 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
Sou formado em de Sistemas de Informação em 2006, mas trabalho na área desde 1994 e o diploma nunca me fez falta, ou seja, nunca ninguém me pediu diploma para provar algo. É claro que há CASOS e CASOS, o que causa estranheza é que as últimas profissões regulamentadas pelo governo tem dado seu primeiro passo para extinção. Fora que é só uma profissão ser regulamentada pra uma meia dúzia de vagabundos que nunca foram da área criar um sindicato e faturar em cima...
|
por: keco (ernesto@cofeci.gov.br)
: Set 22, 2009 - 06:07 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://http://
|
|
Prezados amigos, estou acompanhando esse debate da regulamentação do Analista de Sistemas, recentemente foi rejeitada (não lembro a data) a criação do CFI (Conselho Federal de Informática), justamente na Comissão de Constituição e Justiça, com a regulamentação esse debate volta para agenda do Governo. Trabalho com desenvolvimento desde 1989 e com delphi desde 1997. Acho bom a regulamentação, mas acho que devemos nos organizar e propor medidas para que essa lei de regulamentação melhore ainda mais, pois sabemos que pode ter distorções e injustiças, até porque na maioria das vezes quem decide, se quer conhece a área de TI e sua imensidão.
|
por: fcandrade (pinguim@mikrocenter.com.br) : Out 07, 2009 - 07:01 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http:// | | Creio que devamos analisar melhor a proposta, conforme foi dito anteriormente, existem muitos profissionais bons, que nao tem o DIPLOMA, e tem, PESSIMOS profissionais com diploma. Acho prudente abrir uma lacuna para quem trabalha a algum tempo sem diplomacao, fazer uma faculdade é bom, mas tem pessoas que nao podem pagar aproximadamente 600,00 por mes por uma. Na minha opniao devemos ter uma opcao de direito adquirido desde que seja comprovado o exercicio da funcao por um periodo determinado. No meu caso que trabalho desde 1989 e nao tenho diploma. Porem tenho varios aplicativos desenvolvidos, como ficaria ? Caso essa medida nao tenha uma lacuna para esse tipo de situacao, entraremos na condicao de pagar a quem nao tem competencia, (porem tem um pedaco de papel dizendo que tem), para ser um LARANJA, TESTA DE FERRO. Conheco pessoas que tem diploma e nao sabem nem o que significa KERNEL, SCRIPT, WHILE, etc..., e trabalham como balconista de loja, essa dita pessoa poderia cobrar para assinar um trabalho que ela nao tem o menor conhecimento. Se entendi bem os nossos governantes estao querendo fazer no pais o que fazem no banheiro, depois dao descarga e que o resto se virem. O melhor seria colocar uma lei que proibisse o aumento de salarios deles por eles mesmos. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: Azevedo (suporte.azevedo@gmail.com) : Mar 31, 2012 - 10:26 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) http://www.surbim.acharei.com.br | | Concordo plenamente com o fcandrade, sou progrmador desde os tempos de Clipper, tenho varios sistemas rodando dentro da área de Tributação nos Municipios, todos criados por mim ao longo de 20 anos de trabalho. Tenho formação superior mas não nesta área. Vou ter de pagar a quem nao tem competencia, (porem tem um pedaco de papel dizendo que tem), para ser um LARANJA o responsavel polos meus trabalhos ? | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: jorgerp (jorgerp@psaconsultoria.com.br)
: Out 08, 2009 - 05:24 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
|
|
O fato da CCJ ter aprovado não siginifica ainda que a profissão está regulamentada. Foi um importante passo, mas o mesmo ainda deverá ser votado no Senado para poder ser promulgado.
|
por: joaonicodemos (joaonicodemos@gmail.com) : Jan 15, 2010 - 10:13 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | Concordo que a pessoa q ja exerce sua profissão de Analista de Sistemas a algum tempo antes da regulamentação, já tem know-how suficiente para ser considerado analista de sistemas.
Também concordo que diploma pode não significar muito. Mas experiência também não. Conheço profissionais que estão a mais de 10 anos no mercado e são de medianos a mediocres. Mas continuam no mercado. Também conheço recém formados que são muito bons.
Mas pensem:
Se hj vc for a um médico ou a um advogado, prefere um com diploma ou um sem diploma? Qual a probabilidade de ser um melhor professor, o que tem formação em pedagogia ou o q não tem?
No final é tudo muito relativo, experiencia x conhecimento academico.
Vejam por exemplo os jornalistas, um dia a lei q regulamentava que apenas profissionais formados em jornalisto/comunicação poderiam trabalhar na área foi abolida. Depois disto, qualquer "zé doidin" podia escrever em um jornal. Vcs acham isto melhora a qualidade das informações e dos meios de comunicação? Duvido.
Regulamentar serve pra tornar a profissão uma coisa séria, para profissionais, não p amadores. E pra nos proteger dos "prostitutos" da profissão, que fazem qualquer serviço por qualquer preço desvalorizando o trabalho da categoria.
| [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: lucasbbarreto (lucasbbarreto@hotmail.com) : Jan 15, 2010 - 02:16 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem) | | Concordo plenamente com você, tá certo que existem muitos profissionais bons sem diploma mas o diploma torna a coisa séria e acaba com essa "prostituição", e atentem para um problema hoje em dia qualquer um pode se proclamar Analista de Sistemas (e isto é um problema), muito diferente de outras profissões. | [ Comentários não permitidos para usuários anônimos. Por gentileza, registre-se ou conecte-se ao sistema
por: lilobill (Murilo2002@msn.com)
: Mar 02, 2010 - 09:18 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://http://
|
|
Tenho apenas custo tecnico de processamento de dados. Porem já atuo na area de programação ha mais de 10 anos. E sinceramente, não devemos nos preocupar se vão regulamentar esta lei ou não. No Brasil na pratica nada funciona mesmo.
Outra coisa, vocês acham que os políticos irão fazer algo pra perderem votos da classe dos programadores não diplomados? Nunca, eles sempre vão pensar primeiro no lado deles. No que é mais viável à candidatura deles.
|
por: l.aom (geral@larep.com.br)
: Out 27, 2012 - 05:21 (Informações sobre o membro | Enviar uma mensagem)
http://
|
Vamos combinar o seguinte:
Os que fizerem este 03 cursos aí, vão poder fazer digamos um programa de cálculo estrutural, sem conhecimento de engenharia.
Um sistema de controle aeronáutico sem nunca terem estudado isto.
Um de gestão empresarial sem nunca ter estudado Administração de Empresas.
etc,etc....
E só e somente este 03 cursos, podem assinar pelo sistema.
Sou a favor de algum tipo de disciplinamento, mas deste jeito que esta esta lei é totalmente fora da realidade.
Como se quem formar nestes 3 cursos, pudessem sozinhos desenvolver sistema sobre qualquer área do conhecimento humano, é engenheiros, contabilistas, etc, etc terão que fornecer o conhecimento para elaborar o sistema, mas somente os formados nos 03 cursos ungidos, podem assinar.
Só vi lutando por este projeto parlamentares ligados a faculdades privadas, loucos para vender mais um ilusão.
Agora do jeito que está vai passar no plenário? Todos os outros cursos irão aceitar virar simples empregados dos formandos nestes 3 cursos.
Vamos ver.....
|
|
|
Edição 112 |
|
|
50 Programas Fontes |
|
|
Produtos |
|
|